Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Segurança

Atualmente a guarda municipal de Flores possui atribuições mais restritas, como realizar a vigilância nos prédios da prefeitura em setores móveis ou fixos

Na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, dia 25, o vereador César Ulian (Progressistas) destacou um tema abordado, inclusive, nos debates da última eleição: a guarda municipal. Ulian apontou a necessidade da administração ampliar as atribuições dos servidores que exercem o cargo de guarda municipal. No texto abordado, o edil destacou a lei federal 13.022, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais e estabelece no artigo 6, que “o município pode criar, por lei, a sua guarda municipal”. Atualmente a guarda municipal de Flores possui atribuições mais restritas, como realizar a vigilância nos prédios da prefeitura em setores móveis ou fixos. O vereador destacou que o aumento das atribuições da guarda municipal contribuiria na segurança e proteção dos bens particulares e públicos, auxiliando, por exemplo, no acompanhamento da saída dos alunos nas escolas, tendo em vista o baixo efetivo da Brigada Militar para a realização desta atividade.

Professores
Na última terça-feira, dia 26, a Praça da Matriz, localizada em frente ao Palácio Piratini, foi novamente palco de protesto de professores devido a proposta de retirada do Pedido de Urgência do Pacote de Medidas do Governo do Estado. O evento foi organizado pelo  Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), que durante os protestos contou com apoio e mobilizações de ônibus de diversos locais do Estado. Dois vereadores de Flores – a vereadora e também professora Claudete Gaio Conte (PDT) e  o presidente da Câmara de Vereadores Samuel de Barros Dias (PTB) – estiveram presentes nas manifestações.

Hidrantes
O vereador Ademir Barp (MDB) reforçou, durante o uso da tribuna, sua indicação que solicita a instalação de hidrantes em Otávio Rocha com o objetivo de realizar um rápido atendimento dos bombeiros. Barp também destacou que os hidrantes, além de serem importantes para Otávio Rocha, também são importantes para o distrito de Mato Perso. 

Incentivo a novas empresas
Na sessão de segunda-feira, dia 25, os vereadores aprovaram o projeto que instituiu o Programa Estimulador de Emprego e Renda. O projeto visa trazer novos estímulos às empresas que tenham interesse em transferir ou instalar-se em Flores. A nova proposta subsidia em até 100% os custos de terraplanagem, drenagem, cascalhamento ou pavimentação de acessos e entornos e ainda a ampliação de empreendimentos já instalados em Flores.

Municípios brasileiros

Ainda sobre os índices divulgados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) sobre os municípios do Brasil em 2018:
- Quase dois mil municípios não são capazes de gerar recursos suficientes para arcar com as despesas administrativas;
- 73,9%, ou seja, 3.944 cidades possuem gestão fiscal difícil ou crítica;
- 50% das prefeituras gastam mais da metade do seu orçamento com folha de pagamento de pessoal;
- Quase metade das prefeituras do Brasil destinam apenas 3% da sua receita para investimentos, nível considerado crítico segundo o levantamento;
- Mais da metade dos municípios apresenta dificuldade para pagar os fornecedores.

Mobilização

No dia 25 de outubro ocorreu o encontro do PSB na localidade de Lagoa Bela. O evento, que reuniu mais de 600 pessoas, tratou do tema eleições 2020, reunindo simpatizantes e futuros candidatos. Durante o dia, houve a presença do deputado estadual, de Igrejinha, Dalciso Oliveira, lideranças políticas de outros partidos e com dois possíveis candidatos ao cargo de chefe do executivo para o próximo pleito florense, o ex-prefeito Ernani Heberle e o atual vice-prefeito e secretário de Obras, Almir Zanin. A sigla vem com candidatura própria no próximo pleito?

Moção

A Câmara de Vereadores entregou uma Moção de Congratulações à Associação dos Idosos de Flores da Cunha (Adiflores). De autoria da vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), a moção foi em homenagem a nova presidente eleita, Carmen Oliboni, e a toda diretoria, e também ao ex-presidente, José Pelizzer, e aos demais membros pelo trabalho exercido.

Atendimento

A vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) apresentou um projeto que pretende incluir nos atendimentos prioritários os portadores de fibromialgia. Para conhecimento, a fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dores pelo corpo, principalmente na musculatura.

Desligamento

O ex-vereador e até o momento vice-presidente do PDT, Jatir Mosquer, havia comunicado seu desligamento da sigla. Para este colunista, havia anunciado a sua intenção de concorrer ao cargo de chefe do executivo para o pleito do próximo ano.