Campeonato Municipal de Futebol de Campo na fase final
Certamente, as próximas edições terão ainda mais participantes, valorizando a modalidade e aproveitando as praças esportivas
O Campeonato Municipal de Futebol de Campo, que nesta edição tem como homenageado o grande esportista Augusto Sgarioni, chega nas suas fases finais, sendo que no último final de semana, após quatro jogos eliminatórios, restaram as quatro equipes que disputam a semifinal: São Cristóvão, Corinthians, Cruzeiro e Esperança. Boa competição, com 12 equipes disputando o certame, favorece maior número de atletas participantes, e poderia, com jogos de ida e volta na fase de quartas de final e semifinal, promover maior atividade nas comunidades envolvidas com maior número de jogos, favorecendo ainda mais a prática do futebol de campo. Certamente, as próximas edições terão ainda mais participantes, valorizando a modalidade e aproveitando as praças esportivas. Além do Homero Soldatelli, há os nossos campos de futebol do interior, muitos ociosos, e que merecem cuidado e uso.
O Juventude retorna à elite
O Juventude retorna à série A do Campeonato Brasileiro. Com contornos dramáticos e muita emoção, na última partida foi definido seu acesso. Além da comemoração, é evidente a natural preocupação da direção do alviverde caxiense com os reforços, que obrigatoriamente deverão chegar em Caxias do Sul para a temporada 2024, que terá um nível de exigência muito maior, sendo que, do grupo vencedor pelo acesso, se mostram necessários acréscimos com qualidade e quantidade. A superação demonstrada na série B será insuficiente para fazer frente a confrontos bem mais qualificados no próximo ano, bem como para manter-se na elite do futebol nacional e almejar, quem sabe, classificação para competições continentais, nos ofertando, assim, boas oportunidades de ver jogos interessantes em Caxias do Sul. Parabéns à Papada!
Mundial de Clubes
Com o encerramento da maioria das competições nacionais e continentais, o fim do ano se volta para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, que neste ano acontece na Arábia Saudita, tendo como clubes classificados para o torneio o Al-Ittiad da Arábia Saudita, Auckland City da Nova Zelândia, León do México, Urawa Reds do Japão, Al-Ahly do Egito, Fluminense do Brasil e o Manchester City da Inglaterra. Os jogos iniciam na próxima terça-feira, dia 12, e a final será no dia 22 de dezembro. As premiações em um torneio tão curto são significativas: campeão U$ 5 milhões de dólares, vice-campeão U$ 4 milhões de dólares e o 3º colocado U$ 2,5 milhões de dólares. O representante brasileiro, Fluminense, em dois jogos, pode obter quantia significativa, mesmo projetando um segundo lugar. A FIFA prevê que esta competição, a partir de 2025, tenha formato muito maior, com participação de 32 equipes, sendo que a disputa ocorrerá a cada quatro anos, visualizando a organizadora do certame que competições envolvendo grandes clubes de grandes investimentos possam ser mais atrativas do que o próprio campeonato mundial de seleções. É esperar para ver.