Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Sessão pipoca

O vereador Pedro Sperluk (PSB) utilizou cenas da abertura do filme ‘Mar Vermelho’

Durante o grande expediente na sessão de segunda-feira, dia 7, o vereador Pedro Sperluk (PSB) utilizou cenas da abertura do filme ‘Mar Vermelho’. Segundo o edil, o objetivo era mostrar a luta entre Moisés e Faraó, sob o objetivo de dizer “que somos todos iguais, mas que dentro dos órgãos públicos a busca pelo poder é algo constante”.

Subsídios

No uso da tribuna o vereador Moacir Ascari (MDB) lamentou sobre a escassez de recursos do Hospital Geral de Caxias do Sul. A instituição vem realizando reivindicações por ajuda financeira junto aos municípios. Nos últimos anos, o HG já teve algumas atividades suspensas por falta de recursos. Prefeitos da região debateram sobre a criação de um abaixo-assinado, contando com apoio de deputados, para a destinação de R$ 15 milhões para a conclusão da obra de ampliação do hospital, abrindo mais vagas para atendimento. Ainda segundo Ascari, o município tem para receber um subsídio no valor superior a R$ 1,5 milhão, oriundos do Governo do Estado. 

Cultura gaúcha

O coordenador geral da Semana Farroupilha, Michael Molon, os subcoordenadores Fábio Carnesella, Carlos Roberto Forlin e Roberto Ricardo dos Reis, o Gauchinho, receberam uma homenagem na Câmara de Vereadores. A Moção de Congratulações também foi estendida para as entidades que participaram do evento: Cavaleiros do Infinito, Os Fronteiristas, CTG Querência de São Pedro, Cavaleiros Picaço Velho, CTG Galpão Serrano, Velho Tropeiro Serrano, Tropilha Serrana e os Tropeiros. A homenagem foi autoria do vereador Samuel de Barros Dias (PTB). Segundo ele, a Semana Farroupilha assegura a manutenção da forte identidade gaúcha no município. “A cada ano ela revive a história, relembra o passado e recupera a própria memória”. 
O vereador pontuou ainda sobre o Projeto de Lei que institui a medalha 'Mérito Farroupilha'. Para ele, a medalha tem a finalidade de agraciar pessoas e entidades que tem se destacado na preservação da cultura do movimento gaúcho no município.  

Procuram-se mulheres

Um desafio dos partidos políticos para as eleições do ano que vem é encontrar mulheres dispostas a concorrer ao cargo de vereadora. Com o fim das coligações proporcionais, através da Emenda Constitucional 97/2017, os partidos deverão respeitar a exigência de, no mínimo, 30% da cota para as mulheres. Elas deverão ser indicadas ainda no ato de registro da candidatura. 

Novos filiados

A um ano das eleições do ano que vem e com a data de primeiro turno marcada para o dia 4 de outubro, uma das principais mudanças de pré-requisitos para os futuros candidatos deu um certo fôlego aos partidos na corrida para conseguir mais filiações possíveis . Anteriormente, os mesmos precisavam estar filiados em algum partido um ano antes da eleição. Com as novas regras, os candidatos precisam estar filiados seis meses antes da eleição, ou seja, até o dia 4 de abril de 2020. O prazo final para as candidaturas serem definidas é até 5 de agosto, data final para a realização das convenções partidárias.

Partido Novo

Quando o tema é eleições e, obviamente, todos os partidos são citados diariamente, alguns leitores questionam sobre a participação do Novo na eleição municipal. Conforme regras do partido, para que o mesmo participe da eleição de 2020 em alguma cidade, a sigla precisa ter, no mínimo, 150 filiados ativos, para então abrir o processo seletivo onde os candidatos realizem provas para poder participar do pleito. Para poder ter candidatos a vereador é necessário ter também para prefeito, o que deve acontecer em seis municípios do Estado, incluindo a vizinha Caxias do Sul.

RGE e Corsan

Na sessão da segunda-feira, dia 7, o vereador Moacir Ascari (MDB) abordou o tema da audiência pública da RGE Sul Distribuidora de Energia S.A. O encontro, que ocorreu na quinta-feira, dia 10, serviu para que representantes  da distribuidora prestassem esclarecimentos sobre a constante falta de energia e demais assuntos relacionados a empresa. Ascari ainda reforçou sobre a importância do poder legislativo em fiscalizar o contrato de 25 anos que o município tem com a Corsan.

Sinalização

A falta de placas com denominação de ruas que ainda não foram instaladas no bairro União foi motivo de lamentação do vereador Pedro Sperluck (PSB). As mesmas placas são de nomes indicados pelo vereador ainda em 2018, mas que não foram identificadas pelo Departamento de Trânsito. O vereador ainda emendou que nenhuma solução foi tomada para evitar acidentes em frente à Escola São Rafael, sugerindo para que fosse instalada uma sinaleira.