Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Rodeio

Um tema que gerou polêmica em 2014 está de volta, mas de forma mais tranquila: o rodeio de Flores da Cunha

Um tema que gerou polêmica em 2014 está de volta, mas de forma mais tranquila. O anúncio da volta do rodeio com o formato antigo, ou seja, com espaços destinados a acampamentos, tem deixado alguns antigos frequentadores entusiasmados. O evento havia sofrido restrições junto à Promotoria Pública e aos órgãos ambientais nos últimos anos e precisou se remodelar e, claro, o público teve queda, pois boa parte dos frequentadores permaneciam nas ‘casinhas’ onde se reuniam com amigos, familiares e tradicionalistas. Porém, uma reunião entre o prefeito, César Ulian (Progressistas), o vice-prefeito, Marcio Rech (Republicanos), o Procurador-Geral do município, Fernando Foss, e o promotor, Stéfano Kaltbach, ocorreu nos últimos dias tendo como objetivo alinhar a realização do evento de acordo com a legislação. 

Homenagem
Na última terça-feira, dia 16, a CDL de Flores da Cunha foi a homenageada pelos seus 35 anos de atividade. A Moção, de autoria do vereador Guga Forlin (MDB), foi entregue ao presidente da entidade, Jásser Panizzon.

Polarização
Inimigos ferrenhos em diversas eleições presidenciais passadas, PT e PSDB, sempre foram declarados adversários. Para os analistas políticos, os dois partidos já foram protagonistas da considerada, até o momento, uma das mais disputadas eleições presidenciais da história: a eleição de 2014, onde o PT tinha como candidata Dilma Rousseff, e o PSDB, Aécio Neves. Porém, os tempos mudaram. Com a mudança dos candidatos, da polarização, a chegada de Jair Bolsonaro à presidência, o cenário se transformou. E mudou tanto que o ex-presidente Lula chegou a cogitar ter o ex-governador Geraldo Alckmin, do PSDB, como seu possível candidato a vice na chapa para a eleição do ano que vem. Se alguém cogitasse uma ideia desta há alguns anos seria chamado de maluco. Como diria o político e economista Magalhães Pinto: “Política é como nuvem, você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. 

Economia
No uso da tribuna no grande expediente, o vereador Luizzão (Republicanos) elogiou o trabalho que a prefeitura municipal vem realizando no município, mesmo com o quadro de funcionários reduzido. Além de falar da administração local, Luizzão destacou o momento da economia em que o país se encontra. O vereador salientou que, economicamente, o Brasil está estagnado e que por estarmos há quase um ano das eleições, a situação deveria estar totalmente diferente, enfatizando que não vê muitas expectativas de melhoras para o ano seguinte.

Candidato
Está marcado para este domingo, dia 21, a prévia para a escolha do candidato do PSDB para concorrer a eleição presidencial do próximo ano. O candidato ganhador será escolhido entre o governador do RS, Eduardo Leite, e o governador paulista, João Dória, que esteve dando uma coletiva de imprensa em Porto Alegre, onde reuniu apoiadores e simpatizantes no Hotel Plaza São Rafael, na quarta-feira, dia 16. Entre as presenças do evento estava a ex-governadora do RS, Yeda Crusius, que recebeu diversas críticas, tanto por parte de simpatizantes como internautas, por declarar apoio ao candidato paulista ao invés de Eduardo Leite. 

Saúde

Durante o grande expediente da sessão do dia 16, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) falou do Dia do Diabetes, data comemorada mundialmente no dia 14 de novembro em função das mais diversas campanhas de conscientização e prevenção. A vereadora destacou os 100 anos da descoberta da insulina e a importância dos cuidados com a alimentação e o controle, principalmente com os doces. Porém, enfatizou, que boa parte da população não tem condições financeiras de ter uma alimentação saudável. Segundo os dados apresentados pela vereadora, até 2030 o Brasil deverá ter 19,2 milhões de pessoas infectadas com diabetes, sendo que este número deverá saltar para 23,2 milhões de pessoas até 2045. Em Flores da Cunha cerca de 1.491 pessoas são diabéticas. 

Encontro

Na quarta-feira, dia 10, o deputado estadual Capitão Macedo esteve em Flores da Cunha, onde se reuniu com simpatizantes e apoiadores.