Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Limpeza

O vereador Diego Tonet, do Progressistas, fez a indicação para que seja instituída a Taxa de Limpeza de Terrenos Baldios

O vereador Diego Tonet, do Progressistas, fez ao Executivo municipal a indicação para que seja instituída no Código Tributário Municipal a Taxa de Limpeza de Terrenos Baldios, onde a prefeitura realizaria a limpeza em terrenos descuidados, com acúmulo de sujeira, água, resíduos, restos de lixo e até mesmo de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras. O vereador destacou que a limpeza se faz necessária tendo em vista que o município possui 5 mil lotes sem construção e que, sem os cuidados, teremos em breve uma selva urbana. Em 2019, um projeto semelhante foi apresentado pela ex-vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), mas foi vetado pelo ex-prefeito Lídio Scortegagna (MDB).

Comunidade


Já é a terceira sessão na qual o vereador Horácio Rech, do PSB, faz reinvindicações por melhorias na estrada do Travessão Gavioli, localizada na Capela de São Valentim. Segundo o edil, os moradores já pagaram a base para o asfaltamento há aproximadamente 10 anos, na época do governo Hernani Eberle (PSB), e até o momento não foram atendidos. Rech destacou que a comunidade aguarda pelo asfaltamento do trecho de cerca de 1,3km e também reforçou a importância de realizar uma pavimentação no acesso de entrada da capela de São Valentim. As justificativas para as solicitações das melhorias é que na estrada há diversas famílias residentes, produtores de alho, silos, cantina, criações de frango e, inclusive, alguns moradores cedem seus espaços particulares como parada de ônibus para crianças. “Por tudo que a prefeitura arrecada, esses produtores merecem ser atendidos”. 

Denúncias
O vereador Ademir Barp (MDB) fez a indicação ao Executivo municipal para que seja criado temporariamente um canal, ou até mesmo um número de WhatsApp, para denunciar aglomerações em virtude do descumprimento dos decretos no combate ao Covid-19.

Nota
Na última edição, o presidente municipal do PSD, Michel Vens Renosto, enviou uma nota para esta coluna na qual defendia uma redução do salário dos vereadores no momento de pandemia, tendo em vista que o comércio não pode trabalhar acumulando assim prejuízos financeiros. Nos bastidores e por alguns parlamentares, a nota foi classificada como uma ‘demagogia’.

Alimentos
Ação rotineira na comunidade, praticada principalmente pelos estabelecimentos de alimentação, a doação de alimentos foi tema de um projeto aprovado na Câmara de Vereadores. A proposta é de autoria do vereador Luiz André de Oliveira (Republicanos) e entre as principais características está a doação para pessoas ou entidades. Apesar de o projeto ser de doação, um dos parágrafos estabelece que fica proibida a doação de alimentos que sejam sobras ou restos de alimentos que já tenham sido servidos para o consumo individual ou para o público, sendo apenas permitida a doação de alimentos novos. A norma se aplica para restaurantes, lanchonetes, padarias, mercados e supermercados. O vereador Luizão destacou que uma das motivações na elaboração do projeto é a falta de comida na mesa de cidadãos em função do grande desperdício de alimentos no país, situação preocupante que já é uma realidade inclusive no município.

Horários
O vereador Angelo Boscari Junior (PDT) fez uma indicação ao prefeito municipal para que seja estudada a viabilidade técnica para a ampliação dos horários de atendimento da Farmácia Básica Municipal, o que parece ser uma ótima estratégia, tendo em vista que em grande parte dos estabelecimentos e órgãos públicos, onde houve diminuição de horários, resultou em maior circulação de pessoas por período. A ampliação de horários em postos de saúde já é aplicada em diversas prefeituras do país, sugerida também pela Secretaria de Saúde do Estado. Já no setor privado, a ampliação de horários é defendida por diversas entidades representativas do comércio. O edil também defendeu para que sejam feitas melhorias no sistema de marcações de consultas e exames nas unidades básicas. Segundo Boscari, o objetivo é diminuir aglomerações bem como o tempo de espera, ampliando horários inclusive aos meios-dias e em finais de expedientes para que trabalhadores não tenham suas rotinas prejudicadas, e que as medidas serão benéficas também além do período da pandemia.