Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Regalias

A Assembleia Legislativa aprovou a lei que acaba com a pensão vitalícia de nove ex-governadores e viúvas do RS

Na terça-feira, dia 13, a Assembleia Legislativa aprovou por 49 votos favoráveis e apenas um contrário, a lei que acaba com a pensão vitalícia de nove ex-governadores e viúvas do RS. Em 2015, um projeto semelhante de autoria da deputada estadual Any Ortyz (Cidadania), foi aprovado na Assembleia Legislativa. O projeto extinguia a pensão vitalícia dos ex-governadores, porém pela ilegalidade da lei na época, de acordo com o STF, a extinção do benefício valeria a partir do governador Eduardo Leite (PSDB). 

Educação

Na segunda-feira, dia 12, no grande expediente, o vereador Luizão (Republicanos) abordou o tema do retorno às aulas e da volta à normalidade em função da vacinação da população, onde destacou a importância da atividade escolar. O edil também frisou a importância e a utilidade das plataformas digitais no momento em que a vida escolar de milhões de estudantes brasileiro passou do presencial para o digital. Luizão também entende que para a volta segura das atividades escolares é preciso que as escolas sejam capazes de seguir as orientações de saúde pública. “Tão importante quanto debater as medidas de segurança no retorno às aulas é também falar sobre o lado emocional destes estudantes”. 

Idosos

Em sua fala do grande expediente na última sessão, a vereadora e líder de governo Silvana De Carli (Progressistas) falou sobre o programa ‘Cidade Amiga do Idoso’, instituído pela Organização Mundial de Saúde, que tem como objetivo incentivar os municípios a adotarem medidas para que os idosos possam ter uma vida e um envelhecimento saudável. Para se ter conhecimento do que é necessário para uma cidade receber este título, é necessário que esteja em seu território inseridos ambientes limpos, espaços verdes, espaços sadios, organizados, calçamento e banheiro acessíveis, ciclovias, segurança, serviços próximos de suas residências, locomoção, apoio comunitário e prestação de serviços de saúde e transporte.  A vereadora ainda destacou a importância da criação da Comissão do Idoso no município, debatedora do assunto, frisando a utilidade das políticas públicas voltadas para o bem-estar dos idosos na sociedade.

Visitas

Na quarta-feira, dia 14, o prefeito César Ulian (Progressistas) esteve em Porto Alegre, juntamente com o chefe de gabinete, Daniel Gavazzoni, e o vereador Diego Tonet (Progressistas). Entre os compromissos, estava a visita à Secretaria Estadual de Educação e ao Secretário Estadual Luiz Carlos Busatto, gerenciador do projeto Pavimenta RS, na qual foi protocolado um projeto reivindicando a realização da obra da rotatória do acesso à empresa Keko. Também foram visitadas a EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), onde foram tratados assuntos como o cadastramentos dos moradores na localidade do pedágio, e a sede do DAER, para tratar da municipalização da VRS-814, que liga Flores da Cunha a Nova Pádua.  

Comitiva

O presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), esteve no Rio Grande do Sul no último final de semana. Na sexta-feira, dia 9, entre as principais atividades da comitiva, a Assembleia Legislativa entregou a Medalha Mérito Farroupilha, honraria máxima cedida pelo Legislativo gaúcho para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. No mesmo dia, Jair Bolsonaro esteve em Bento Gonçalves em um jantar que reuniu apoiadores, deputados, empresários e lideranças da Serra. No sábado, o presidente esteve participando de uma motociata em Porto Alegre. No Aeroporto de Caxias do Sul, Bolsonaro foi recebido por apoiadores, incluindo simpatizantes de Flores da Cunha. 

Professores

Durante o uso da palavra no grande expediente da sessão do dia 12 de julho, o vereador Vitório Dalcero (MDB) defendeu a moção de sua autoria na qual apoia a reposição das perdas inflacionárias dos salários dos professores, reinvindicação antiga dos profissionais da educação a nível estadual, que segundo o edil estão desde 2014 sem reposição, relembrando ainda que por cerca de 60 meses os professores da rede estadual receberam seus salários atrasados.