Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Visita

Em roteiro pela Serra Gaúcha, o deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas) esteve realizando uma visita na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha

Em roteiro pela Serra Gaúcha, na quinta-feira, dia 9, o deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas) esteve realizando uma visita na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. Por intermediação da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), o parlamentar, que também é médico e considerado o embaixador da saúde, recebeu demandas para a área e, principalmente, o pedido de apoio para a construção do Centro de Convivências para os idosos. Na visita, o deputado esteve acompanhado do presidente do Legislativo, Clodo Rigo (Progressistas), do chefe de gabinete, Daniel Gavazzoni, e de vereadores de Bento Gonçalves e Guaporé. 

Imprensa
Na segunda-feira, dia 13, o Jornal O Florense recebeu a Medalha da 55ª Legislatura na Assembleia Legislativa, onde cada deputado estadual pode conceder duas medalhas por ano legislativo. A autoria da homenagem é da deputada estadual Fran Somensi (Republicanos). Na ocasião, estiverem presentes os fundadores do jornal, o diretor Carlos Raimundo Paviani, o escritor Jayme Paviani e o colunista e economista Roque Zin. O vice-prefeito de Flores da Cunha, Marcio Rech (Republicanos), o vereador Luizzão (Republicanos), o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o prefeito de Nova Pádua, Danrlei Pilatti (Progressistas), e o ex-prefeito de Nova Pádua, Itamar Bernardi (MDB) também marcaram presença. Após a homenagem na Assembleia, a equipe do Jornal O Florense foi recebida no Palácio Piratini pela assessoria do governador.

Educação

Também no grande expediente, o vereador Angelo Boscari Junior, do PDT, usou a palavra para falar do projeto de sua autoria que normatiza um percentual mínimo na aquisição de livros para pessoas com deficiências visuais nas bibliotecas públicas e nas bibliotecas das escolas do município de Flores da Cunha. De acordo com o projeto, a aquisição de livros por parte do poder Executivo, para ampliação do acervo das bibliotecas, deve ter o mínimo de 5% do montante em formato de obras acessíveis.

Legislativo florense
Os números e ações realizadas até a data do dia 13 de dezembro, ou seja, na penúltima sessão do ano, foram apresentados pelo presidente do Legislativo de Flores da Cunha, Clodo Rigo (Progressistas), onde destacou que foram realizadas 352 indicações das mais diversas áreas direcionadas aos órgãos municipais competentes. Um total de 85 projetos de lei apresentados, sendo 78 aprovados e sete em tramitação; cinco projetos de lei complementar –  quatro aprovados e um em tramitação –; seis projetos de resolução aprovados; 71 requerimentos; 36 moções – 26 de congratulações, oito de apoio e duas de repúdio. Também foram realizadas 11 audiências públicas, 10 sessões extraordinárias, cinco tribunas livres e sete sessões solenes. Clodo também divulgou a realização de um curso promovido pelo Legislativo em parceria com o IGAM (Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos). 

Emendas impositivas
Ainda na sessão do dia 13, o vereador Clodo Rigo (Progressistas) destacou o tema das emendas impositivas, onde as mesmas representam cerca de 1,2% da receita corrente líquida do município do ano anterior, sendo obrigatório metade deste valor ser aplicado na área da saúde, exceto despesas com pessoas e encargos. Clodo reiterou a soma das emendas individuais e as das bancadas, as quais destinaram recursos para a pavimentação de um trecho que liga a comunidade de Otávio Rocha até Mato Perso, totalizando o valor R$ 1.249.808,88. “Tenho certeza que no ano que vem vamos conseguir mais um quilômetro ou mais”.

Rodovias
Tema polêmico, as rodovias foram pauta novamente do grande expediente da sessão na segunda-feira, dia 13, evidenciadas pelo vereador Ademir Barp (MDB), que apresentou números e informações referentes ao plano de Concessão de Rodovias, destacando as consultas públicas realizadas, nas quais alguns municípios foram comtemplados com seus projetos e outros não, destacando as mudanças feitas no edital para avaliação dos projetos. “'Esses avanços com certeza não foram os almejados, mas ao menos atenuam um pouco o projeto inicial”.