Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Oposição

O vereador Vitório Dalcero (MDB) tem enfatizado dois assuntos que tem dado o que falar no meio político local

O vereador Vitório Dalcero (MDB) tem enfatizado dois assuntos que tem dado o que falar no meio político local. O primeiro deles, e mais comentado da semana, foi sobre o vídeo do deputado federal Marcon, o qual cita que o MDB e os sindicatos estariam participando da organização de greves. Em resposta, o vereador destacou que representantes do povo tem que dar exemplo de diálogo com todas as camadas da sociedade e seus segmentos, e ressaltou: “A valorização do serviço público é fundamental, não para eles próprios, mas sim para devolvermos para nossa comunidade um trabalho com qualidade, agilidade e de referência... Sabemos da qualidade das pessoas que atuam na nossa prefeitura e não podemos admitir que gestores públicos joguem toda uma categoria no mesmo balaio. Repudiamos ilações do prefeito de Flores da Cunha em relação ao MDB, relacionando nosso partido, sem provas e com tom sarcástico, sobre uma possível greve dos servidores municipais”. 
Outro assunto levantado pelo edil na tribuna, na penúltima sessão, foi sobre a revitalização da Avenida 25 de Julho. Dalcero destacou que foi abordado por moradores que frisaram que “se você olhar o projeto ele é bonito, legal e aplicável, o grande questionamento é sobre o elevado valor que deverá ser investido para realizar o projeto”. O vereador, então, questionou: “a obra não prejudicará a execução de muitos outros projetos?”. 

Vídeo polêmico

Durante a última semana, o deputado federal Maurício Marcon (Podemos) esteve participando de um encontro com apoiadores em Flores da Cunha. Em um vídeo publicado em sua rede social, ele usou uma tarja com a expressão ‘Crise no município’, fazendo referência a supostos movimentos de greves que poderiam acontecer em Flores da Cunha por parte dos servidores públicos municipais. No vídeo, o deputado insinuou que petistas estariam envolvidos nos movimentos grevistas, e também citou os emedebistas. Ao questionar o prefeito municipal, César Ulian (Progressista), sobre a veracidade dos movimentos, o chefe do Executivo disse que estaria ‘ouvindo falar que sim’ sobre as articulações. Marcon ainda destacou que a esquerda ‘é um câncer no país’ e pediu para as pessoas não ‘caírem nessa’. O deputado também frisou que era para fugir de grevistas e sindicatos. 
Em poucos minutos o vídeo já se espalhava, principalmente entre servidores públicos municipais, o que causou um descontentamento muito grande entre a classe que, inclusive, se preparava para uma assembleia. Em nota para a coluna o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais destacou: “O Sindicato emitiu a nota de repúdio e não vai gastar energia com políticos de opinião rasa e que querem ibope, pois politicagem é o que não fazemos e devemos focar nos direitos dos servidores”.  

Sindicato

Após a declaração do deputado Marcon, o Sindicato dos Servidores de Flores da Cunha emitiu uma nota de repúdio, classificando que o Sindicato luta pelo servidor e que não faz distinção com partido A ou B. O Sindicato afirma que aguarda resposta do prefeito sobre requerimento dos gastos com CCs e terceirizadas. O tema, inclusive, foi citado na Assembleia dos Servidores que ocorreu na última terça-feira, dia 20, e lotou o Espaço Cultural São José. Segundo representantes do Sindicato, no material apresentado na Assembleia foram cerca de 19 itens elencados, sendo que a maioria dos requerimentos não teve resposta e o desenrolar das negociações depende, exclusivamente, da abertura do prefeito ao diálogo e uma futura negociação com a classe, o que vai gerar reflexos positivos para o município e para a sociedade. Ainda na Assembleia, o representante do SINDISERV Caxias do Sul, Cristiano Cardoso, destacou que é importante a conscientização da sociedade sobre o fundamental papel de valorizar o servidor como prestador de serviço, que cuida da comunidade, frisando que os prefeitos mudam, mas os servidores permanecem.

Resposta do prefeito

Após as declarações apontadas pela oposição, o prefeito municipal emitiu uma nota para a coluna como resposta à nota de repúdio enviada pelo Sindicato dos Servidores: “Queremos reafirmar nosso compromisso com os servidores públicos municipais. Sempre respeitamos o funcionalismo público. Importante lembrar que a nossa administração implementou o auxílio transporte, dobrou o vale-alimentação, olhou para demandas de mais de 20 anos relacionadas à insalubridade e periculosidade, está implementando plano de treinamentos, providenciando equipamentos de segurança do trabalho, dentre tantas outras demandas antigas que foram atendidas nestes pouco mais de dois anos. Sempre estivemos junto aos nossos servidores, com muito diálogo, respeito com o dinheiro público e responsabilidade fiscal. Em relação à repercussão do vídeo postado, acreditamos ser sensacionalismo de oposição ou de pessoas que lutam para denegrir nossa gestão. O deputado Marcon externou seu posicionamento diante de alguns assuntos abordados. Demonstrou sua opinião sobre relatos de uma possível greve, pois sabe de todas as ações já tomadas nessa gestão que visam beneficiar diretamente os servidores”.