Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Recursos

A vereadora Silvana De Carli (Progressistas) destacou a destinação de recursos ao município no valor de R$ 50 mil

Em contato com a coluna, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) destacou a destinação de recursos ao município no valor de R$ 50 mil e que o pagamento já foi confirmado. A emenda é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, foi intermediada através do deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas), e será utilizada para custeio da APAE.

 

Legislativo

Para este colunista, este assunto que vou escrever já é velho, mas pode ser que boa parte do público não saiba que o político que talvez esteja com certa ansiedade, no momento, seja o vereador Luizzão, do Republicanos. E por que ansiedade? Bom, para entendermos o motivo temos que saber que o vereador faz parte da base de governo, e lá no início da legislatura houve um acordo com os partidos que o compõem, no qual foi combinado que a cada ano o comando do Legislativo de Flores da Cunha ficaria com um representante de cada partido da base. O Progressistas já ocupou a presidência por dois anos, sendo no primeiro ano o vereador Clodo Rigo e no terceiro ano o vereador Diego Tonet. No segundo ano o cargo foi ocupado pelo vereador do PDT, Angelo Boscari Junior. Para seguir o acordo feito internamente e para que o mesmo não seja desfeito, o próximo ano deverá ficar com o vereador Luizzão, e, portanto, o Republicanos comandará o executivo. 
Nos bastidores o assunto ganhou mais força nos últimos quatro meses, pois alguns partidos, principalmente de oposição, ainda não acreditam que o vereador assumirá o Legislativo. Em uma entrevista para a mídia local, o vereador foi questionado sobre o assunto e destacou que sempre foi um grande parceiro nas votações para os presidentes da comissão da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), principal comissão da wProgressistas, e que sempre fez ‘mais do que o acordado’, frisando: “Acredito que não vai ter problema nenhum com esse acordo e que o mesmo venha a ser respeitado, assim como eu respeitei e fiz muito mais quando eles precisaram, estando sempre parceiro ao lado do Executivo. Um governo se faz com apoio, se faz com base, e a única maneira de você apoiar o governo é dando espaço para que os partidos da base venham alcançar postos de destaque dentro da prefeitura, como no Legislativo. Creio que esse acordo não terá dificuldade nenhuma em ser mantido, o pessoal do PP gosta de cumprir acordos”.

Cultura

Confesso que fiquei triste ao escrever sobre cultura. Triste quando fui informado de que não haveria Feira do Livro no município este ano. Como bom frequentador dos eventos pela região, confesso que fiquei triste, bem como boa parte dos leitores. Fui até questionado: Como pode cidades de porte menor estarem realizando a feira e nosso município não? Segundo informações, o projeto submetido à aprovação, via Lei de Incentivo à Cultura, foi aprovado tardiamente, o que acarretou em um prazo muito curto para a captação de recursos. Esperamos que no ano que vem possamos ter de volta a Feira do Livro. 

Oposição

Na última segunda-feira, dia 6, o vereador Vitório Dalcero (MDB) usou o grande expediente para falar sobre as obras realizadas pelo Executivo municipal. Com a apresentação de fotos no telão, foram várias as obras abordadas pelo edil, que fez cobranças ao governo municipal. Entre as principais obras destacadas ,está a do Posto de Saúde Irmã Benedita Zorzi. Conforme o vereador, a placa de obra da segunda etapa, fixada no local, informa que a mesma estaria concluída em agosto de 2023, e frisou: “Já estamos no mês de novembro e não se percebe pessoas trabalhando na obra”. O vereador também destacou que a obra não respeita as normas do Código de Posturas do Município, já que o tapume invade o passeio público e a pista de rolamento. Ainda no discurso, o vereador fez cobranças junto ao Executivo municipal, em referência à reforma da Praça do Imigrante, apontando problemas logo após a entrega: “Ao chegarmos, observamos que o cercamento da pracinha de brinquedos é muito frágil e a tela já está solta, representando perigo para as crianças. Outra situação nítida é que diversas tabuinhas já estão tortas, lascadas e soltas”.  Mais um assunto abordado pelo vereador de oposição foi a falta de manutenção do Camping da Vindima, alegando que ainda no mês de agosto fez reinvindicações junto ao Executivo municipal, mas que teve poucas demandas atendidas, ressaltando a importância da manutenção do espaço, tendo em vista que é um local de lazer para a população.

Mobilização

Em contato com a coluna, o ex-prefeito Ernani Heberle (PSB) divulgou o evento que irá ocorrer no sábado, dia 11, pela manhã, na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. Trata-se do ‘Rodas de Conversa’, que irá reunir lideranças do partido PSB. Segundo Heberle, que também é o presidente da sigla, o objetivo do evento é divulgar informações dos diferentes campos políticos sobre o ideário e bandeiras de luta, além do projeto para o país, discutido na autorreforma. Entre os convidados para o evento está o presidente estadual do PSB, Mario Bruck, o vice-presidente nacional, Beto Albuquerque, deputados estaduais Elton Weber e Heitor Schuch, deputados constituintes Vicente Bogo e Hermes Zanetti. Também foram enviados convites para representantes de Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves. Na ocasião, o palestrante será o ex-prefeito de Farroupilha, Pedro Pedrozo.