Alex Eberle e Ivo Gasparin

Alex Eberle e Ivo Gasparin

Parla Talian

Ivo Gasparin - Graduado em Filosofia e Pós-graduação em Letras, Ivo Gasparin é professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Com o pseudônimo de Tóni Sbrontolon, é colunista e autor. Dentro da música, destacou-se como fundador e componente do Grupo Ricordi.

Contatos

‘La Prima Semensa’ – A Primeira Semente* (continuação)

Paralisado, extasiado diante de tanta desgraça, precisava ser mais forte do que a fragilizada esposa.

Carlo, conversando com o homem dos burros e das mulas, ficou sabendo que era o mesmo tropeiro que, há mais de um ano, havia levado o seu primo Giácomo até a localidade de Nova Milano e depois até o Campo dos Bugres. Quando Verônica ficou sabendo da conversa de Carlo com o tropeiro, não conseguiu mais conter as lágrimas. O sonho estava para se realizar. 
Repentinamente, porém, ouviu-se um grito sufocado. Toda a tropa parou. Carlo, enlouquecido, jogou-se no pequeno precipício por onde a cavalgadura de Verônica havia deslizado. Verônica encontrava-se caída, ainda com as pernas prensadas sob o corpo da mula. Soltava pequenos gritos de dor e orava a Deus. Quando Carlo a alcançou, pediu que mantivesse a calma que logo, logo ela sairia de lá. Auxiliado por outros homens, aos poucos, conseguiu que Verônica se desvencilhasse. Colocou-a sentada sobre uma pequena tábua, amarrou umas cordas feito um balanço, e assim foi retirada do buraco. O tropeiro, vendo a profundidade do pequeno precipício, com muita frieza, sacou do cinturão uma enorme pistola e acabou com o sofrimento do animal.
Quando tudo parecia serenado, houve uma pequena correria e um aglomerado de pessoas procurava reanimar Verônica que se encontrava desmaiada. Quando a nona Assunta percebeu que escorria sangue pelas pernas de Verônica, entre soluços e súplicas pediu para que as pessoas se afastassem e que permanecessem apenas duas mulheres que tivessem coragem de ajudá-la. Para ela, que havia feito tantos partos na Itália, tinha chegado a hora de receber em seus braços o seu primeiro neto. Depois de quase duas horas de insistência, de luta, de quase desespero, de ansiedade, Verônica acabava de parir o seu sonho: Próspero havia nascido in Brasile.
Mas quando Carlo veio correndo para conhecer seu filho e ao ver a nona Assunta abraçada fortemente em Verônica em pranto descontrolado, teve uma súbita desconfiança. Por não escutar choro da criança e ao ver, ao lado do corpo de Verônica um pequeno embrulho envolto em panos, teve a certeza: seu filho não tinha resistido a tantas atribulações. Paralisado, extasiado diante de tanta desgraça, precisava ser mais forte do que a fragilizada esposa. Abraçou-se a ela e choraram copiosamente perante o respeitoso silêncio dos demais.
– Cara, adesso bisogna enteralo, cara... (Querida, agora precisamos enterrá-lo, querida...)
– Nò... Enteralo quà nò... (Não, enterrá-lo aqui não...), disse ela, que como uma onça felina que defende o seu filhote, agarrou-se fortemente ao pequeno embrulho.
– El me fioleto vegnarà insieme con mì! (O meu filhinho virá junto comigo!)
Todos ficaram estupefatos olhando aquela comovente cena. O tropeiro, sabendo que ainda demorariam mais alguns dias para chegarem ao Campo dos Brugres, prontamente tirou sua capa de couro e ofereceu-a a Carlo para que o filho fosse embrulhado nela e pudessem continuar a viagem.

* 6º Capítulo. O Jornal O Florense publica desde março, dividido em sete capítulos, o conto vencedor do Concurso Literário 2015, de autoria do professor, escritor e músico Ivo Gasparin. A obra é baseada em fatos e depoimentos reais dos livros ‘Entre o passado e o desencanto’ e ‘Cozì vive i Taliani’. O último capítulo será publicado em 8 de julho.