Municípios
Sobre eleições, a ex-senadora Ana Amélia Lemos deverá novamente concorrer ao senado federal, porém não será pela sigla do Progressistas
Na última semana, a ex-senadora Ana Amélia Lemos (Progressistas), em contato via telefone com este colunista, falou sobre a aprovação da PEC 122, ainda de 2015, de sua autoria, na qual foi aprovada em Comissão Especial na Câmara dos Deputados. A PEC tem como objetivo proibir a criação de qualquer encargo, custo, aumento de despesas para as prefeituras sem que sejam feitas as indicações das fontes de custeio, caso as mesmas despesas não constem na Lei Orçamentária Anual. Além de falar da PEC, é claro que falamos da eleição deste ano. Ana Amélia frisou que deverá novamente concorrer ao senado federal, porém não será pela sigla do Progressistas – ela destacou que possui diversos convites.
Tribuna
O vereador Clodo Rigo, do Progressistas, destacou a importância do setor turístico e enalteceu a Parceria Público Privada. Clodo citou que as PPPs são importantes, principalmente nos investimentos ligados aos eventos, citando como um dos exemplos a realização da Fecouva, que teve parte da infraestrutura cedida pelo município e a organização da festa realizada através da comunidade. Enalteceu que, inclusive, a comunidade em geral pode contribuir com a limpeza e o cuidado das calçadas para termos uma cidade mais apresentável. Outro assunto abordado pelo vereador foi sobre o novo decreto referente a não obrigatoriedade do uso de máscaras para crianças menores de 12 anos. Clodo salientou que, até mesmo os adultos, não deveriam mais usar máscaras em local público, devido às regras serem incoerentes se comparadas de situações como quando se entra em um restaurante ou eventos, que o cidadão já não usa mais a máscara.
Recursos
Na semana passada, o vereador do PSB, Horácio Rech, esteve em Brasília em busca de recursos para o Hospital Fátima e para a estrada do Gavioli. Na ocasião foram feitas visitas em diversos gabinetes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Em comunicado à coluna, o parlamentar reiterou que gostaria de poder divulgar boas notícias, porém voltou de “mãos vazias” no que se refere aos recursos que seriam destinados para a APAE. Ele deverá levar a pauta à público nos próximos dias. Aproveitando o assunto de recurso, o presidente do MDB local, Éverton Scarmin, comunicou a destinação de R$ 200 mil ao Hospital Fátima, de autoria do deputado federal Osmar Terra (MDB).
Reciclagem
No uso da palavra no grande expediente, o vereador Luizzão (Republicanos) destacou a crescente instalação de empresas no município, o que resulta no aumento de produção e estruturação das mesmas, onde acabam por gerar mais resíduos. O edil destacou a importância de serem realizadas campanhas de conscientização de separação do lixo, onde traria ganhos não só para as pessoas que trabalham na usina de reciclagem, bem como para o meio ambiente. Luizzão também frisou os benefícios da Lei 14260, de autoria do deputado Carlos Gomes, do Republicanos, na qual estabelece políticas públicas de incentivo à reciclagem.
Pleito
E por falar em campanha política, tudo indica que nos próximos dias o governador Eduardo Leite, atualmente no PSDB, anunciará a sua filiação ao PSD, partido no qual deverá concorrer à Presidência da República. O PSD, inclusive, tem feito diversos contatos de filiação com a ex-senadora Ana Amélia Lemos, para que a mesma seja a candidata ao senado, na qual poderá disputar a única vaga ao lado de nomes como o vice-presidente General Mourão, que assinou filiação com o partido Republicanos.
Mulheres
Na sessão de segunda-feira, dia 28 de fevereiro, a vereadora do Progressistas, Silvana De Carli, protocolou um projeto de resolução na qual altera a memória do Legislativo para que seja feita a inclusão da galeria das vereadoras. Como em março é comemorado o mês da mulher, está prevista a realização de uma sessão solene para homenagear as mulheres que ocuparam uma vaga do Legislativo do município.
Big Brother
Após a sessão de segunda-feira, dia 28, membros do Progressistas comentaram ao colunista sobre a implantação de uma câmera de segurança dentro da bancada do MDB, algo que não acontece com as demais bancadas. Procurada pela coluna, a assessora da bancada informou que o motivo do monitoramento se dá em virtude de garantir a segurança pessoal de alguns fatos ocorridos dentro da sala da bancada, e que, inclusive, não havia muita diferença, pois o corredor do Legislativo também é monitorado.
Crematório
A instalação do primeiro crematório para animais da Serra Gaúcha tem gerado um pouco de polêmica, principalmente entre os moradores do distrito de Otávio Rocha, local onde o empreendimento será construído. O descontentamento é em virtude de que o mesmo estaria localizado em uma área que hoje é considerada uma rota turística na localidade.