Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Legislativo

São inúmeros os leitores do Jornal O Florense que, ao falarem de política, comentam que o clima na Câmara de Vereadores ainda está calmo

São inúmeros os leitores do Jornal O Florense que, ao falarem de política, comentam que o clima na Câmara de Vereadores ainda está calmo. Primeiro ano de mandato? Será que teremos uma legislatura com os debates calorosos e polêmicos como nas antigas? Na sessão da segunda ocorreu um pequeno debate entre o vereador Guga Forlin, do MDB, e a vereadora Silvana De Carli (Progressistas). Na legislatura passada o debate era sempre acalorado pela ex-vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) e pelo ex-vereador e candidato e prefeito Moacir Ascari, do MDB. Teremos substitutos para a dupla? Vamos aguardar os próximos capítulos. 

Uva I
Na última sexta-feira, dia 10, lideranças de Flores da Cunha estiveram reunidas na Expointer para tratar de um tema de interesse local: o preço da uva. O encontro contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que anunciou uma linha de crédito especial para compra da safra. Estiveram participando do encontro a vereadora Silvana De Carli (Progressistas), o presidente do STR de Flores da Cunha, Olir Schiavenin, o vice-presidente da Cooperativa Nova Aliança que também representava a Fecovinho, Joel Panizzon, o deputado federal Afonso Hamm (Progressistas), os deputados estaduais Carlos Búrigo (MDB) e Silvana Covatti (Progressistas), que integram a frente parlamentar da Vitivinicultura na Assembleia Legislativa. Outra presença confirmada no encontro foi do senador Luiz Carlos Heinze, pré-candidato ao governo do Estado pelo Progressistas.

Uva II
Em contato com o colunista, o vereador Guga Forlin (MDB) falou sobre as informações apresentadas pela vereadora Silvana De Carli (Progressistas) na tribuna onde tratava dos custos do preço da produção da uva. “É uma vergonha o agricultor ser pago em 12 parcelas, onde não tem recursos livres para fazer os seus investimentos, e que além dos custos apresentados pela edil existem muitos outros fatores e custos”.

Oposição I
Durante as explicações pessoais, o vereador Guga Forlin (MDB) também comentou sobre o projeto de municipalização da estrada que liga Flores da Cunha a Nova Pádua, na qual o vereador Diego Tonet (Progressistas) questionou sobre qual foi o motivo da demora da solicitação de municipalização da via na gestão anterior, já que Nova Pádua realizou ainda em 2019 e, Flores da Cunha, somente em 2020.
Em resposta aos vereadores da base de governo, Guga rebateu. “O prefeito César Ulian (Progressistas) foi vereador na gestão passada e hoje é prefeito, vocês estão encontrando alguma dificuldade para municipalizar isso?”, questionou.
Guga, em contato com a coluna, reforçou que a oposição está cobrando mais agilidade da administração.

Oposição II
Ainda no pequeno expediente, a vereadora Silvana De Carli (Progressistas) destacou que a obra da Estrada Velha segue lenta, pois a empresa responsável estaria sem receber o pagamento. Ainda em resposta ao vereador Guga, Silvana destacou que a administração assumiu o governo mesmo sabendo das 'bombas' que ficaram da administração passada, citando o regime geral da previdência, a Lei de proteção de dados que, segundo Silvana, poderia ter sido colocada em prática ainda em 2018, e citou também que o atual governo começou a administrar o município com 30 pessoas a menos na equipe  administrativa.

Educação

Na sessão do dia 13 de setembro, o vereador Vitório Dalcero (MDB) foi autor de duas homenagens. Uma delas foi a Moção de Congratulações entregue para a diretora da Escola de Ensino Fundamental Horácio Borghetti, Fabiana Simonaggio, extensiva a todos os professores, funcionários e alunos da escola, em virtude da fundação dos 70 anos. Outra Moção apresentada foi para a diretora da Escola Estadual Professor Targa, Andreia Pegoraro, extensivo a toda a equipe da escola e funcionários, em virtude dos 60 anos de fundação.