Promessas...
No debate e nas propagandas eleitorais na corrida ao Palácio Piratini, muito se fala na palavra ‘investir’
No debate e nas propagandas eleitorais na corrida ao Palácio Piratini, muito se fala na palavra ‘investir’. Porém, para investirmos, precisamos ter dinheiro, e por falar em dinheiro, esse assunto não é dos melhores quando abordamos as finanças do estado. Estão por fora da realidade ou, antes de fazer promessas, alguns candidatos precisam saber que é mais do que necessário colocar em pauta o assunto Equilíbrio Fiscal, como um dos prioritários da campanha? Sem dinheiro, sem investimentos. Sem investimentos, impossível progredir em áreas como saúde, educação e segurança.
Alfinetada
O vereador emedebista, Ademir Barp, direcionou alguns dizeres para a atual administração e aos vereadores de situação durante a última sessão da Casa Legislativa. Segundo o edil, o assunto era de que a atual administração queria realizar a pavimentação somente de uma parte do trecho da Rua Uva Moscato, em Otávio Rocha, parte esta cujos recursos haviam sido enviados pelo deputado federal Giovani Feltes (MDB). “Recebi com alegria que a Rua Uva Moscato será concluída, e não só a parte da emenda onde o nosso deputado comtemplou Otávio Rocha, mas que terá a sua conclusão até a Rua Uva Merlot e, assim, até a rua atrás do salão de Otávio Rocha. Só que com um pouco de surpresa, porque foram inúmeras as negativas que este vereador teve quando solicitado ao Executivo, e sempre fui informado que não seria possível a conclusão daquela rua, e que no momento não seria executada a pavimentação, o que causou um constrangimento muito grande lá na nossa comunidade, inclusive por parte dos moradores que estão naquela rua. Inúmeras solicitações foram feitas e sempre ouvi dizer que não seria possível e que seria feito em um outro momento, e agora, não sei se foi por pedido de algum vereador da situação, mas a obra está acontecendo. Então esperamos que essa boa vontade de dar sequência às obras continue, na Rua Cabernet, em frente ao colégio Francisco Zilli, que está sem pavimentação”.
Resposta da vereadora
Uma nota publicada no Facebook do MDB, que reivindicava a realização de um trevo em frente às empresas TKA Guindates e Panizzon Embalagens, que informava uma indicação de outubro de 2021 do suplente de vereador Junior Cavalli (MDB), resultou em uma resposta da vereadora Silvana De Carli (Progressistas) na última sessão. Em resposta à nota, a vereadora destacou: “Na página do MDB, nas redes sociais, tem uma nota dizendo que não tendo retorno da atual administração municipal sobre a indicação, o vereador reuniu um grupo de empresários da região e buscou auxílio do deputado Carlos Búrigo (MDB)”. Em continuidade à resposta, Silvana frisou: “O gabinete do prefeito está sempre de portas abertas, o diálogo sempre é transparente com os vereadores. O prefeito não é obrigado a responder as indicações, os vereadores que acompanharam sempre as reuniões que nós temos na segunda-feira, antes das sessões, sabem das tratativas que o prefeito vinha fazendo com o secretário de parcerias, Leonardo Buzato. São dois pedidos que haviam sido encaminhados na época daquele trabalho todo que foi feito, aquele plano das concessões das rodovias, solicitando esse plano da empresa e o trevo de acesso ao bairro União. Eu recebi pedidos da empresa e repassei ao prefeito. Só para ficar registrado e deixar esclarecido que o prefeito esteve a par da situação e fez o encaminhamento”.
30 anos depois...
Na próxima segunda-feira, dia 5, quem assume uma vaga na Câmara de Vereadores é o suplente Oscar Francescatto, do partido Progressistas, que permanece até o final do mês de setembro na vaga da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), que estará se ausentando para contribuir na campanha do deputado Federal Pedro Westphalen (Progressistas). Oscar já foi vereador pelo período de 10 anos, entre 1982 e 1992, sendo quatro destes como presidente do Legislativo, e sempre como oposição.
Boa ideia
Nas redes sociais, o deputado estadual Bruno Souza, do partido Novo, de Santa Catarina, comemorou a aprovação do seu projeto, no qual todas as contratações públicas devem ser divulgadas nas redes sociais oficiais do Governo Catarinense e, não apenas, no Portal da Transparência. O projeto prevê que cada nova licitação também deverá ser informada nas mídias sociais no dia da publicação do Diário Oficial. O projeto foi parabenizado pelo presidente do tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em Flores da Cunha, cabe lembrar que todas as licitações do poder Executivo já são divulgadas nas redes sociais da prefeitura, permitindo uma maior transparência dos interessados em participar de uma licitação.
Temperatura
A campanha política já toma forma e, em conversas com os mais diversos públicos, eleitores e simpatizantes políticos, boa parte já tem decidido em quem irá votar para presidente. A grande maioria dos que abordam o assunto eleição dizem ainda não terem escolhido seus candidatos para deputado, tanto estadual como federal.