Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Manifestação

“A ampliação do atendimento para a retirada de medicamentos é uma proposta de governo que só não foi implementada antes devido a aspectos legais recorrentes da pandemia”

Na quarta-feira, dia 15, foi realizado um ato em frente à prefeitura municipal, organizado pela suplente de vereadora Angela Cardoso, que pelo período de um mês assumiu a vaga do vereador Luizzão, do Republicanos. O objetivo da manifestação era de pressionar a administração municipal para que fosse ampliado o atendimento na farmácia do posto de saúde, na área central. A proposta, inclusive, estava no plano de governo do prefeito César Ulian (Progressistas) – item 9 entre as propostas da área da saúde, que ainda está disponível na internet. Por fazer parte do partido de situação ao atual governo, o Republicanos, sigla do atual vice-prefeito, Marcio Rech, a reinvindicação da vereadora acabou causando descontentamento por parte do governo municipal e pelos próprios membros do partido, que receberam manifestações contrárias ao ato no grupo do WhatsApp do partido. Segundo informado por Angela, cerca de 30 pessoas estiveram presentes no ato, além das inúmeras assinaturas coletadas. Em contato com o colunista, a edil diz ter sido pressionada pelo prefeito e vice-prefeito municipal durante o ato e que os mesmos haviam recebido críticas por algumas pessoas ali presentes. Em contrapartida, a coluna procurou a administração municipal para saber sobre o fato e a proposta. “A ampliação do atendimento para a retirada de medicamentos é uma proposta de governo que só não foi implementada antes devido a aspectos legais recorrentes da pandemia, que impossibilitariam a contratação de pessoas e realização de concurso público”, destacou Rech. Marcio ainda frisou que já estão em processo de organização das equipes e, em breve, o horário de atendimento da farmácia será ampliado de acordo com o compromisso assumido. 

Encontro

Na última sexta-feira, dia 17, Flores da Cunha recebeu o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos). É a primeira visita oficial de um vice-presidente ao município. Mourão esteve realizando uma palestra para cerca de 350 pessoas no salão paroquial. Claro que por ser um evento político, foi pra lá do convencional, devido a todo o esquema de segurança envolvido. O perfil do público que assistia Mourão, claro, era de direita, e foram vários os assuntos que no decorrer da semana o público esperava ouvir do vice-presidente, mas, um dos mais mencionados foi a Amazônia. 
A palestra foi bastante elogiada pelos espectadores. Alguns até comentaram que saíram impressionados. Teve um leitor que me reportou achar que Mourão tinha, até mesmo, mais conhecimento que o próprio presidente. Quem estava na linha de frente do evento era a pré-candidata a deputada estadual Cláudia Mantovani (Republicanos). E por falar em Republicanos, este evento poderá trazer bons frutos a sigla, atraindo simpatizantes e, até mesmo, filiados. Estiveram presentes no evento os deputados estaduais Fran Somensi e Tenente Coronel Zucco, e os deputados federais Carlos Gomes e Liziane Bayer. 

Homenagem

A sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha ganhou nome nesta segunda-feira, dia 20. A homenagem, de autoria do vereador Clodo Rigo (Progressistas), denomina o ambiente do Legislativo de Sala de Reuniões Sérgio Fontana. O homenageado já foi vereador em 1993 a 1996, pelo PPB, sigla que atualmente é o Progressistas, tendo sido também o contador do partido. Fontana faleceu no dia 5 de abril de 2021. 

Emendas

Duas verbas foram anunciadas na última sessão do Legislativo. Uma, do deputado federal Heitor Schuch (PSB), no valor de R$ 150 mil. Outra, do senador Lasier Martins (PODEMOS), no valor de R$ 100 mil. Ambos os valores serão destinados para o Hospital Fátima de Flores da Cunha e serão utilizados para incremento temporário ao custeio de Atenção Especializada de Saúde.

Premiação

A pesquisa de opinião Marcas Mais Lembradas divulgou os vencedores do Prêmio Parlamentar do Ano para a região da Serra – Região da Uva e do Vinho, referente ao ano de 2021. Dos premiados, cinco são homens e quatro são mulheres. Entre as mulheres, está a vereadora de Flores da Cunha Silvana De Carli (Progressistas). A premiação ocorrerá no dia 19 de agosto, em Gramado.