Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

O papel da imprensa

Nesta semana, a coluna Ensaio Político completa três anos desde sua primeira publicação

Nesta semana, a coluna Ensaio Político completa três anos desde sua primeira publicação. Muito aprendizado e muitos fatos políticos divulgados. Fatos estes que, quando lidos pelos dirigentes partidários ou simpatizantes, por inúmeras vezes, agradam como desagradam, pois sabemos que a arte da política e a crítica nunca estiveram em sintonia. E isso não é novidade: quando não se gosta da mensagem, a forma mais fácil é culpar o mensageiro. São constantes as críticas ou falta de respeito com este colunista e com o veículo de comunicação. Porém, sempre prevalecerá o profissionalismo, onde o lado pessoal é deixado de lado para darmos relevância ao que realmente importa e é a essência na arte de noticiar: contar os fatos e relatá-los da forma e originalidade que eles realmente são. Mantenho os mesmos princípios éticos desde a escrita das primeiras linhas neste semanal, principalmente para uma coluna que foi crescendo paulatinamente, em cada exemplar, através do conteúdo dos fatos e do que há de mais valioso na leitura de uma notícia, principalmente na esfera política: a credibilidade e a confiabilidade dos leitores. 
A coluna já passa pelo seu segundo governo e pela segunda legislatura. Somos um semanário, mas a busca por conteúdo e pela descoberta dos fatos políticos locais e, principalmente, nos bastidores, é diária. Tudo isso para você, leitor, ter o que há de mais completo e exclusivo na cobertura de tudo o que acontece em nosso município. Algo que sempre defenderei será a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão. Claro que com responsabilidade e lucidez. Vivemos em um estado democrático e quando noticiamos política sabemos que o debate acalorado é como um vulcão, sempre está prestes a entrar em erupção pela livre forma do pensar das liberdades individuais do cidadão, o que é importante para uma democracia, afinal, como dizia Nelson Rodrigues: “Quando todos pensamos iguais, não estamos sendo inteligentes ou pensantes”. 
Esta coluna sempre cedeu espaço para manifestações, trocas de ideias e defesas de posicionamentos para todas as siglas inseridas em nosso território local, sejam elas do espectro político que for. Dar voz e noticiar a todos, a liberdade de se expressar, o que me lembra Democracia e, me vem em mente, uma frase do filósofo Voltaire: “Posso não concordar com uma palavra do que diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la”. 

A tolerância na política

O dizer de Voltaire, citado acima, serve muito bem para os dias atuais, onde a intolerância e o respeito às opiniões contrárias tem dificultado e, até mesmo, findado a comunicação entre pessoas, inclusive, próximas, alimentando a ignorância, desavenças e a violência. Você deve estar se perguntando: Por que escrevo sobre tolerância em uma coluna de política de uma cidade pequena? Pois então, pelo que tudo indica teremos a mais polarizada e preocupante campanha política da história brasileira. Independente de ideologias, não aqui defendendo nenhuma, apenas contando os fatos, estes atos de intolerância, violência, falta de harmonia e entendimento entre os poderes podem tomar grandes proporções, mesmo começando através de pequenos atos. Aprendemos isso em 2016, com as grandes manifestações que tinham de início pouco mais de 300 pessoas. Queremos isto para a nossa sociedade que, ainda, chamamos de civilizada? Todo ser pensante sabe que não, pois nossa sociedade é composta por todas as classes sociais, das mais diversas ideologias políticas, e o que falta é a capacidade de convivência com quem não concorda com o outro. Discordar e debater sempre, desrespeitar jamais. 

Visita

Na última sexta-feira, dia 8, o senador Lasier Martins (PODEMOS) esteve em Flores da Cunha. Foi a primeira vez que ele visitou o município. A agenda do senador foi organizada pelo vereador Horácio Rech, do PSB. Mesmo não sendo do mesmo partido, o vereador disse que receber o senador foi um ato de agradecimento e de retribuir ao parlamentar o bom atendimento que teve quando esteve em Brasília. No roteiro, Lasier esteve visitando o gabinete do prefeito municipal, César Ulian (Progressistas), onde orientou o mesmo sobre o cadastramento do município nas emendas de bancada do Senado Federal, que acontecem no mês de novembro. Também foram abordados temas como as eleições e o cenário nacional da política. Outra visita do parlamentar foi ao Hospital Fátima, na qual Lasier, inclusive, destinou recursos e participou do jantar em comemoração aos 66 anos da entidade. Pelo município, visitou a sede do Jornal O Florense, conhecendo um pouco a história dos 35 anos do semanário, a estrutura e, por ainda ser lembrado como um grande nome da comunicação, falou sobre a imprensa e a política. Na ocasião da visita ao município, o senador estava acompanhado do vereador de Caxias do Sul, Maurício Marcon, que também é do PODEMOS. 

Humor

Recebi de um leitor um link de um Podcast, que tem como participante o presidente da Câmara de Vereadores, Ângelo Boscari Junior (PDT). Segundo o leitor, alguns assuntos, em tom de piada, não pegam bem para o chefe do Legislativo, principalmente por se tratar de uma pessoa pública. Aliás, mais pessoas comentaram sobre o fato. No Podcast, em tom irônico, são citados alguns temas como esporte, catadores de lixo e os craqueiros. Algumas falas que são ditas são referências aos recicladores de Caxias do Sul, onde os mesmos estariam ‘quebrando’ a Codeca em função do trabalho realizado. Também foram citados os usuários de crack e que eles estariam movimentando a economia e, inclusive, prestando um serviço melhor que o poder público, onde é dito: “Por mais cracudos na administração pública”. Foram citados os moradores de rua, dando a entender que o município possui o portal da Caverna do Dragão, onde as pessoas chegam, mas não conseguem mais sair. Claro que o Podcast é uma piada. Aliás, um dos participantes já possuía o podcast Colonews que, por sinal, era muito criativo e, inclusive, citava fatos políticos locais. Porém, quem tem vida pública sabe que pode ser mal interpretado, às vezes.  Ainda no episódio, o vereador diz que o humor não tem limite senão não se poderá falar mais nada.

Campanha

As peças no tabuleiro da pré-campanha gaúcha começam a tomar forma. O partido União Brasil oficializou apoio ao candidato Eduardo Leite, do PSDB, e pelo que surge de notícia dos bastidores, a sigla deverá indicar a vaga de vice na chapa. Havia uma especulação muito grande de que o MDB poderia ser o vice, mas a pressão pelos dirigentes partidários emedebistas era muito grande em prol da candidatura própria do partido. Um dos maiores defensores para que a sigla fosse protagonista e cabeça de chapa no pleito é o ex-governador José Ivo Sartori. Já em suas redes sociais, o pré-candidato ao governo do estado pelo MDB, Gabriel Souza, escreveu: “Nunca duvidem da força desse partido”.