Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Segurança

Integrantes da Guarda Municipal divulgaram nota de repúdio a decisão do Executivo referente à reforma administrativa

Passados alguns dias das tentativas de votação da reforma administrativa, integrantes da Guarda Municipal de Flores da Cunha contataram a coluna onde abordaram a nota de repúdio divulgada pela AGMURS (Associação dos Guardas Municipais do Rio Grande do Sul), assinada pelo seu presidente, Robson Ferraz. A nota repudiava a decisão do Executivo municipal referente à reforma administrativa, alegando que o governo havia realizado um “rebaixamento” da Guarda Municipal para Guarda Patrimonial que, no caso, com a criação da Guarda Municipal Civil haveriam atribuições de segurança e trânsito. Segundo um dos guardas que contatou a coluna, a última atribuição não se enquadraria nas missões atuais da Guarda Municipal, pois, para adequar à nova regra da reforma proposta – com o trânsito e as rondas preventivas –, é necessário que a guarnição possua ensino médio e curso de capacitação da matriz curricular nacional, de acordo com a Lei 13022/14. 

Imprensa

Nova Pádua, conhecida como “Pequeno Paraíso Italiano”, foi pauta de matéria do site The Intercept, uma das principais plataformas online de jornalismo investigativo e independente do país. O site tem como um dos fundadores Glenn Greenwald, um dos jornalistas mais perseguidos do mundo, desde quando ficou mundialmente conhecido, em 2013, juntamente com o analista de sistemas Edward Snowden, por levarem a público, por meio do jornal britânico The Guardian a existência de programas secretos pela NSA, Agência de Segurança Nacional dos EUA. A matéria, que expõe o município de Nova Pádua a nível nacional, aborda a vacinação de quase 100% da população e exalta a saúde pública do município. Ela descreve que os munícipes, ao se vacinarem em sua quase totalidade, tiveram uma atitude adversa do que, muitas vezes, prega o presidente da República, que em diversos momentos inclusive ironizou a Covid como sendo uma “gripezinha”. A matéria traz diversas entrevistas inclusive a do padre local que descredita a atividade jornalística e, ainda, cita teorias conspiratórias de que os dados da Covid-19 seriam uma invenção dos maiores meios de comunicação do país, alegando também que a pandemia não passa de uma guerra bacteriológica mundial criada pelos comunistas escravocratas, denominada como a Ordem da Escravidão. 
A matéria menciona mais entrevistas que fazem comparações, como a que os agricultores estão enfrentando mais dificuldades no governo Bolsonaro do que nos governos anteriores. Como por exemplo, a taxa de juros para empréstimos através do PRONAF, que apontaram relatórios da queda de destinação de verba da atual gestão para o programa. Um entrevistado chega a dizer que parte dos moradores, devido ao orgulho, não admite que o atual momento é de mais dificuldade do que nos governos anteriores.

Oposição

Nas redes sociais não faltaram simpatizantes e filiados aos partidos políticos, membros ou apoiadores ao governo César Ulian (Progressistas), chamando de “covardes” os quatro vereadores de oposição do governo, sendo três do MDB e um do PSB. Nos bastidores é alegado que não foi um ato de covardia, mas sim, de estratégia o não comparecimento na votação do projeto que criaria os CCs.  Pode ter “pego mal” os vereadores não terem ido na votação, mas também “pegou mal” e, bastante, a realização das sessões em horário onde a população estava trabalhando, tema que citei na última coluna. A vida pública tem essas situações que denotam de momentos mais acalorados e polêmicos, porém, o homem público deve estar ciente de que nem sempre agradará a todos. O Legislativo precisa manter a sua identidade de participante para com quem os elegeu e não deixar que momentos de embate causem uma ruptura, moldando a imagem da casa como pávida.
 

Legislativo

Nos bastidores da política local, simpatizantes do PDT que, inclusive, afirmam que a sigla estaria dividida, se dizem descontentes pelo fato de o partido ser “situação” na Câmara de Vereadores, tendo em vista que o PDT era adversário político na última eleição. Teve até um leitor que chegou a questionar: “Será que o PDT ganhará algum dos CCs em troca de apoio na Câmara?”. Em tom de analogia, até mesmo Leonel Brizola foi mencionado, que tinha uma expressão nacionalmente conhecida quando discorria sobre os “interésses”. Sabemos que ser presidente do Legislativo nem sempre é uma maravilha, principalmente quando a votação é empatada e o presidente precisa dar o famoso voto de minerva, o voto do desempate e, muitas vezes, acaba levando a culpa pelo resultado de votações polêmicas.