Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Sigla

Durante a semana, o assunto das eleições não foi de entendimento unânime dentro do MDB gaúcho

Durante a semana, o assunto das eleições não foi de entendimento unânime dentro do MDB gaúcho. Na segunda-feira, dia 18, em reunião realizada em Porto Alegre, na sede do partido, a Associação dos Prefeitos e Vices do MDB-RS, decidiu por maioria de 52 contra 10 votos, por ser favorável que o MDB esteja na aliança junto com o PSDB na eleição. Já a nível nacional, cerca de 11 diretórios estaduais do MDB se manifestaram favoráveis em apoiar o candidato Lula.

Amizade

Na quarta-feira, dia 20, foi comemorado o Dia do Amigo. Uma postagem em conta oficial no Facebook do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PTB), até parecia uma Fakenews. Cunha compartilhou uma foto com Dilma Rousseff (PT). O ex-deputado foi responsável pela abertura do processo de impeachment de Dilma. Cunha desejou Feliz Dia do Amigo com os dizeres: “Quem tem um amigo tem tudo”. 

Moção

De autoria do vereador e presidente do Legislativo florense, Angelo Boscari Júnior (PDT), na segunda-feira, dia 18, a Câmara de Vereadores concedeu a Moção de Apoio aos aprovados no concurso da Susepe, em primeira fase, para o teste de aptidão física. A Moção foi entregue ao integrante da Comissão dos Aprovados da Susepe, Samuel Rodrigues de Oliveira. O vereador Boscari destacou, ainda: “Esperamos sensibilizar os organizadores do concurso, bem como o Governo do Estado, no sentido de promover o aproveitamento e convocação de todos os aprovados na primeira fase do concurso da Susepe, para que sejam – os quase 3.750 aprovados – convocados para a realização da segunda fase do concurso”. Segundo o edil, é esperado que a Moção seja entregue ao governador do estado. 

Verba

Em comunicado para a coluna, a assessoria do deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) informou a autorização de pagamento via Ministério da Economia de uma emenda no valor de R$ 230 mil. A solicitação do recurso é do vereador Clodo Rigo (Progressistas) e deverá ser utilizado na comunidade de Alfredo Chaves.

Transparência

No mês passado, a revista Istoé divulgou um ranking sobre o levantamento da colocação das melhores cidades do Brasil, realizado pela empresa Austin Ratings, com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nesta semana, ao falar com um leitor sobre o resultado da divulgação do ranking, percebi que o mesmo havia percebido algo que também me chamou a atenção, inclusive escutei de mais pessoas e internautas que estavam curiosos por informações concretas sobre como havia sido feito o levantamento e a coleta de dados para a realização da pesquisa. Estive em contato com a redação da Revista Istoé, onde reportei tal curiosidade dos leitores sulistas, sendo que uma pesquisa sem metodologia divulgada gera uma certa desconfiança por parte do público. Fui direcionado para um dos diretores da empresa Austin, na qual fui informado que a apresentação da metodologia usada se dava exclusivamente para assinantes e que para não assinantes apenas era divulgada a posição do município em todas as categorias, pelo material ter sido contratado exclusivamente para a Istoé, mas que todos os dados seriam disponibilizados para este colunista. Assim que for informado, pretendo compartilhar com os leitores os métodos pelos quais foram feitos os levantamentos e também divulgar a colocação do município de acordo com cada categoria avaliada.