Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Trânsito

Vereador cobra sobre a possibilidade do Plano de mobilidade ser apresentado em dezembro e 2019

O vereador César Ulian usou o grande expediente para falar de reivindicações de 2017, que tratam da complexidade dos problemas do trânsito no Centro da cidade. Em sua indicação de 23 de fevereiro de 2017, o vereador havia proposto a implantação de mão única na Rua Frei Eugênio (sentido sul-norte) e na Rua Borges de Medeiros (sentido norte-sul), entre as Ruas Barros Cassal (Norte) e São Jose (Sul) e implantar estacionamento oblíquo no lado esquerdo destas vias. Haveria, ainda, a demarcação dos espaços de cada vaga no lado direito das vias para melhor aproveitamento do espaço permitido, facilitando o estacionamento de forma coletiva. Para complementar o tema, o vereador Clodo Rigo (Progressistas) fez a sugestão ao Prefeito Municipal de implantação de parquímetro na área central do município ou, ao menos, que fosse realizado um estudo de viabilidade. Rigo destacou: “Vejo com bons olhos a existência de um plano de mobilidade e o que me cabe, como vereador, é solicitar que sua implementação seja baseada em um cronograma que aponte as principais necessidades, tendo em vista a atual realidade do município: o que é mais urgente? o que é mais importante no momento? qual intervenção poderia produzir maiores e mais rápidos efeitos para melhoramento do nosso trânsito?. Além disso, também gostaria de saber o que a população pensa sobre este assunto e, para tanto, me coloco à disposição para escutar as dificuldades sentidas por quem anda, empreende e mora no centro da cidade”. O edil também cobrou sobre a possibilidade do Plano de mobilidade ser apresentado em dezembro e 2019.

Audiência com a RGE

Na quinta feira, dia 10, foi realizada uma audiência pública com representantes da RGE Distribuidora de Energia S.A. A reunião foi solicitada pelo presidente da Câmara de vereadores, Samuel de Barros Dias (PTB), sob a justificativa das reclamações vindas da comunidade em função das quedas frequentes de energia, falta de manutenção, fiação solta, e outros assuntos relativos aos serviços prestados pela fornecedora de energia. Um dos problemas enfrentados pela RGE é a falta de fiscalização e também falta de controle na instalação de cabos e equipamentos instalados por empresas de telefonia e internet. A RGE cobra destas empresas um aluguel pelo uso dos postes que, mesmo sob autorização para o uso do espaço, acumulam fios e aparelhos inoperantes causando problema para a RGE. Outro assunto levantado foi a poda de árvores que, segundo dado de levantamentos internos, 64% das causas da falta de energia é em função de curtos elétricos, devido a galhos de árvores.

Alarme falso?
Da série bastidores, um dos assuntos mais comentados da semana foi de que o vice-prefeito Almir Zanin (PSB), estaria se filiando ao Republicanos, partido presidido pelo ex-PDT, Luis Fernando Rosa. Procurado pela coluna, Rosa informou de que não tinha conhecimento sobre a origem da informação. Em contrapartida, o Republicanos teve a filiação da Sandra Camargo, que na última eleição foi candidata a vereadora pelo PDT. Ambos, ex-filiados do PDT e agora membros do Republicanos, são assessores da deputada estadual Fran Somensi (Republicanos). 

Demissão
O responsável pelo Camping da Vindima, Clóvis Machado, sem partido, pediu demissão do cargo de ecônomo. A propósito, quem poderia estar na lista de espera? A vaga poderia estar destinada para alguma sigla de olho em 2020?

Moções
Com plenário mais movimentado que o normal, a sessão da segunda, dia 14, foi de homenagens. Uma delas foi de autoria da vereadora Claudete Gaio Conte, aprovando Moção de Congratulações para as conselheiras tutelares eleitas para a gestão 2020/2023. A outra Moção de Congratulações foi dedicada ao presidente da CDL de Flores da Cunha, Jásser Panizzon e demais equipes da diretoria executiva da entidade.

Votação do recuo
Alguns munícipes cientes do resultado da votação sobre os recuos frontais nas construções ainda questionam sobre quais foram os vereadores que votaram a favor ou contra o recuo. Os vereadores que votaram favoráveis: João Paulo Carpeggiani (MDB), Claudete Gaio Conte (PDT), Clodo Rigo (Progressistas). Vereadores que votaram contra: Pedro Sperluck (PSB), Moacir Ascari (MDB), César Ulian (Progressistas), Ademir Barp (MDB) e Éverton Scarmin (MDB). O presidente da Câmara Samuel de Barros Dias (PTB) não votou. Pelo regimento interno o presidente só vota em caso de empate. 

Mudanças?
Nos bastidores da política nacional, surge a possibilidade do Presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) trocar de partido. Se essa troca fosse concreta, a maioria dos filiados dos municípios pequenos ou até mesmo os filiados aos diretórios locais iriam migrar para a nova sigla junto com o presidente? Como ficaria o PSL em uma eventual troca de partido pelo Presidente?