Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Vacinação

Clodo Rigo, durante sessão na Câmara, destacou uma certa incoerência do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) na cobrança pela vacinação dos professores

O presidente do Legislativo, Clodo Rigo (Progressistas), em seu discurso na última sessão da Câmara de Vereadores, destacou uma certa incoerência do Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) na cobrança pela vacinação dos professores, na qual só voltariam às aulas se os educadores estivessem vacinados. “Eu pergunto: e as outras profissões? Os caminhoneiros, os atendentes, transporte público, os garçons, funcionários das empresas? Alguma empresa está exigindo a vacinação para os funcionários trabalhar? Se eles não trabalharem eles são demitidos e, mais uma vez, eu digo, não sou contra os professores serem vacinados, mas não é o argumento principal, acho que todas as categorias querem ser vacinadas.

Caos na educação
No grande expediente, o presidente do Legislativo, Clodo Rigo (Progressistas), destacou o caos instaurado na área da educação em nosso estado em função das restrições impostas pelo governo, e fez algumas críticas ao CPERS. “A juíza acatou o pedido do CPERS, que eu chamo de sindicato. Não sou simpático com os sindicatos de nenhuma esfera, principalmente sindicatos cuja primeira atitude é fazer greves, fechar estabelecimentos e impedir que as pessoas façam o seu trabalho, e um deles é o CPERS, que sempre se houve falar através de greves, paralizações, confrontos, um tipo de segmento que muitas vezes eu não compactuo”. Como boa parte da população, o vereador demonstrou nunca ter escutado falar da Associação de Mães e Pais pela Democracia e ainda fez críticas ao Governador pelo fato da demora em colocar o Estado em bandeira vermelha, o que foi prejudicial para a educação.

Ensino
O vereador Ademir Barp, do MDB, também usou a tribuna para falar do impasse na retomada das aulas no Estado e sobre a queda de braço entre o Executivo e o Judiciário estadual. “Já é o segundo ano das nossas crianças sem participar, interagir, aprender junto às suas escolas, seus colegas, seus professores. Há o ensinamento à distância, muito bom, a gente acredita que sim. Mas a escola parece, às vezes, que é insubstituível”.

Confusão
O troca-troca de bandeiras referente ao Distanciamento Controlado tem gerado muitas dúvidas entre alguns comerciantes e munícipes que se diziam perdidos em virtude dos decretos e do efeito sanfona do abre e fecha. Alguns decretos publicados no site do Governo do Estado são extensos e escritos de forma muito técnica. É necessário que os decretos estaduais sejam divulgados de forma mais simples, com uma linguagem mais popular, facilitando a compreensão rápida pelos cidadãos.

Cultura
O vereador do PDT Angelo Boscari Jr. usou o grande expediente para apresentar o trabalho realizado como legislador nos primeiros meses junto à Câmara. Entre os assuntos, está a reativação da APAC (Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha), onde nas reuniões foi apresentado um planejamento estratégico, juntamente com direção e associados, que contou com a presença da diretora municipal de Cultura, Nata Francisconi, e também com a contribuição do diretor do Jornal O Florense, Carlos Paviani. Também foi apresentado o projeto Casa da Cultura Digital, que visa atender jovens, idosos e deficientes físicos, através de oficinas de música e dança. O lutador de Jiu Jtsiu Altamir Gu Junior também esteve apresentando ao vereador uma proposta para que seja inserido nas escolas o Jiu Jitsu, baseado em leis já existentes no Brasil. 

Homenagem
Uma das indicações do vereador Vitório Dalcero (MDB) é para que seja feito no município um memorial em homenagem às mortes pela Covid-19.

Governo
Nos próximos dias, assessores do secretário estadual de transporte e logística devem estar visitando o prefeito municipal César Ulian (Progressistas). Conforme contato com a coluna, o objetivo é estreitar laços e firmar algumas parcerias do município junto ao secretário do MDB, Juvir Costella, que ocupa uma pasta importante no governo gaúcho.