Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Preto e branco

Os vereadores da atual legislatura já estão na ‘galeria dos antigos’

Os vereadores da atual legislatura já estão na ‘galeria dos antigos’, como alguns vereadores brincam ao observar o mural do Legislativo. Na última sessão, o quadro em preto e branco com as fotos dos vereadores da legislatura 2016/2020 já estava no mural das legislaturas. Ao todo, a galeria já conta com 17 quadros, sendo o primeiro da legislatura 1949/1951. 

Tribuna
Somente um vereador ocupou o grande expediente na penúltima sessão deste ano, Clodo Rigo (Progressistas). Durante o seu pronunciamento, o vereador destacou o trabalho realizado e as suas principais reinvindicações e solicitações junto ao Legislativo. Clodo também frisou que estará, no próximo mandato como situação, em virtude da vitória do colega vereador e futuro prefeito César Ulian (Progressistas). “Já quero parabenizá-lo, porque uma de suas promessas de campanha, o senhor já cumpriu... que os secretariados seriam todas pessoas técnicas, nada de cunho político, nada de indicações de algum partido da coligação”. 

Segurança
Os vereadores aprovaram, na última sessão, o requerimento na qual solicita a retirada do Projeto de Lei Complementar nº 009/2017, de autoria do vereador Samuel de Barros Dias (PTB), que tinha por objetivo a obrigatoriedade das cooperativas de crédito, agências de bancos públicos e privados do município a realizarem a contratação de segurança armada durante 24 horas, inclusive finais de semana e feriados, e também sobre a obrigatoriedade da vigilância armada durante o expediente para as conveniadas bancárias.

Moções
No mês de dezembro, a Câmara de Vereadores de Nova Pádua entregou cinco moções de congratulações. Na última sessão, dia 14, o homenageado foi Valdesir Marin, médico veterinário do município, que recebeu a homenagem do Legislativo paduense. Na mesma data, foram entregues moções em homenagem a Diva Chiarani Pan e Ivete Stanguerlin Paviani (In memorian). Os vereadores foram até a residência das homenageadas ou de familiares. No dia 8 de dezembro, também receberam as homenagens as senhoras Genoveva Menegat Vezzaro e Zoraide Pilatti Pauletti, em reconhecimento aos serviços voluntários prestados na Coordenadoria das Capelinhas. 

Orçamento
O assunto das emendas impositivas, pequena porcentagem sobre a arrecadação no ano anterior, na qual as destinações são de indicações dos vereadores, foi um dos temas abordados na última sessão pelos vereadores Claudete Gaio Conte (PDT) e Moacir Ascari (MDB). A vereadora vê com bons olhos as emendas, uma vez que os vereadores podem participar da construção de um futuro muito próximo. Sem citar nomes, a edil contrariou o posicionamento de alguns vereadores que, segundo a mesma, defendiam para que todas as destinações de definições de recursos deveriam ficar com o Executivo. Ainda sobre a aprovação do orçamento de Flores da Cunha, o vereador Moacir Ascari (MDB) destacou a atração e captação de novas empresas para o município, reiterando o crescimento da arrecadação. “Nunca o município esteve com as contas tão enxutas e com dinheiro disponível para obras e ações iniciadas”. 

Cargos 
No dia 16 de novembro, a Câmara de Vereadores de Nova Pádua aprovou o Projeto de Lei n.º 034, na qual trata de estabelecer cerca de 5% dos cargos e empregos públicos municipais para pessoas com deficiência. 

Mandato 
Nos últimos dias após o pleito, o assunto nos bastidores era qual seria o posicionamento do PDT e do vereador eleito pela sigla, Ângelo Boscari Junior, em relação à próxima legislatura. O assunto gerou curiosidade, tendo em vista que a bancada da situação, formada por três vereadores do Progressistas e um do Republicanos, teria apenas quatro vereadores e seria necessário mais um para ter maioria na Câmara. Procurado pela coluna Ensaio Político, o edil eleito pelo PDT destacou que estará do lado da situação e que existe um alinhamento com o governo do prefeito eleito César Ulian (Progressistas). “É interessante em um primeiro momento a gente tentar construir junto com o governo e, ao longo da legislatura, a gente vai vendo se altera alguma coisa”.