Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Partido do presidente

Segundo alguns dirigentes, o partido já estava em fase final de formalizar a documentação da sigla em Flores da Cunha

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, também deverá participar das eleições municipais do próximo ano. Segundo alguns dirigentes, o partido já estava em fase final de formalizar a documentação da sigla em Flores da Cunha. Aliás, o PSL deverá concorrer com candidatos somente a vereador ou poderá ter um candidato ao executivo nas próximas eleições? A alta porcentagem para a sigla nas eleições do ano passado terá um grande efeito nas eleições locais?

Lista de espera
A vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) protocolou um projeto de lei que trata da divulgação da lista de espera dos cadastrados para participar de programas habitacionais populares. O programa ‘Meu Primeiro Lar’ tem por objetivo destinar moradias populares a munícipes em situação de vulnerabilidade social e baixa renda, por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal e com incentivos da administração. O projeto para construção de 144 unidades habitacionais e a entrega do loteamento popular de Nova Roma com 28 terrenos foram os motivos que incentivaram a vereadora a elaborar o projeto, a fim de garantir a transparência das informações. Atualmente, a Secretaria do Desenvolvimento Social possui mais de 600 cadastros na fila de espera para participar de programas habitacionais. Os beneficiários das moradias, que estavam previamente cadastrados, atenderam a critérios como renda de até três salários mínimos e residir na cidade há pelo menos cinco anos. A prioridade foi para idosos, deficientes, pessoas com doenças crônicas e com impossibilidades de trabalhar.

Código de Posturas
Os vereadores César Ulian (Progressistas) e Moacir Ascari (MDB), integrantes da Comissão de Revisão do Código de Posturas, se reuniram com o diretor do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), André Leandro Barbi de Souza, e com servidores do setor de fiscalização da prefeitura municipal, para analisarem as alterações e atualizações propostas pelo IGAM ao Código de Posturas do Município, que foi criado em dezembro de 1969. A reunião ocorreu na quinta-feira, dia 8.

Lixo
O vereador Ademir Barp (MDB) usou o grande expediente para fazer algumas indicações. Entre elas uma que solicita ao executivo a realização de uma campanha de conscientização sobre o correto descarte do lixo seletivo e orgânico junto à população, intensificando a importância da separação do lixo para a saúde e para o meio ambiente. O vereador também reivindicou para que a administração interceda junto ao Daer na execução de melhorias  no trevo de acesso a empresa Keko, localizada na Linha 80. Barp também solicitou a intercessão junto a RGE para que seja realizada a substituição do poste de energia elétrica localizado na praça central do Travessão Carvalho.

Recursos

É normal as romarias de dirigentes, vereadores, prefeitos para a capital federal em busca de recursos. Nesta semana, o vereador Pedro Sperluck (PSB), acompanhado do ex-prefeito Ernani Herberle (PSB), visitou os gabinetes dos deputados federais Heitor Schuch e Liziane Bayer. Lá, protocolaram um pedido de emenda parlamentar. Visitaram também o deputado federal Marlon Santos e Marcelo Brum, assim como o presidente do Diretório Nacional do PSB, Carlos Siqueira. A comitiva, também acompanhada pelo deputado estadual Elton Webber e Oliveira Junior, segundo secretário do PSB de Flores e assessor de bancada, participou da Marcha das Margaridas, movimento das mulheres produtoras rurais de todo o país.

Autistas
De autoria da vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), e aprovado na sessão de segunda-feira, dia 12, o projeto de lei complementar visa incluir no Código de Posturas o atendimento prioritário às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “É importante salientar que o atendimento prioritário é para todos os estabelecimentos do município, sejam eles públicos ou privados. Os cidadãos portadores de qualquer deficiência, idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas com crianças de colo, fazem parte do atendimento prioritário”, destacou a vereadora.

Irmã Bernarda

Uma justa homenagem foi aprovada por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, dia 12. De autoria do vereador Jorge de Godoy (Progressistas), foi concedido o título de Cidadã Florense à Giuditta Maria Franca Curssano, conhecida como Irmã Maria Bernarda de Cristo Rei, integrante da Ordem das Irmãs Clarissas Capuchinhas. A entrega da homenagem será na noite do dia 11 de setembro, data em que a homenageada comemora 89 anos de vida. A irmã acompanhou a construção do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil em Flores, que foi inaugurado em 8 de dezembro de 1981, com missa campal concelebrada por Dom Benedito Zorzi, Dom Paulo Moreto e por 23 sacerdotes. Atualmente, Irmã Bernarda que é madre superiora do Mosteiro também colabora como colunista do Jornal O Florense.

Indicações
O vereador César Ulian (Progresistas) indicou ao prefeito Lídio Scortegagna para que sejam realizadas melhorias de infraestrutura, como a roçada e a revisão na iluminação nas ciclovias. A vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) pediu urgência na contratação de professor da educação infantil para atuar na Escola Antônio de Souza Neto, em Mato Perso. O vereador Clodo Rigo (Progressistas) fez a indicação para o conserto da pavimentação asfáltica na Rua Pescara até o entroncamento com a Rua Milano, em São Gotardo.