Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Vacina

O prefeito César Ulian manifestou o interesse de Flores da Cunha em fazer parte do consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19

O prefeito César Ulian (Progressistas) frisou que o Executivo municipal está elaborando um termo de ajuste de consórcio para a aquisição das vacinas, bem como na sequência, uma apresentação ao Tribunal de Conta e posteriormente o encaminhamento do projeto para a aprovação da intenção pela Câmara de Vereadores. “Sabemos que a situação é difícil, mas não mediremos esforços para buscar ampliar a imunização de nossa comunidade”.

Estudantes
No uso da palavra durante a sessão, o vereador Angelo Boscari Jr (PDT) destacou a importância do projeto aprovado, no qual aprovou o subsídio integral para estudantes universitários e da educação profissional técnica em nível médio para os estudantes residentes no município. O edil destacou que o pagamento do Executivo ao transporte universitário também foi uma bandeira levantada pela Juventude Socialista, movimento jovem do PDT ainda em 2012. O repasse da gratuidade do transporte para estudantes universitários ocorreu no primeiro mandato do governo de Lídio Scortegagna (MDB).

Pluralidade
O vereador Vitório Francisco Dalcero (MDB), fez uma sugestão aos colegas vereadores e as bancadas, para que houvesse uma alteração em questão ao uso do grande expediente. Como em cada sessão são três vereadores que usam fazem o discurso na tribuna, a proposta é para que cada edil seja de um partido diferente, não podendo repetir a sigla, dando oportunidade para um vereador para cada bancada. A sugestão também foi elogiada pelo vereador Angelo Boscari Junior, do PDT, “Acredito que nesta maneira seja possível ampliar o debate, será uma maneira mais democrática de conduzir as sessões, onde mais partidos terão oportunidade de falar no mesmo dia”.

Questionamento
Em contato com a coluna, o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Moacir Ascari - Fera (MDB), questionou por qual motivo o atual prefeito César Ulian (Progressistas) não coloca em prática a indicação 057/2020, de quando Ulian era vereador. A indicação tratava da utilização da verba de R$100 mil do Orçamento Geral da União, oriunda do deputado federal Covatti Filho (Progressistas), com o propósito de  contratar empresa para realização de testes RT-PCR no combate a Covid-19. O ex-vereador também defendeu para que haja transparência na divulgação da lista de pessoas já imunizadas, que sempre foi contra o fechamento do comércio e defendeu um número maior de parcelas do IPTU.

Comércio
O vereador Guga Forlin (MDB) destacou a dificuldade dos restaurantes em meio às restrições e decretos impostos para o fechamento do comércio, onde os estabelecimentos de alimentação, independente do número de clientes, acabam por manter o mesmo custo, defendendo que o comércio não fosse fechado, mas que se tenha uma abertura responsável. “O comércio não deveria ser culpado da irresponsabilidade de pessoas que foram à praia durante feriado como se nada tivesse acontecendo”.