Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Paralizações

Na última quarta-feira, dia 2, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fez um pronunciamento em suas redes sociais em virtude das paralizações

Na última quarta-feira, dia 2, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fez um pronunciamento em suas redes sociais em virtude das paralizações: “Sei que vocês estão chateados, estão tristes, esperavam outra coisa, eu também estou tão chateado e triste quanto vocês, mas temos que ter a cabeça no lugar. Os protestos, as manifestações, são muito bem-vindas e fazem parte do jogo democrático, e ao longo dos anos muito disso foi feito pelo Brasil, na Esplanada, em Copacabana, na Paulista, tantos e tantos lugares. Agora tem algo que não é legal, o fechamento de rodovias no Brasil prejudica o direito de ir e vir das pessoas, está previsto na Constituição, e nós sempre tivemos dentro destas quatro linhas em respeitar o direito de outras pessoas que estão se movimentando, além do prejuízo para nossa economia. Então quero fazer um apelo a vocês, desobstruam as rodovias, isso daí não faz parte, no meu entender, destas manifestações legítimas”. Dizem que a pressão pelo posicionamento pode ter vindo, inclusive, da Faria Lima, principal centro financeiro do país. 

Caminhoneiros

Uma classe importantíssima para o país, assim como os agricultores, os caminhoneiros, em alguns momentos das paralizações, foram julgados injustamente. Em meio a todos os grupos sempre haverá os baderneiros, e todos acabam levando a culpa de ruins. Fica injusto julgar uma classe por causa de algumas laranjas podres, principalmente uma classe que, por tempos, sofre, principalmente com o preço dos combustíveis. A manifestação, desde que ordeira, é legítima e um direito de todo cidadão.

Números

Confira a diferença da votação presidencial entre o primeiro e o segundo turno no município:

Primeiro turno:
Bolsonaro - 15.104 votos
Lula - 3.378 votos

Segundo turno:
Bolsonaro - 16.910 votos
Lula - 3.691 votos 

Governos

Após terminadas as eleições, já se iniciaram as primeiras conversas para as transições dos governos, tanto na escala estadual como federal. Aqui no Rio Grande do Sul, as primeiras conversas sobre a transição ocorreram na quarta-feira, dia 2, entre Eduardo Leite e seu vice-governador eleito, Gabriel Souza, com o atual governador, Ranolfo Vieira Júnior. Já em Brasília, apesar de ter feito um pronunciamento rápido, Bolsonaro autorizou o Ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para que se manifestasse a respeito da transição de governo. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, será o coordenador da equipe de transição de Lula. Para a equipe de transição existe a Lei nº 10.609, de 2002, que autoriza a criação da CTEG (Cargos Especiais de Transição Governamental), na qual está estabelecido que a equipe pode ter um limite de 50 pessoas, onde os atuais integrantes do governo devem fornecer os dados governamentais para a equipe de transição. O local que será utilizado é o Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, que sedia transições governamentais desde 2002. 

Listas

Durante a semana, no município, surgiram, nos grupos de WhatsApp, duas listas com supostos nomes de empresas e pessoas da sociedade que seriam apoiadoras do PT. A lista, que conta com cerca de 22 nomes, entre eles empresas, comércios, escola e pessoas, gerou revolta e indignação por parte dos citados, incluindo comerciantes que nunca sequer se posicionaram politicamente. O grupo, que já se organiza para atuar e se defender de forma conjunta, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Civil e tomará todas as medidas judiciais cabíveis para que seja encontrado o criador do conteúdo. Mais um episódio triste que tenho que escrever na coluna. Segundo um dos advogados que defende o grupo, isso afronta os direitos democráticos, onde as pessoas devem ter o livre arbítrio para poder se posicionar sem coação. Algumas pessoas da lista, inclusive, relataram estar com medo de sofrer agressões por parte de simpatizantes. Se bem que alguns não podem ser chamados de simpatizantes pelas atitudes. 

Declarações

Um vídeo que circulou nas redes sociais, de autoria do escritor Eduardo Bueno, o Peninha, do canal Buenas Ideias, do Youtube, tem gerado revolta. 
Confesso que, por já ter visto alguns materiais dele, fiquei muito triste e me perguntando qual o motivo de ofender a Serra Gaúcha. No município, o prefeito César Ulian (Progressistas) divulgou em suas redes sociais uma nota de repúdio às declarações do escritor, destacando que a região é sinônimo de força, trabalho e hospitalidade. Desta vez o Peninha mandou mal. Não foi uma Buena Ideia.