Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Partidários

Em comunicado para a coluna, a assessoria do PDT de Flores da Cunha destacou que o presidente municipal da sigla, Moacir Matana, escreveu uma carta direcionada aos filiados locais

Em comunicado para a coluna, a assessoria do PDT de Flores da Cunha destacou que o presidente municipal da sigla, Moacir Matana, escreveu uma carta direcionada aos filiados locais. A mensagem reitera manifestações de estima e apreço aos membros, que optaram, através do voto, livre e soberano, em escolher o seu candidato a Presidente da República no primeiro turno das eleições. Diante do posicionamento do PDT nacional em apoiar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva, o PDT local realizou uma reunião para avaliar a decisão da sigla a nível nacional, na qual lembrou que não havia sido comunicado, nem pela executiva nacional nem pela estadual, sobre a decisão da tal medida ao apoio partidário. Mesmo sem um comunicado, e por antecipação, a Comissão Executiva Municipal do PDT concluiu que a liberdade de expressão e o direito democrático de cada cidadão que está estampado na Constituição, é, sem dúvida, um direito de todos os brasileiros e brasileiras, onde possam se expressar quando chamados para exercer o seu direito de voto com total liberdade, sem que haja cerceamento há quem quer que seja. Ainda na nota, o PDT local conclamou para que todos os filiados, militantes e eleitores manifestem o direito ao voto, livremente e independente de qualquer cerceamento a pressão, frisando a soberania do voto.

Pleito

Chegamos na mais disputada e polarizada eleição desde 1989. E no meu ver, uma das eleições de mais baixo nível, se não a pior. São poucas propostas ou, até mesmo, nenhuma, dependendo do debate ou entrevista. Acusações, xingamentos, ataques sem fundamentos de todos os lados. Confesso, caro leitor, que isso me deixa triste, ainda mais quando penso na população que carece, e muito, de propostas e soluções reais para solucionar pautas importantes que refletem no cotidiano, como saúde, educação e, principalmente, a economia. Outro fato que me deixa admirado e incrédulo é ver pessoas ‘esclarecidas’ acreditando em tudo que recebem na internet. O fanatismo político sempre existiu, mas não tão evidente como atualmente, e isso faz com que as pessoas fiquem cegas a determinadas notícias e não façam a averiguação das informações. Isso vale para ambos os lados. Isso é deplorável para a sociedade que se deixa levar pela emoção e não pela razão dos fatos, e acaba por acreditar em mundos imaginários que, até mesmo, uma criança sabe diferir ou analisar o que é real do que é um conto de fadas. Quando há muita polarização é a briga do ‘um contra o outro’, independente do que ocorre. Esquerda vota contra direita e direita vota contra esquerda e assim por diante, e as lutas políticas por pautas importantes são deixadas de lado, dando espaço apenas para lutas ideológicas. Podemos comparar a polarização com a terceira Lei de Newton, a conhecida Lei da Ação e Reação, onde duas esferas se chocam e tomam rumos diferentes, ou, até mesmo, como um cabo de guerra com dois lados disputantes e a corda que permanece inerte. A sociedade perde, e muito. Precisamos gastar nosso tempo com pautas sérias. 

Mesa 13

O grupo de pessoas de esquerda, que gosta de política, tem começado a se movimentar no município. Segundo um integrante do grupo de apoiadores que contatou a coluna, os mesmos deverão participar de alguns almoços nas festas de capelas e, claro, ocupar a mesa de número 13. O objetivo é que a mesa seja inteiramente composta por membros da esquerda e por simpatizantes do ex-presidente Lula. 

Tucanos

Apesar da grande expressão e da força política no Estado de São Paulo, o PSDB não está em seus anos de glória, e isso já é notório. Em 2021, o partido perdeu Geraldo Alckmin que, após 21 anos de filiação, trocou de sigla rumando ao PSB. No primeiro trimestre, em meio à crise política para definir quem seria o candidato da sigla que disputaria o Palácio do Planalto, o ex-governador Eduardo Leite, que ameaçava deixar os Tucanos, resolveu permanecer na sigla e, meses depois, foi derrotado nas prévias para João Dória. Na quarta-feira, dia 19, foi João Dória quem pediu desfiliação do PSDB, após 22 anos. O tempo dirá se as portas para uma possível candidatura própria para a presidência na eleição de 2026 poderá trazer, não só o PSDB com candidatura própria, como também Eduardo Leite de volta aos holofotes nacionais. Ainda é muito cedo para criar expectativa, mas que o assunto já é pensando nos bastidores, isso não temos dúvida.

Segundo turno

Estamos próximos ao dia D, dia das eleições para Presidente do Brasil no segundo turno. Desde a primeira eleição presidencial, que ocorreu em 1889, é óbvio que muita coisa mudou. Mas, foi somente em 1989 que passou a ocorrer o chamado segundo turno das eleições. De lá para cá, são oito eleições para a escolha do Presidente da República, sendo seis delas com segundo turno. Em apenas duas eleições o candidato foi eleito em primeiro turno. A primeira eleição, a de 1994, na qual Fernando Henrique Cardoso obteve vitória contra Lula; e a segunda, em 1998, quando ele foi reeleito em primeiro turno, novamente ganhando de Lula. O Partido dos Trabalhadores foi a única sigla que teve representantes em todas as eleições para presidente. Nunca houve uma virada de um turno para o outro, ou seja, a vitória de um candidato que estava em segundo lugar no primeiro turno ganhar a eleição no segundo turno. Caso Bolsonaro vencer, será o primeiro pleito com o fato.