Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Pleito e ingratidão

Há poucos dias das eleições, confira os fatos que rodearam o cenário político na última semana

No uso da tribuna, o vereador Clodo Rigo (Progressistas) falou sobre a campanha eleitoral. “Estamos há 11 dias da eleição mais importante, aliás 11 é um número bem sugestivo (em referência ao número de seu partido) para todos nós. Estamos diante de um cenário diferente, de uma campanha diferente, onde a gente não vê um ritual de bandeiras nas ruas, adesivos, panfletagem. A maioria das pessoas ainda tem dúvidas em quem votar, todo mundo está polarizando entre Bolsonaro e o outro candidato”. Clodo citou, ainda, um fato de um amigo garçom que relatou ter ido trabalhar em um casamento e quando foi servir notou que a contagem das mesas ia até o 12 e depois continuava da mesa 14. Sem citar o numeral 13, em referência ao número do Partido dos Trabalhadores, Clodo referia-se a mesa 12+1. 
Na continuidade da fala, o vereador usou boa parte do tempo para falar de ingratidão. Confesso que, no início da fala, fiquei curioso em saber quem poderia ser o ingrato. Clodo frisava que a ingratidão é uma doença lenta, que as pessoas que cometem não sofrem, mas quem sofre a ingratidão é que sofre as causas, destacando que alguns são tão ingratos que ainda reclamam da ajuda recebida, sem manifestar qualquer tipo de reconhecimento. Após a leitura da reflexão sobre a ingratidão, o quebra-cabeça se juntou e era notório que o edil se referia sobre a importância de os munícipes valorizarem as pessoas que já ajudaram a cidade e que nos dão retorno, referência, inclusive, aos parlamentares que auxiliam o município não só com emendas, mas com algum auxílio, tanto na esfera estadual quanto federal, para que se tenha acesso direto com o representante, sendo uma vantagem enorme para entes públicos. Clodo ainda lembrou que, por muitas vezes, alguns munícipes que criticam a administração pública nas redes sociais, na qual pedem pela realização de obras, quando são atendidos não agradecem ou nem mesmo dizem um obrigado. 

Votações

E por falar em ingratidão, dirigentes partidários em conversa com este colunista, nos últimos dias, também destacaram o tema e demonstraram um certo desânimo se observados os resultados dos pleitos passados, onde muitos candidatos ou, até mesmo, deputados que sequer pisaram ou conhecem o município fizeram uma votação expressiva, em contrapartida, parlamentares que sempre trabalham pelo município receberem poucos votos. Fica meio injusto e falta de consideração com quem ajuda? Sim, porém sabemos que a política e a ingratidão andam juntas, e isso não é de hoje. O real critério do eleitor na escolha do voto, nunca saberemos, mas que a emoção fala mais alto que a razão, já somos conhecedores. O eleitor não sabe votar? Voto é voto e a escolha pessoal deve ser respeitada, vivemos na democracia, mas o assunto da consciência e sabedoria ao votar do eleitor me lembra uma frase polêmica do ex-presidente Figueiredo que diz: “Um povo que não sabe escovar os dentes não está preparado para votar”.

Senado

A próxima semana será decisiva para a disputa da única vaga ao Senado Federal neste pleito, a qual é decidida ainda no primeiro turno. Quem mais deve mover as peças no tabuleiro é a candidata Ana Amélia Lemos, do PSD, que tem como principal objetivo tirar votos do terceiro colocado nas pesquisas, General Mourão (Republicanos). A senadora aposta no voto útil e se diz a candidata com mais chances para tirar o candidato Olívio Dutra (PT) da corrida eleitoral, mirando o eleitor anti-PT. Olívio Dutra aparece em primeiro lugar nas pesquisas desde que foi oficializado seu nome para a disputa ao Senado. Os próximos dias prometem.

Presidência

Para uns o ‘voto útil’ é uma boa ideia. Já para o candidato Ciro Gomes (PDT), a ideia não agradou muito. No decorrer da semana, lideranças e políticos da América Latina escreveram uma carta para Ciro Gomes para que o mesmo desistisse da candidatura e apoiasse Lula. Os que escreveram a carta exaltam toda a trajetória política de Ciro, porém argumentam que ele tem poucas chances reais de vencer o fascismo e que a manutenção da sua candidatura desperdiçará forças enfraquecendo o bloco da esquerda, dando mais força para o candidato Bolsonaro.   

Visita

Na última semana, quem esteve visitando Flores da Cunha acompanhada do ex-prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti, foi a candidata a deputada federal Marisol Santos. Ela visitou a sede de O Florense e foi recebida pelo diretor, Carlos Raimundo Paviani e equipe.