Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

População

Flores está com uma população de 30.745 pessoas, enquanto que Nova Pádua conta com 2.553 habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nessa semana os últimos índices populacionais do Brasil. Segundo o levantamento Flores está com uma população de 30.745 pessoas, enquanto que Nova Pádua conta com 2.553 habitantes. 
Estima-se que o Brasil tenha 210,1 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,79% ao ano.

ICMS

O vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), usou o grande expediente para falar sobre o índice provisório do ICMS para o ano de 2020. Segundo a Secretaria da Fazenda, o Índice de Participação dos Municípios – IPM Provisório irá dividir os 25% sobre a receita de ICMS entre as 497 prefeituras. O vereador destacou que de 2016 pra cá, o município aumentou sua arrecadação em 13%, saindo da 49ª posição para 43ª – em 2020. O vereador ainda fez uma comparação com a cidade vizinha, Caxias do Sul, que possui arrecadação 17 vezes maior em habitantes, mas somente 10 vezes maior em arrecadação. 

Social

O vereador Samuel de Barros Dias (PTB), usou o grande expediente da Sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, dia 26, para destacar o projeto Agosto Lilás. Ele defendeu ainda o projeto de lei complementar que amplia, na Secretaria de Desenvolvimento Social, em uma vaga o cargo de assistente social e ,em três vagas o cargo de psicólogo. A criação das novas vagas, como o cargo de assistente social, visa atender as demandas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O vereador agradeceu a verba repassada pelo deputado federal Ronaldo Santini (PTB), no valor de R$150 mil, que será destinado às cirurgias eletivas.

Prefeitos

A dança das cadeiras para ocupar o cargo de prefeito ou prefeita de Flores da Cunha já tem alguns nomes que são citados com mais frequência nos bastidores da política local: Moacir Ascari (MDB), Renato Cavagnoli (MDB), Élio Dal'Bó (MDB), Almir Zanin (PSB), Ernani Herbele (PSB), Domingos Dambrós (PDT), Claudete Gaio Conte (PDT), Jatir Mosquer (PDT), César Ulian (Progressistas), Clodo Rigo (Progressistas), Jorge de Godoy, o Jorgito (Progressistas). Pelo que tudo indica existe a chance de ter cinco candidaturas a prefeito na próxima eleição: Progressistas, PDT, MDB, PSB e PSL. Este último, segundo a presidente da sigla, Elaine Ferreira, terá, com certeza, um candidato a prefeito.

Nova política

Durante o uso da tribuna, na sessão de segunda-feira, dia 26, da Câmara de Vereadores, o vereador Samuel de Barros Dias (PTB) falou sobre a matéria de criação do PSL em Flores (divulgada na semana passada pelo O Florense). O vereador elencou alguns dizeres de dirigentes da sigla, denominada de ‘Nova Política’. “Na matéria é citado que o partido busca realizar um trabalho diferente, uma nova política que valoriza as áreas da educação, saúde, segurança e agricultura. Isso não é a nova política, todos os anos essa é a pauta de todos os candidatos. Há de convir comigo, os problemas continuam sendo os mesmos”, disse.

Convenção MDB

O partido do Movimento Democrático Brasileiro realizou sua convenção no dia 24 elegendo a executiva para o biênio 2020/2021.  A nova diretoria empossada ficou composta por: presidente Éverton Scarmin; primeiro vice-presidente Moacir Ascari; segundo vice-presidente Valdir Franceschet; secretário geral Élio Dal'Bó; secretário adjunto Maciel Bertolini; tesoureiro Nestor Cavagnoli; primeiro vogal Michele Sgarioni; segundo vogal Renato Cavagnoli; primeiro suplente Dagoberto Lanzarin; segundo suplente Caudimir Kremer; terceiro suplente João Paulo Tonin Carpeggiani; quarto suplente Moisés Giacomin. 
A Juventude municipal do MDB também realizou a convenção.

Visitas no gabinete

Nos últimos dias, o prefeito Lídio Scortegagna (MDB) recebeu algumas visitas em seu gabinete, entre elas do deputado federal Marcelo Brum (PSL) e do deputado estadual  Elizandro Sabino (PTB).

Demora

O vereador Pedro Sperluk (PSB) utilizou a tribuna para lamentar o tempo de espera em relação aos processos e assinaturas no Poder Judiciário florense. 

LEO Clube

Os membros do LEO Clube de Flores da Cunha estiveram na Câmara de Vereadores para apresentar as atividades realizadas pela entidade. A presidente do LEO, Carolina Antoniazzi, elencou as ações desenvolvidas, como os projetos de liderança para jovens, os trabalhos sociais com arrecadação de alimentos e brinquedos e as campanhas para conscientização do meio ambiente e de doação de sangue.