Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Segurança

O episódio triste e lamentável ocorrido em Blumenau tomou conta do noticiário nacional e virou motivo de preocupação para os pais de todo o país

O episódio triste e lamentável ocorrido em Blumenau tomou conta do noticiário nacional e virou motivo de preocupação para os pais de todo o país. E, claro, no município não foi diferente. O tema foi levantado por dois vereadores na última sessão, Silvana De Carli, do Progressistas, e Luizzão, do Republicanos. Os dois vereadores estiveram participando de reuniões, juntamente com o vereador Angelo Boscari Junior (PDT), onde visitaram as escolas em, conjunto com a Brigada Militar. Em sua fala, Luizzão frisou que Flores da Cunha está organizada e preparada para que este tipo de situação não ocorra. A vereadora Silvana também destacou, em suas redes sociais, uma indicação que fez, ainda no ano passado, sobre a possível instalação do botão de pânico nas escolas. O assunto do dispositivo foi abordado por inúmeros vereadores e parlamentares em todo o país, após um monitoramento sobre como os parlamentares trataram o tema da segurança nas escolas do Brasil. 

   

Diversos assuntos em 15 minutos 

Se o vereador de oposição, Feio, pudesse ter mais tempo no grande expediente, com certeza faria uso do mesmo. Segundo o edil, como ele mesmo diz em seus discursos, o que não faltam são pessoas que o procuram. O primeiro assunto levantado pelo vereador foi sobre o pedágio. O edil frisou que houve uma reunião no gabinete do prefeito com apenas oito pessoas e que isso era considerado uma falta de respeito com os moradores da capela Nossa Senhora do Carmo e Travessão Rondelli, os quais estiveram presentes no plenário da Câmara. “Se o prefeito não tomar uma decisão, não discutir com a comunidade, se ele não mandar, quem é que vai mandar? A promotoria pública também pode ajudar”, alegou em sua fala. 
Feio também destacou sobre a falta de melhorias na escola Santa Terezinha, onde tirou fotos da lona do coberto, na entrada da escola, que não foi arrumada pela prefeitura, bem como os brinquedos que ali se encontram. 
Outro assunto polêmico também levantado pelo vereador foi sobre o Procon, logo após a vereadora ter apresentados os números de atendimento do local. “Pelos números que a vereadora colocou, até agora, foram atendidas duas pessoas por dia”.

Pautas

Dois temas importantes, e que vem gerando polêmica nos últimos dias, ganharam notoriedade pela vereadora Silvana De Carli (Progressistas). Segundo a edil, o atendimento do Procon vem sendo realizado junto ao prédio da administração municipal, já que o local onde deveria estar funcionando o atendimento do órgão teria sido entregue, de forma irregular, pela administração anterior. A vereadora destacou alguns números referentes aos atendimentos neste ano, de janeiro a março, onde foram realizadas 79 consultas e 130 reclamações, totalizando 209 atendimentos. Outro assunto abordado por Silvana foi sobre o pedágio no município, segundo a edil, a empresa responsável ficou comprometida em elaborar dois projetos para que sejam apresentadas soluções de trafegabilidade aos moradores das proximidades do pedágio, sendo uma delas um refúgio e a outra, a construção de um túnel.  

Oposição

O papel da oposição pode, muitas vezes, desagradar a situação, pois nem sempre são elogios. A chegada do vereador Valdir Franceschet, o Feio, não tem agradado alguns, mas, em contrapartida, vem satisfazendo simpatizantes, lideranças do MDB e parte do público que diz que a Câmara carece de debates, não necessariamente acalorados. Na última sessão cheguei, inclusive, a receber uma mensagem de uma pessoa que concorreu ao cargo a majoritária na última eleição, dizendo: “Eu queria ser prefeito com uma Câmara assim”, em referência de que praticamente não há oposição no Legislativo. No grande expediente, o vereador Luizzão ainda deu uma indireta ao edil Valdir Franceschet: “O vereador Feio sempre tem solução pra tudo, não sei como não foi prefeito ainda”. Outro vereador que também dirigiu a palavra a Feio foi Clodo (Progressistas), que insinuou duvidar que o suplente realmente recebesse tantas mensagens de seus eleitores. 

Eventos

Lideranças do Executivo municipal estiverem presentes em importantes eventos nos últimos dias. O prefeito municipal, César Ulian, a convite da Mobicaxias, esteve da Smart City Summit & Expo, em Taiwan, o maior evento de cidades inteligentes da Ásia. Ulian destacou que adquiriu conhecimentos que podem agregar em diversas áreas para o município. Outra iniciativa que reuniu lideranças políticas e empresariais de todo o país, em Porto Alegre, foi o South Summit.Neste evento, quem esteve participando foi o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Tiago Centenaro Mignoni, juntamente com Deivid Luan da Silva, responsável pela Sala do Empreendedor no município.  

Recursos 

Nesta semana fui informado de recursos destinados ao município. O primeiro foi comunicado pelo assessor Daniel Kieling, do gabinete do deputado federal Osmar Terra (MDB), que destinará cerca de R$ 200 mil com indicação para o Hospital Fátima. O outro comunicado de recurso foi feito pelas lideranças locais do PT, no valor aproximado de R$ 100 mil do deputado federal Dionísio Marcon, com destinação para a área da saúde. Lideranças petistas destacaram que, para os próximos dias, mais recursos devem ser anunciados.