Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Vinhos

Lideranças do setor vitivinícola estiveram reunidas no município para discutir alternativas para que não houvesse a inclusão do vinho no imposto seletivo da Reforma Tributária

Na última sexta-feira, dia 11, lideranças do setor vitivinícola, estiveram reunidas no município para discutir alternativas para que não houvesse a inclusão do vinho no imposto seletivo da Reforma Tributária. O evento foi organizado pelo deputado Federal Afonso Hamm (Progressistas). Em contato com a coluna o deputado frisou: “O encontro em Flores da Cunha foi um momento importante de unificação de todas as entidades organizadas da vitivinicultura, conseguimos reunir todos os representantes e principais entidades do setor de diversas cidades, onde foi formatado um documento com o objetivo de reduzir a carga tributária dos vinhos e espumantes, dando assim, capacidade competitiva a toda cadeia vitivinícola”.

Transporte

No grande expediente a vereadora Silvana De Carli usou a tribuna para falar do retorno da venda de passagens para o antigo local, onde era a sala da empresa Expresso Caxiense, na Avenida 25 de Julho, que deverá estar funcionando até o fim deste mês. Em contato com a coluna o prefeito César Ulian (Progressistas) destacou: “Estivemos, a todo momento, ouvindo nossa comunidade e construímos, em conjunto com a Expresso Caxiense, esse retorno para o antigo local, que fica na Avenida 25 de Julho. O principal problema foi a transferência do ponto sem ter um local definitivo e adequado para prestar o serviço. Importante ressaltar que a Caxiense possui autonomia para a escolha do espaço de venda de passagens. Para resolver o impasse, a empresa acolheu nossa indicação de que retornar ao ponto antigo seria a melhor alternativa para o momento”.

Oposição

O vereador de oposição, Vitório Dalcero (MDB), no grande expediente, fez algumas cobranças para a atual gestão. O primeiro assunto levantado pelo edil foi sobre a falta de cuidado com o Camping da Vindima, onde destacou que o mesmo deveria ser contínuo. O segundo assunto, mais polêmico, foi referente a paralização das obras no Posto de Saúde. O vereador alegou que fez um requerimento solicitando informações e que o Executivo não esclareceu. “Devemos salientar que houve omissão e falta de transparência da administração sobre o relatório de andamento das obras no Posto de Saúde. A resposta ao requerimento não mencionou que a obra estava embargada. A administração responde à imprensa de que a obra não está parada, mas salientamos que no dicionário a palavra embrago significa ‘impedimento de continuar qualquer situação’”. Ainda, para finalizar, o vereador fez a cobrança da retirada do poste de energia na entrada da escola São José.

Situação

Após as alfinetadas do vereador Vitório na atual gestão, a vereadora de situação, Silvana De Carli, rebateu as declarações do edil e disse esperar que Vitório não siga o caminho do ex-vereador Feio. 
O assunto da rodoviária também foi abordado, onde a edil, dirigindo as palavras ao vereador, frisou que: “Rodoviária nós não temos desde a gestão do governo anterior (em referência ao governo Lídio). Da mesma forma que você falou em transparência, temos que ter responsabilidade na forma que falamos para as pessoas”. Silvana questionou Vitório, pedindo se era ou não para divulgar os ‘cards’ nas redes sociais da prefeitura, alegando que o vereador criticava tal ação. 
A vereadora também destacou que ‘problemas’ no Camping da Vindima existiam ainda na gestão de Renato Cavagnoli, e frisou: “A gente sabe que vocês consideram o nosso prefeito um excelente gestor e sabem da capacidade dele, mas não podemos resolver todos os problemas deixados pelas administrações passadas em quatro anos, temos muito tempo pela frente”.

Mobilização

Em contato da bancada do MDB com a coluna, foi abordado o assunto das eleições 2024, os bastidores da política de Flores da Cunha. A sigla trabalha nas mobilizações partidárias e inclusive vem realizando filiações partidárias e empresariais, tendo filiado mais de 20 pessoas nos últimos dias, dando destaque para as mulheres e jovens. Entre alguns possíveis nomes citados que estariam em conversa com a sigla estão o da ex-secretária de turismo, Fátima Ortiz, o da diretora da APAE de Flores da Cunha, Maria Branchini, o do ex-candidato a deputado e ex-candidato a vereador, Valdecir Paulus e também do presidente da CDL de Flores da Cunha, Jásser Panizzon. Segundo informações cedidas para a coluna, outros nomes da fila partidária também estão à disposição para o próximo pleito.

Salada de partidos

Recebi, de mais de uma pessoa, o comentário de que falta coerência de certas lideranças políticas de Flores da Cunha. Questionei meus informantes do motivo de tal comentário. O assunto é polarização e críticas ao governo Lula. Meus informantes, que preferiram manter seus nomes no anonimato, destacaram que lideranças que tanto criticam os governos do PT, hoje estão com seus partidos prontos para embarcar no governo federal, citando partidos como PP e Republicanos, onde lideranças gaúchas se manifestaram contrárias ao possível ingresso. Mas como sabemos que em Brasília o dinheiro fala mais alto, não será nenhuma novidade tal participação. Isso vale, inclusive, para quase todos os partidos.