Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Números

Eleição em andamento e os números dos postulantes a um cargo público foram divulgados pelo site do Tribunal Regional do Rio Grande do Sul

Eleição em andamento e os números dos postulantes a um cargo público foram divulgados pelo site do Tribunal Regional do Rio Grande do Sul. Confira quantos candidatos são para cada cargo disputado pelo estado do Rio Grande do Sul: 
Governador - 11 candidatos
Senado Federal - 9 candidatos
Deputado Estadual - 823 candidatos
Deputado Federal - 549 candidatos
O único caso diferente no formato da eleição é no Distrito Federal, território sede do governo federal, que não possui municípios, mas microrregiões. No Distrito Federal a população não vota para deputado estadual. Lá, os mesmos são substituídos para deputado distrital. 

Homenagem

Na sessão da segunda-feira, dia 22, por intermédio dos vereadores Silvana De Carli (Progressistas) e Vitório Dalcero (MDB), os vereadores concederam uma Moção de Congratulações à senhora Eroni Mazzochi Koppe, pela comemoração dos 25 anos da Escola Interativa. Empresária do ramo educacional, Eroni iniciou as atividades da escola em 1997, em Flores da Cunha e, em 2016, no município de Antônio Prado.

Encontro

Ocorreu em Flores da Cunha, nos últimos dias, o encontro do MDB, que recebeu diversas lideranças de outros municípios, inclusive do partido local Republicanos, que gerou assunto nos bastidores da política local. O fato de alguns membros do Republicanos, partido que está na base do atual governo municipal, oposição ao MDB, estarem presentes não agradou alguns Progressistas, segundo informações recebidas. Mas, como diz a famosa frase, em inglês, “Thinking Outside the Box”, conhecida no nosso ditado como “Pensar fora da caixa”, não há nada de mal em partidários participarem de eventos de outras siglas, afinal, os deputados emedebistas já contribuíram bastante com o município. Um exemplo deles é Osmar Terra, que destinou verbas para uma das últimas grandes obras do município, a Estrada Velha. Independente da legenda, sempre vai bem uma recepção com quem contribui com a cidade. Já dizia Aristóteles sobre a importância de criar ‘amizade’ entre os membros da cidade.

Visita

Na quarta-feira, dia 24, quem esteve no município foi o deputado federal Pedro Westphalen (Progressistas). Na ocasião, ele esteve visitando o gabinete do prefeito municipal, César Ulian (Progressistas), onde recebeu demandas locais das lideranças. O encontro foi via intermédio da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), que é apoiadora e coordenadora de campanha de Westphalen na região da Serra. Segundo Silvana, entre as principais pautas do parlamentar, voltadas ao município, está a de enviar anualmente emendas e continuar apoiando o Centro de Convivência do Idoso, bandeira bastante defendida pela vereadora.

Informação

O Brasil vive o início da eleição mais polarizada da história. Até então, tudo bem, pois vivemos em uma Democracia e discordar faz parte do ato de decidir. O principal obstáculo desta eleição é a desinformação. Desinformação promovida principalmente por grupos de WhatsApp, nos quais qualquer um vira criador de vídeo com teorias conspiratórias, sem a mínima noção do que está divulgando; o que não é benéfico para a sociedade. Independente do lado ideológico, não é de hoje que temos ‘admiradores secretos’ de regimes autoritários ou, até mesmo, de características de ditaduras, propriamente ditas, tanto de esquerda como de direita. Sabe qual é uma das principais características de um regime autoritário? O controle da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa. Este assunto vem à tona diretamente no noticiário, principalmente quando se trata da principal corte judiciária do país, o Supremo Tribunal Federal. Existem erros de todos os lados? Sem dúvida, pois o caso dos empresários que tiveram mandados de busca e apreensão na semana soa um pouco autoritário por parte do ministro Alexandre de Moraes. As pessoas não podem mais discordar? As pessoas não podem estar insatisfeitas com o governo e o sistema judiciário? Claro que sim, e devem, porém, muitos esquecem que junto com a liberdade de expressão vem as responsabilidades. Eu tenho a liberdade de chamar alguém de corrupto, mas tenho que provar as minhas falas, ser responsável pelo que falo. Ficou mal para o ministro que, em alguns momentos, pega um pouco ‘pesado’ com os discordantes, assim como pegou, e muito mal, para os empresários defenderem um golpe. Queremos o fechamento do Congresso, da corte judiciária, dos meios de comunicação? Meu caro leitor, convenhamos que as coisas não andam nenhum pouco da maneira que a gente gosta e a altura que nossa pátria merece, isso concordamos e notamos a insatisfação por parte dos brasileiros, mas defender fechamento do Congresso, da corte judiciária, fechamento dos meios de comunicação, são atos que estão longe de fazer parte de uma nação democrática, mas sim de um regime autoritário. Para refletir.