Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Senado

Está marcada para o dia 17 de junho a visita do vice-presidente da República, General Mourão, que é pré-candidato a uma vaga ao Senado Federal, em Flores da Cunha

Se é estratégia ou não, ainda não sabemos, mas quando o assunto é vaga ao Senado Federal, o nome da ex-deputada federal Manuela d’Ávila não deixa de ser assunto. Ela seria a única aposta entre os candidatos da esquerda, o que em certo ponto de vista leva uma vantagem, já que em teoria seu público não divide votos. Os outros dois nomes que estão em destaque na pesquisa são do vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), e Ana Amélia Lemos (PSD). Dificilmente a esquerda ficará sem candidato, caso Manuela não concorrer ao Senado, mas, caso não tenham representante, para onde irão migrar estes votos? 

Campanha

O dia 1º de junho foi movimentado, em Porto Alegre, para os partidos e movimentos de esquerda. A agitação se deu em virtude do evento realizado na Pepsi On Stage, o qual contou com a presença do ex-presidente e pré-candidato ao Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin. A ex-presidente da República, Dilma Rousseff, ex-governadores, deputados e lideranças petistas, membros do PSOL e a ex-deputada Manuela d’Ávila, também estiveram presentes na ocasião. 

Visita

Está marcada para o dia 17 de junho a visita do vice-presidente da República, General Mourão, que é pré-candidato a uma vaga ao Senado Federal, em Flores da Cunha. Mourão, que atualmente é filiado ao partido Republicanos, estará em agenda no município, onde, até o momento, está confirmada sua visita aos tradicionais tapetes de Corpus Christi, e, em seguida, será realizada uma palestra-almoço no Salão Paroquial. Segundo Cláudia Mantovani, uma das responsáveis pela agenda, o número de ingressos para o evento será limitado. 

Governabilidade

A ex-senadora da República e pré-candidata ao senado federal, Ana Amélia Lemos, do PSD, destacou um dos principais desafios para o próximo Presidente da República eleito, em virtude da grande polarização entre esquerda e direita: a governabilidade. Segundo a ex-senadora, a governança se torna complicada em uma Câmara dos Deputados que conta com 23 partidos políticos. Ana Amélia reiterou que será necessário diálogo e articulação para trazer à sociedade o debate que interessa ao país.

Terceira via

Quem será o candidato da terceira via: Eduardo Leite (PSDB) ou Simone Tebet (MDB)? Ainda não sabemos a resposta. Na segunda-feira, dia 30, estive participando de um evento de imprensa em Porto Alegre, e, no mesmo hotel, quase ao meu lado, almoçava o ex-governador Eduardo Leite. Sem ter percebido sua presença, fui questionado com a tal pergunta e, aliás, essa era a principal pergunta que se escutava entre as mesas mais próximas que ali almoçavam. Vamos aguardar. 

Homenagem

A assessoria do partido Republicanos informou para esta coluna, que a vereadora Ângela Cardoso indicou para a deputada Fran Somensi o nome da florense Rita Santos Oliveira para receber o Troféu Mulher Nota 10, uma homenagem a mulheres que tenham contribuído para a sociedade – esta não pode estar filiada, mas deve ser indicada por uma filiada. Rita Santos Oliveira é representante de um grupo de oito mulheres recicladoras de Flores da Cunha. A homenagem ocorreu no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. 

Encontro

Na segunda-feira, dia 30 de maio, a pré-candidata a deputada estadual, Cláudia Mantovani, esteve reunida com alguns simpatizantes e apoiadores, entre eles o deputado estadual Tenente Coronel Zucco, do Republicanos. Durante sua fala, Cláudia destacou suas principais pautas de campanha: saúde, empreendedorismo e dar apoio ao projeto das escolas cívico-militares de autoria do deputado Zucco, que, inclusive, foi destaque na fala do deputado, quando usou a palavra para fazer uma apresentação da sua trajetória, principalmente na área da segurança. Questionado sobre como ficaria o congresso nacional após as eleições, Zucco disse que descobriu que existe o “deputado cristão”, aquele que em tudo quer levar um terço. Nesta eleição, Zucco disputa uma vaga para a Câmara dos Deputados.