Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Onde estão as grades?

O sumiço das grades da Escola Leonel de Moura Brizola

Um dos assuntos que tem dado o que falar nos bastidores da política local, nos últimos dias, é o suposto sumiço de algumas grades da Escola Leonel de Moura Brizola, no bairro Pérola, grades estas que seriam substituídas em função de um contrato realizado ainda no ano passado. Segundo minhas fontes, foram feitas algumas ‘investigações’ internas para tratar de informações sobre a questão. O caso das grades resultou em um requerimento do vereador Vitório Dalcero (MDB). Vamos aguardar.

Vacância na agricultura
Normalmente escutamos a palavra ‘vacância’ quando falamos do Vaticano, no momento em que o cargo do chefe máximo da Igreja Católica está vago. Mas, desta vez, a vacância que tratamos é sobre a Secretaria da Agricultura no município, afinal, Flores da Cunha encontra-se sem secretário. Fui questionado por muitas pessoas, principalmente agricultores, sobre quem seria o ocupante do cargo. Até o momento não sabemos, mas pretendentes a ocupar a cadeira do agro não faltam. Inclusive, nos bastidores, existe até a pretensão de um ‘suplente de vereador’ que apoia a ideia de que um vereador da situação assuma a Secretaria, lógico, para que uma vaga na Câmara seja liberada. Mas, durante a semana, um papo me chamou a atenção, e claro que fui até o envolvido no assunto averiguar a veracidade do fato. Uma fonte me destacou que o ex-vereador Luiz Antônio Pereira dos Santos, que já foi presidente do Legislativo, tendo passagem também pelo Progressistas, sigla do atual governo, teria colocado seu nome à disposição para assumir a pasta da agricultura. Contatei o Luiz, que atualmente está radicado em São Paulo, para saber sobre o fato e o mesmo me confirmou a autenticidade da informação. Será que tem chances de o Luiz retornar ao Progressistas e, desta vez, como secretário? Isso só o prefeito dirá através da nomeação.

“Como é triste para o município fazer um investimento, gastar dinheiro em uma obra pública e, em alguns anos, precisar refazer as obras pois foram mal executadas na época, de forma bem superficial’’
Vereador Clodo Rigo (Progressitas), em referência às obras realizadas em outros governos, citando os anos de 2002, 2010 e 2011.

Sigla
Um dos últimos encontros de política que aconteceu no município foi o do PDT, que reuniu mais de 200 pessoas. O evento contou com a presença do presidente estadual, Romildo Bolzan, dos deputados federais Pompeo de Mattos e Afonso Motta, do secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, além das demais lideranças regionais, filiados, simpatizantes, e representantes de outros partidos políticos. Na oportunidade, as lideranças que se manifestaram destacaram o compromisso em aproximar a comunidade, a fim de dar continuidade na realização de um trabalho e desenvolvimento cada vez melhor, mais assertivo e consistente. Durante sua fala, o deputado Pompeo de Mattos manifestou o envio de mais uma emenda parlamentar para pavimentação de via no município.

Recurso
Em contato com a coluna, Nando Rosa, diretor do Trabalho, Emprego e Renda do Estado, destacou a destinação de um recurso no valor de R$ 80 mil para o município, que será aplicado em projetos de qualificação profissional, frisando que o Estado irá investir R$ 14 milhões nos municípios gaúchos, ainda em 2023, para melhorar os indicadores socioeconômicos e de empregabilidade.