Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Juventude

O encontro da juventude do MDB ocorreu na sexta-feira, dia 16 de agosto

O encontro da juventude do MDB ocorreu na sexta-feira, dia 16, e contou com a presença dos vereadores locais, do ex-prefeito Renato Cavagnoli, e secretários municipais. O evento também  teve a presença do deputado estadual Tiago Simon, que palestrou para os jovens sobre o atual cenário político estadual e federal. Durante o encontro, o prefeito Lídio Scortegagna apresentou um resumo das ações da administração pública com ênfase para os projetos para os jovens. Conforme o prefeito, o investimento foi superior a R$ 4 milhões para o transporte gratuito universitário e escolar. Ele também destacou o início das obras da pista de esportes radicais, as bolsas de estudos para filhos de agricultores para ensino técnico, a realização de diversos eventos culturais e os incentivos para permanência no campo. Lídio salientou que nos últimos sete anos já foram pavimentados mais de 76 km de estradas e ruas de Flores. O presidente da Juventude do MDB, Guga Forlin, agradeceu o prefeito Lídio pelo espaço que os jovens têm no atual governo, inclusive com cargos no primeiro e segundo escalão. 

Congratulações

O vereador Moacir Ascari (MDB) foi o autor da Moção de Congratulações ao presidente da 14ª Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), Darci Dani,  à coordenadora da Comissão Social, Vânia Dani, à rainha Fernanda Molon Andreazza, às princesas Júlia Brandalise Dondé e Sabrina Variani; às embaixatrizes Bruna Salvador, Bruna Gelain Tonet, Camille Machado Piccoli, Cristiane Carraro, Débora Guarese, Evelyn Visentin Marzarotto, Fernanda Posso, Gabriela Cavalli, Letícia Tomazzoni Caberlon, Letícia Golin, Maísa de Col e Verônica Lovison Corso; às soberanas da 13ª Fenavindima, rainha Janaína Massarotto, princesas Camila Baggio e Mayara Zamboni, e demais membros da diretoria.

Liberdade econômica

O  vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) usou a tribuna na sessão da Câmara de Vereadores desta semana para falar da medida provisória 881, que trata da liberdade econômica. A medida ainda necessita ser votada no Senado e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) até final de agosto, para virar lei e não perder sua validade. A medida provisória tem por objetivo a desburocratização na área econômica e na melhoria de vida dos brasileiros. A 881 foi aprovada pela Câmara dos Deputados por 345 votos favoráveis e 77 contrários. 
A medida deverá influenciar diretamente nos pequenos e médios empreendedores – as prefeituras deverão enviar projetos de leis para os legislativos municipais para atender as suas necessidades. O vereador ainda destacou que este foi um dos principais projetos do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressitas). Entre as principais mudanças com a medida provisória estão: trabalho aos domingos, carteira de trabalho eletrônica, registro de ponto, bancos poderão abrir aos sábados, fim da exigência de alvará para atividades de baixo risco, fim do eSocial, desconsideração da personalidade jurídica e  registro de documentos de forma digital. 

Prestação de contas

O vereador Éverton Scarmin (MDB) usou o grande expediente para fazer uma prestação de contas do governo do prefeito Lídio Scortegagna (MDB).  Ele citou as principais obras realizadas e as que estão em andamento, além dos projetos sociais. Entre as principais obras destacadas pelo vereador: Niae, Casa da Cultura, Cemel, pista de esportes radicais, Complexo de Oficinas, Casa Dei Noni, reforma da Escola Santa Teresinha, ampliação da Irmã Tarcísia, ampliação na Escola São José, canalização no Monte Belo, reforma no Corpo de Bombeiros, apartamentos e loteamento populares, Estrada de São Valentin, Estrada da Gruta, Estrada de Santa Justina, Estrada Ângelo Doro, Serra Negra, Estrada do Acioli, Rua Ângelo Domingues Preto, Rua Flores da Cunha, UBS de Otávio Rocha, nova sede do CRAS, Ginásio da Escola São José, Parque Linear, Escola de Gastronomia, pintura do centro administrativo. Nesses anos de governo, foram investidos 18% do orçamento em saúde – R$ 3,4 milhões para o Hospital Fátima. 

Plenário em alta

Um bom exemplo de participação foi o plenário da última semana. Estava cheio em virtude da presença da comitiva da Fenavindima. Poderia a população acompanhar mais  o trabalho do legislativo e de suas principais decisões?

Siglas

Duas siglas tradicionais da política de Flores da Cunha, PDT e  Progressistas, poderão ter candidaturas únicas ou existe a possibilidade de uma  nova coligação para 2020?