Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Manifestação

A Praça da Matriz em Porto Alegre, centro de importantes e polêmicas manifestações políticas, contou com mais um episódio

A Praça da Matriz em Porto Alegre, centro de importantes e polêmicas manifestações políticas, contou com mais um episódio nesta quarta-feira, dia 10. Mesmo em meio à pandemia, a frente do Palácio Piratini ficou tomada por um movimento encabeçado por empresários, comerciantes, representantes do segmento de esporte e academias, eventos, restaurantes e demais setores. Um grupo de pessoas de Flores da Cunha esteve presente no movimento, onde foi destacado que as restrições impostas pelo governo não trarão os benefícios desejados para o Estado. Segundo organizadores, o movimento tem consciência das dificuldades enfrentadas pelo setor da saúde e seus profissionais, porém foi ressaltado  o objetivo de se ter um bom senso com o propósito de salvar vidas sem comprometer a economia e empregos.  

Polarização
Após o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter suas condenações anuladas pelo ministro do STF, Luiz Edson Fachin, o que o tornou elegível e apto para concorrer à eleição de 2022, todo o cenário político nacional foi pego de surpresa, acalorando o debate nas redes sociais entre lulistas e bolsonaristas. Um dos pleitos históricos marcados pela polarização foi a eleição presidencial de 2014 disputada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e por Aécio Neves (PSDB). Naquele momento, o PSDB era visto como representante dos grupos de direita, formato que atualmente não acontece mais. As principais lideranças do PSDB adotam um discurso em que a sigla deve concorrer como partido de centro, fugindo do radicalismo e principalmente do clima de polarização, frase dita inclusive pelo Governador do Estado e possível pré-candidato à presidência da República, Eduardo Leite (PSDB). “É preciso acabar com os extremos antes que os extremos acabem com a gente”. Outra frase que gerou polêmica nos bastidores do Palácio do Planalto, foi o recado do ex-presidente Lula (PT) ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro: “Não sigam nenhuma decisão imbecil do presidente da República”.

Diretório
Ainda sobre o assunto Lula, e mesmo que as eleições nacionais não tenham uma interferência direita no cenário local, o assunto esteve presente entre algumas lideranças partidárias locais e, principalmente, simpatizantes da esquerda, entre elas o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Paulo Couto, que em contato com a coluna Ensaio Político destacou sobre os trâmites jurídicos ocorridos com o ex-presidente. Segundo Couto, ainda é cedo para tirar conclusões. “Obviamente que isso mexe com o cenário político como um todo, pois é uma personalidade política muito forte, tem quem goste e tem quem não goste”.

Economia
Na última sessão, o vereador Guga Forlin (MDB) se solidarizou com os comerciantes do município que continuam com as portas fechadas, principalmente o comércio não essencial, destacando entre as principais dificuldades o pagamento de aluguel, luz, água e funcionários do pequeno comércio. Forlin também destacou que recebeu ligações de comerciantes descontentes e indignados referentes à realização do jogo do Juventude, ocorrido no município.

Visita
Na quarta-feira, dia 10, o deputado estadual Paparico Bacchi (PL) esteve em Flores da Cunha realizando algumas visitas. Entre elas, a visita ao Hospital Nossa Senhora de Fátima. Segundo a administradora do Hospital, Andreia Francescato Vignatti, entre as solicitações ao parlamentar foi de indicação de recursos para serem utilizados com o custeio e manutenção da entidade. O deputado também colocou seu mandato à disposição do vereador Horácio Rech (PSB) para atender demandas do município.