Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Partido

Integrantes do PDT e demais siglas abordaram novamente o tema sobre o partido não ter colocado nenhum suplente para assumir a vaga do vereador Ângelo Boscari Junior

Nos bastidores e bate-papos da política, integrantes do PDT e demais siglas abordaram novamente o tema sobre o PDT não ter colocado nenhum suplente para assumir a vaga do vereador Ângelo Boscari Junior, o que, segundo alguns membros do partido, além de não ser algo estratégico, fez o partido ficar sem um representante no Legislativo. O ex-vice-prefeito e primeiro suplente, Domingos Dambrós, teria ficado chateado em não poder assumir a vaga. Procurado pela coluna, Dambrós destacou que sempre estará disponível para o partido. 

Reinvindicações

O vereador Luiz André de Oliveira, do Republicanos, e o assessor de bancada, Marcelo Paganela Morais, estiveram reunidos com a deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos) para tratar da solicitação da instalação de dois controladores ou redutores de velocidade no trecho da rodovia ERS-122, mais precisamente no cruzamento dos bairros São Pedro e União. Segundo o vereador, o objetivo é garantir mais segurança aos moradores no trecho de 500 metros do eixo da rodovia.
 

Homenagens

Na Câmara de Vereadores de Nova Pádua, as duas últimas sessões foram marcadas por homenagens. Na última segunda-feira, dia 31 de maio, os vereadores entregaram a Moção de Congratulações ao Esporte Clube Ferroviário pela conquista do Pentacampeonato da Copa Libertadores do Nordeste Gaúcho. Já na sessão do dia 25 de maio, os vereadores entregaram a Moção de Congratulações à Cooperativa Nova Aliança. 
 

Aeroporto
Na última segunda-feira, dia 31, durante as explicações pessoais, o vereador Guga Forlin, do MDB, destacou o anúncio do edital dos projetos da construção do novo Aeroporto da Serra Gaúcha. Forlin destacou a importância que o investimento terá no desenvolvimento regional, principalmente econômico e turístico. O Aeroporto foi destacado pelo Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, como o maior investimento regional da história no setor dos transportes.

Incentivo
Na última semana, o governador do Estado Eduardo Leite (PSDB) sancionou a lei que trata da modernização e reforma do FUNDOPEM (Fundo Operação Empresa do Rio Grande do Sul). O programa, que foi criado ainda em 2003, tem como objetivo fomentar a atração e o crescimento das empresas instaladas no Estado, contando assim com mais agilidade e menos burocracia nos trâmites entre setor privado e governo.

Recursos
Na segunda-feira, dia 31 de maio, o vereador Diego Tonet (Progressistas) entregou ao prefeito municipal César Ulian (Progressistas), um ofício divulgando uma emenda parlamentar no valor de R$100 mil que será destinada para a área da saúde. O recurso é proveniente do Deputado Federal Jerônimo Goergen (Progressistas). Na visita, o edil sugeriu ao chefe do Executivo que o valor seja utilizado nas obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

Saneamento
Um tema importante e que semanalmente é pauta de polêmica e reinvindicações de parte dos munícipes foi levantado pelo vereador Vitório Dalcero (MDB): o saneamento. São recorrentes os problemas de falta de água no município, temas já pautados inclusive em matérias do Jornal O Florense. O edil destacou a importância de uma estação de tratamento de esgoto no município. De acordo com o novo marco do saneamento básico, a legislação prevê que até 2033 seja garantida para a população 90% da coleta e do tratamento de esgoto. Dalcero destacou que a Corsan se comprometeu com um plano de universalização do esgoto.

Exploração
No uso do grande expediente na sessão do dia 31 de maio, o vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) abordou o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes e ressaltou a importância no combate a essa prática. O tema também foi levantado em função do dia 28 de maio ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. O vereador salientou que o assunto não é um problema somente dos grandes centros e das grandes cidades, mas também um problema que ocorre no município.