Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Ofício

Na última sessão da Câmara de Vereadores, um dos temas abordados foi sobre a troca de lugares das bancadas

Na última sessão da Câmara de Vereadores, um dos temas abordados e comunicados a este colunista nos corredores, foi sobre o ofício enviado pelo MDB ao presidente do Legislativo de Flores da Cunha, vereador Clodo Rigo (Progressistas), sobre a troca de lugares das bancadas na Câmara de Vereadores. O oficio foi enviado pelo presidente municipal da sigla, Everton Scarmin (MDB): “Caro presidente, vimos lhe cumprimentar e desejar sabedoria na condução dos trabalhos da Casa Legislativa. Conhecendo a sua forma de trabalho agregadora, me estranha a forma em que vem conduzindo os trabalhos e ditando regras, sem querer ouvir seus colegas vereadores, em específico me refiro ao nosso partido, MDB, que sempre teve a maior bancada do município”.

Bancadas
Para entender um pouco mais sobre o ofício enviado, precisamos voltar no tempo. A história começa em 1964, quando o MDB elegeu seus primeiros vereadores, Cláudio Bedin e Pedro Rossi. Em conversa com o vereador e presidente municipal do MDB de Flores da Cunha, Éverton Scarmin, ele destacou que o MDB sempre esteve no lado direito das cadeiras no plenário, frisando que as maiores bancadas sempre acabam ficando no mesmo lugar, sejam nas esferas municipais, estaduais e federais, destacando que a mudança foi uma falta de respeito. “Temos tantos assuntos mais importantes e relevantes do que ficar discutindo onde senta, onde não senta, é só uma questão de respeito com a história do MDB no município”. 

Pronunciamento
No final da ultima sessão, o presidente do Legislativo de Flores da Cunha, vereador Clodo Rigo (Progressistas) fez a leitura do documento em resposta do presidente do MDB, enviado ao presidente da casa. Rigo salientou que continua conduzindo os trabalhos da Casa de forma agregadora e reforçou que não dita regras, que apenas cumpre o regimento interno da Câmara de Vereadores. “De forma alguma consideramos a troca de assentos, relativamente ao lado ocupado nas Legislaturas anteriores, uma afronta aos vereadores do seu partido, uma vez que a designação dos assentos observou questões de administração e logística, pois, dessa forma, os assessores dos vereadores da Mesa podem atender aos vereadores de suas bancadas e à Mesa livres de barreiras de locomoção, evitando assim o uso do corredor central, o que não é aconselhável em razão da filmagem para a transmissão ao vivo das sessões”.

Cadeiras
O plenário da Câmara de Vereadores é composto por nove cadeiras, número mínimo para a composição de uma Câmara de Vereadores conforme a Constituição Federal. Do lado esquerdo da Câmara ficaram os vereadores do MDB, ao contrário do que sempre era habitual e de tradição nas outros mandatos. O lado direito das cadeiras passou a ser ocupado pelas bancadas do Progressistas, Republicanos e do PSB.

Hospital
Na última segunda-feira, dia 22, a equipe administrativa do Hospital Fátima, representada pela diretora administrativa, Andreia Francescatto Vignatti, e pela diretora financeira, Cristiane Zin, viajou para Brasília em busca de recursos para o Hospital. Elas estiveram acompanhadas da vereadora e líder de governo Silvana De Carli (Progressistas). Como de costume, a comitiva visitou bancadas de diversos partidos e de diversos deputados que já possuem um certo vínculo com o município. Ainda sobre os bastidores dos gabinetes, a vereadora destacou que é necessário criar uma relação com eles para conseguir alguma coisa. “Infelizmente, a gente tem esse sistema político, que esse dinheiro que é nosso, a gente tenha que vir atrás deste recurso. A gente percebe que alguns deputados, em alguns momentos, querem ter alguém na cidade que vá apoiá-los”. Em detalhes sobre a viagem à capital federal para a coluna, Andreia Francescatto destacou que “precisamos garantir recursos para que nossa instituição tenha saúde financeira para encarar estas adversidades. As emendas parlamentares sempre são uma esperança para que possamos ter recursos para pagar todos  os envolvidos no processo e garantir um bom atendimento à comunidade e região”.