Você já foi influenciado por algo no TikTok? O que está acontecendo por lá?
Estamos vivendo em um tempo de conexão intensa e de novos formatos de compra, venda e relações muito potencializado pelas redes sociais online
Estamos vivendo em um tempo de conexão intensa e de novos formatos de compra, venda e relações, muito potencializado pelas redes sociais online, que são um fenômeno que concentra bilhões de usuários e cada vez mais tempo é dedicado à navegação nesse tipo de plataforma. O investimento publicitário também está aumentando, graças aos avanços tecnológicos e à forma como as pessoas consomem e se engajam com o conteúdo dessas redes sociais. As empresas também estão as utilizando cada vez mais como apoio às suas estratégias de comunicação.
Estas plataformas online estão fortemente ligadas à nossa vida cotidiana, influenciando tanto as interações informais quanto as estruturas institucionais e as rotinas profissionais. Elas são utilizadas em todas as regiões, mercados e cidades, independentemente do tamanho, impactando a sociedade e a economia. É só procurar pelo nome de alguma marca que teremos acesso a sua presença digital em diferentes redes sociais...
A economia criativa é uma abordagem econômica que destaca a importância da criatividade, da cultura e do conhecimento na geração de riqueza e emprego e aproveita cada vez mais os espaços digitais. A ideia é que as atividades criativas, como a música, o design, o teatro, a literatura, entre outras, sejam valorizadas e incentivadas como fonte de renda e crescimento econômico.
As redes sociais online têm um papel importante nesse contexto, pois possibilitam a disseminação e o compartilhamento de conteúdos criativos, aumentando o acesso das pessoas a esses conteúdos e, consequentemente, a demanda por eles. Além disso, os aplicativos online também podem fornecer ferramentas para a criação e a comercialização de conteúdos criativos, possibilitando que mais pessoas participem da economia criativa.
Percebendo essa importância, é necessário falar de um dos maiores expoentes das redes sociais nos dias de hoje: o TikTok, cuja missão é inspirar a criatividade e trazer alegria. O TikTok é um aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos que permite a criação e a publicação de vídeos curtos e a visualização e interação com outras criações de outros usuários. Originalmente limitado a 60 segundos, agora ele aceita vídeos de até 10 minutos e opções de lives. Ele se diferencia de outros aplicativos de vídeos curtos ao se concentrar na música e tornar as etapas de filmagem fáceis e acessíveis para todos, de modo que qualquer pessoa pode criar e publicar um vídeo.
Como um espaço de entretenimento, criatividade e expressão, a plataforma online, disponível nas lojas de aplicativos AppStore e Google Play, permite que qualquer pessoa crie uma conta usando um e-mail, telefone ou sincronizando com suas contas em redes sociais, como Twitter, Facebook ou Instagram. Com um público eclético e diverso, o TikTok atrai desde curiosos a artistas, passando por influenciadores e todos que buscam ser vistos e ouvidos, como empresas, produtos e serviços. Além disso, o aplicativo é o berço de alguns dos memes mais populares da Internet, o que reforça seu objetivo principal: oferecer diversão aos usuários.
O TikTok é, pois, uma plataforma que incentiva a criatividade de seus usuários, permitindo que qualquer pessoa se torne um criador de conteúdo. Isso é uma característica que o difere de outras plataformas, que se concentram em usuários com milhares de seguidores.
Com a recomendação de vídeos apoiada por algoritmos, o TikTok incentiva a economia criativa, pois oferece um espaço para que pessoas de todas as formas, tamanhos e cores possam ser vistas e ouvidas, e criar conteúdo original. No entanto, é preciso destacar que postar vídeos no TikTok requer um certo nível de exagero para chamar a atenção do público, sendo importante levar em consideração a influência dessas aplicações na vida das pessoas, pois elas têm impactos tanto positivos quanto negativos na sociedade.
Em geral, as plataformas online podem ser vistas como grandes oportunidades para a economia criativa, pois permitem que mais pessoas participem da criação e comercialização de conteúdos criativos e amplifiquem o alcance desses conteúdos para um público maior.
Fica claro, portanto, que muita coisa está acontecendo no TikTok, uma plataforma online que incentiva a criatividade e os negócios, permitindo que qualquer pessoa se torne um criador e compartilhe seus vídeos. É só navegar um pouco e compreender como os algoritmos de recomendação de vídeos ajudam a amplificar o alcance desses conteúdos criativos e, assim, ajudam a impulsionar a economia criativa.
Essas e outras informações podem ser obtidas na tese de doutorado do autor, disponível em http://bit.ly/teseRauber.
Luis Henrique Rauber
Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Feevale
Professor e Diretor na Universidade Feevale
luishenrique@feevale.br