Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Oposição

Com a chegada do vereador Valdir Franceschet (MDB), o Feio, o clima mudou totalmente na Câmara de Vereadores

Com a chegada do vereador Valdir Franceschet (MDB) – o Feio – o clima mudou totalmente na Câmara de Vereadores, principalmente para a situação, que andava em mares calmos. Durante a última sessão, inclusive, recebi de um leitor a mensagem: #ficafeio. 
O vereador, já no início do expediente, defendeu o requerimento ao Executivo em que solicita a licença ambiental do desmatamento feito no Parque de Rodeios: “Se tiver licenciamento está tudo certinho”. Em resposta ao requerimento e sobre a fala do vereador Feio, na semana anterior, que disse que o Ibama poderia ter vindo fazer uma fiscalização em Flores da Cunha, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) alegou que o Ibama só atuaria na área da Amazônia. Segundo a vereadora, a licença foi emitida ainda em janeiro, pelo departamento do Meio Ambiente. Nas explicações pessoais, em resposta para a edil, o vereador Feio questionou se o município concedia licença para ele próprio fazer a retirada dos pinus. 
Outro assunto que veio a público na sessão foi sobre o Procon no município, que atualmente se encontra sem local de atendimento, tema sobre o qual o edil alegou que deve haver ‘algo por trás’, algum desinteresse para que o órgão não funcione. No grande expediente, o vereador destacou que existia uma funcionária que trabalhava no Procon e que hoje é Cargo de Confiança, alegando que o custo, atualmente, é maior em função do salário da funcionária, sendo que, com o valor gasto, poderia ter uma redução de custos e a quantia ser usada na construção da rodoviária: “O funcionário quando está aí ele tem que prestar o serviço. Ou demite ou coloca funcionar”. Em resposta ao vereador, Silvana De Carli destacou que a gestão anterior entregou o Procon de forma irregular e afirmou que a pessoa que trabalhava não possuía a carteira da OAB. A pessoa referida estava no plenário mostrando a carteira para o público presente. 
Outra questão levantada pelo vereador foi sobre a eleição do Sindicato dos Servidores Municipais. O edil parabenizou parte da chapa eleita, que inclusive estava presente no plenário. Feio destacou que tanto nos Estados Unidos, quanto nas eleições nacionais, os perdedores não queriam aceitar o resultado das eleições e deixar seus postos, o que ocorreu também no município.

Recursos

Nos últimos dias, quem esteve novamente apresentando recursos para Flores da Cunha foi o deputado federal Afonso Hann. Um dos anúncios feitos foi a aquisição de uma retroescavadeira, que será destinada ao distrito de Otávio Rocha, a qual foi viabilizada via governo do Estado, através do programa Avançar; além de emendas da bancada federal por intermédio do vereador Clodo Rigo. Outro anúncio feito pela assessoria da bancada do Progressistas foi para a área da saúde, o deputado divulgou a destinação de cerca de R$ 100 mil para o Fundo Municipal da Saúde e de cerca de R$ 200 mil para o Hospital Fátima. 

Campanário 

A importância de atrativos turísticos para o município também é muito relevante para o desenvolvimento do setor. O tema foi citado pelo vereador Clodo Rigo, que valorizou as parcerias entre poder público e privado, a exemplo de como foi a restauração do Campanário, que contou com o apoio de empresas, citando também a restauração do Casarão dos Veronese. O Campanário, pelo que tudo indica, será um grande atrativo de turistas. E espero que tenhamos um significativo aumento de visitantes. Claro que ainda não temos o porte de Canela, como gosto de citar o exemplo, que dizem que a cidade é dividida em duas eras: antes da catedral iluminada e depois da catedral iluminada.  

Vinícolas 

Durante o grande expediente, o vereador de situação, Clodo Rigo, abordou o tema das vinícolas. Ele destacou que as mesmas haveriam sido injustiçadas de forma generalizada, principalmente pela imprensa, que deveria ter tido um pouco de cautela antes de colocar o nome das empresas a público. O edil defendeu que os órgãos competentes deveriam aguardar as investigações antes de divulgar as informações. Clodo ainda disse que coloca a mão no fogo pelas vinícolas de nossa cidade, pelo fato de conhecer o trabalho realizado pelo nosso setor. 

Eleições

Ainda é cedo para falar das eleições municipais, mas nos bastidores uma pergunta já está sendo feita por várias pessoas. Quem poderia ser a sigla que encabeçaria a vaga de vice-prefeito na chapa junto com o MDB? Em anos anteriores, o PSB foi o partido que mais esteve ao lado dos Emedebistas. Já na última eleição, a parceria não foi mantida e o MDB esteve junto com o PTB. Alguns até questionam se uma nova aproximação do MDB com o PSB não seria possível em função do Olir Schiavenin estar trabalhando junto com um deputado do partido. Dizem, nos bastidores, que até mesmo o Republicanos poderia receber alguns convites. Mas, nada passa de especulação. No próximo ano, neste mesmo período, o clima já deverá ser de negociações e tratativas para o próximo pleito. 

Silêncio 

Não é a primeira vez que recebo fotos e vídeos de moradores referentes ao barulho no município. Nesta semana não foi diferente. Recebi um vídeo de um morador residente próximo a uma das praças, que relatou estar incomodado com o barulho dos equipamentos de limpeza do município. Meses atrás, também recebi questionamentos de munícipes para saber o motivo da limpeza iniciar ainda na madrugada, o que estaria perturbando o sono de algumas pessoas. Pelo que fui informado, uma das razões de o caminhão da limpeza realizar o serviço cedo é a questão de circular pelas vias sem carros estacionados.