Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Visita

Na quarta-feira, dia 27, o deputado federal Pompeu de Mattos (PDT) esteve em Flores da Cunha e divulgou emenda parlamentar

Na quarta-feira, dia 27, o deputado federal Pompeu de Mattos (PDT) esteve em Flores da Cunha, em visita à prefeitura municipal. Na ocasião, ele divulgou a emenda no valor de R$ 100 mil, que foi destinada para recursos livres. 

Homenagem

Na segunda-feira, dia 25, quando me deslocava até a sede do Legislativo, recebo uma mensagem de WhatsApp com a notícia do falecimento do ex-vice-prefeito e amigo, Almir Zanin, do PSB. De imediato, pensei que se tratava de um engano, até que confirmei a notícia. Como os demais, fomos pegos de surpresa com o fato ocorrido. O velório foi realizado na Capela da prefeitura municipal, e diversas foram as manifestações de solidariedade e apoio com presença de lideranças partidárias, simpatizantes, amigos e familiares. Antes da despedida, palavras e depoimentos que emocionaram a todos que acompanhavam a missa de corpo presente. O ex-prefeito, Lídio Scortegagna (MDB), entre suas palavras, destacou a fidelidade de Zanin e os momentos em que estiveram juntos à frente da administração municipal. As homenagens foram estendidas pelo amigo Sérgio Dal Alba e pelo deputado estadual Paparicco. O empresário Neco Argenta recordou a chegada de Zanin ao município e como foram os primeiros passos na trajetória empresarial. O prefeito da cidade de Sananduva, Antuir Ricardo Pansera, também fez uma homenagem, na qual prestou solidariedade em nome de toda a população da cidade, local onde Zanin já residiu. Uma bandeira com o logotipo do Inter também foi colocada em cima do caixão, como forma de homenagem. Um dos momentos que marcaram a despedida foi o buzinaço de caminhões até o Cemitério Municipal. Buzinas que, desta vez, não eram de carreata e nem de comemoração de vitória em eleição. Restam as boas lembranças e o agradecimento da comunidade.

Sessão

O dia foi de tristeza na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, na segunda-feira, dia 25, devido ao falecimento de duas pessoas ligadas tanto ao Executivo como ao Legislativo. Por decisão dos vereadores, o grande expediente foi transferido e os vereadores que estavam inscritos usarão a tribuna na próxima semana. 

Legislativo

No domingo, dia 24, a comunidade se despediu da ex-colaboradora da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Marisa Verônica Chinato. Marisa ocupou o cargo de diretora pelo período de 1995 a 1996, quando o presidente do Legislativo era Jorge de Godoy. Em 1999, o então vereador da época, Paulo Roberto Finger, a convidou para ocupar a diretoria jurídica, onde permaneceu no cargo até o ano de 2018. Mais de 20 anos de vida pública, sendo que um dos seus principais objetivos era promover a transparência dos trabalhos do Legislativo e o fortalecimento da independência entre os poderes. Em contato com a coluna, a diretora do Legislativo municipal, Rosmari Gavazzoni, destacou: “Em nome da Câmara de Vereadores, só temos a agradecer pela parceria, colaboração e amizade. São momentos difíceis para todos que conheceram e conviveram com esta pessoa”.

Campanha

Nesta semana foi anunciada a pré-candidatura do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), para concorrer a uma vaga ao senado federal. Para muitos líderes políticos, a notícia foi uma surpresa. Entre a ala de esquerda era esperado que a candidata fosse Manuela D’Avila, do PC do B. O nome do ex-governador petista, Tarso Genro, também estava entre as especulações.