Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Previdência

A última sessão do ano da Câmara de Flores da Cunha foi muito diferente das sessões convencionais

A última sessão do ano da Câmara de Flores da Cunha, que ocorreu na segunda-feira, dia 20, foi muito diferente das sessões convencionais, que normalmente são com pouco público ou, até mesmo, somente com a imprensa e assessores. Com boa parte do plenário ocupada por servidores municipais, tanto ativos como inativos, em virtude da aprovação por maioria do projeto 005/2021, que trata da reforma da previdência dos servidores públicos efetivos, o ponto polêmico em questão e que fez o plenário da Câmara encher, foi a aprovação da nova contribuição de 14% que os servidores inativos irão fazer. A lei vale para os servidores com renda que excede dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.200. O valor da contribuição é destinado para o FUPREV (Fundo de Previdência dos Servidores do Município). Na legislação atual, os servidores inativos já contribuem com o valor de 14%, porém apenas para o valor que excede o teto do INSS, que corresponde a R$ 6.433,57. O projeto foi aprovado por maioria, sendo cinco votos favoráveis e quatro contrários. Os vereadores favoráveis ao projeto foram Angelo Boscari Junior (PDT), Clodo Rigo (Progressistas), Diego Tonet (Progressistas), Luizzão (Republicanos) e Silvana De Carli (Progressistas). Os vereadores contrários ao projeto foram: Ademir Barp (MDB), Guga Forlin (MDB), Horácio Rech (PSB) e Vitório Dalcero (MDB). 

Polêmica
O clima mais tenso, em alguns momentos, foi o único projeto do ano Legislativo no qual teve uma votação contrária. Insatisfeitos com a projeto de lei, servidores ocuparam o plenário com cartazes. Ao defender o projeto, a líder de governo, Silvana De Carli (Progressistas), destacou que a ação que impacta os servidores inativos é uma ação responsável, planejada e necessária, recebendo assim vaias dos presentes – as falas dos vereadores foram interrompidas diversas vezes pelos servidores. Uma servidora, em voz alta, sugeriu para que fosse adiada a votação, dizendo que ela não fazia parte do Sindicato dos Servidores e que o mesmo não a representava. Durante a fala do vereador Angelo Boscari Junior (PDT), um servidor se deslocou junto à mesa diretora dirigindo a palavra ao vereador dizendo que na época da campanha o vereador usava o nome de Jesus. O vereador de situação Diego Tonet (Progressistas) na defesa do governo destacou. “Por que o atual prefeito sofreria tanto desgaste se não fosse necessário?”. 

Legislativo
Em contato com a coluna Ensaio Político, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Pádua, Maico Morandi (Progressistas), apresentou um relatório das atividades realizadas pelo Legislativo paduense no ano de 2021. Entre os principais números, Morandi frisou que foram apresentados 51 projetos de autoria do Executivo, sendo todos aprovados. O Legislativo apresentou cerca de 37 projetos, sendo 36 aprovados. Durante o ano também foram feitas 103 indicações, sendo realizadas 102. O Legislativo teve 16 moções apresentadas – seis de apoio, duas de repúdio, cinco de aplausos e três de congratulações. Ao total, foram realizadas 47 sessões ordinárias, duas sessões solenes, quatro  audiências públicas e quatro usos da tribuna livre. 

Mandato
No uso da palavra, o vereador Guga Forlin (MDB), um dos líderes da oposição, iniciou a fala cumprimentando os servidores presentes na sessão de segunda-feira, dia 20, e descreveu o seu primeiro ano de mandato. Guga frisou que foram apresentados cerca de 19 requerimentos nas mais diversificadas áreas, que fez mais de 60 indicações e que usou a tribuna cerca de 15 vezes. O edil também salientou que o MDB é oposição da atual administração municipal, e que o partido sempre foi parceiro na aprovação de projetos que tangem ao bem comum do município. Guga finalizou a fala parabenizando os servidores presentes pelas reinvindicações. 

Mandato 2
Ainda na segunda-feira, ao usar a tribuna do grande expediente, o vereador Diego Tonet (Progressistas) também destacou o trabalho realizado no durante seu mandato, e que começou a executar o trabalho de vereador ainda no dia em que foi eleito, lendo o regimento interno e procurando buscar e entender as atribuições competentes do cargo na qual fora eleito. Entre os destaques citados pelo edil está o de ser presidente de umas das comissões mais importantes, a Comissão de Constituição e Justiça, e a realização de cursos através do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos. Tonet também destacou sua participação na Comissão Especial da Água, salientando a importância da criação de campanhas de conscientização e melhorias para a distribuição da água no município.

Agricultura

No grande expediente da segunda-feira, dia 20, o vereador do PSB, Horácio Rech, relembrou seu trabalho realizado durante 2021, principalmente no que diz respeito a defesa pela agricultura, dos trabalhadores rurais e, principalmente, pelo preço mínimo da uva, bem como as solicitações para as melhorias na infraestrutura das estradas do interior. Horário se demonstrou satisfeito com o reconhecimento dos agricultores e que, por ser trabalhador rural, sabe do esforço dos mesmos. Ainda no uso da palavra, o edil relembrou momentos emocionados e marcantes de sua vida pessoal, onde citou os seus pais e destacou a importância da valorização dos idosos.