Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Indiretas

Semana vai, semana vem, e as provocações não param

Semana vai, semana vem, e as provocações não param. Na abertura da Expointer, um dos expositores de salame, ao apresentar o produto a comitiva presidencial foi questionado pelo presidente em tom irônico se o ‘salame’ era do governador do Estado. As indiretas do presidente ao governador, em virtude da opção sexual declarada, já são constantes, ainda mais que Eduardo Leite (PSDB) poderá estar junto com Bolsonaro nas próximas eleições. Outra provocação da semana foi a mensagem do empresário Luciano Hang, dono da Havan, para o ex-presidente Lula, que fez uma conta no Linkedin, rede social usada para negócios e currículos, onde disse: “Lula no Linkedin é como o Papa no Tinder”.

Documento

Nos últimos dias, o assunto da municipalização da VRS-814 foi um dos temas mais falados entre o Executivo e o Legislativo de Flores da Cunha. O vereador Diego Tonet (Progressistas), em contato com a coluna, comunicou que foi feito um ofício também se tratando sobre a municipalização da estrada, que liga Flores da Cunha a Nova Pádua, juntamente com os vereadores da cidade vizinha. O projeto, que solicita ao DAER autorizar a municipalização da estrada foi encaminhado pela Casa Civil do Rio Grande do Sul para a Assembleia Legislativa. Segundo informações do gabinete do deputado Sérgio Turra (Progressistas), intermediador das tratativas junto ao governador do Estado, e que protocolou o projeto na Assembleia no dia 16 de setembro, a expectativa é de que para nos próximos dias já ocorra a votação do mesmo. 

Campanha

A campanha presidencial já está a todo vapor e a busca pelo espaço da terceira via tem sido cada dia mais disputada. O governador Eduardo Leite  já teve a sua pré-candidatura lançada para as prévias da escolha do candidato do PSDB nacional para a eleição de 2022. Seu principal opositor interno na disputa é o governador de São Paulo, João Dória. Além de Leite e Dória, os dois mais cogitados para o pleito, também entram na disputa o senador Tasso Jereissati e o ex-senador Arthur Virgílio.

Imprensa

A política e a imprensa sempre andaram juntas, porém nem sempre em sintonia. Em nível nacional e em clima de campanha presidenciável os ataques aos meios de comunicação são recorrentes e vem de todos os lados, seja de esquerda ou de direita. Para refrescar a memória de alguns, em 2014, quando os meios de comunicação noticiavam as prisões, os pontos negativos e as irregularidades do governo do PT e da esquerda, a imprensa tinha bons olhos e tinha serventia, pois criticava o outro lado. Naquela época, o inimigo do governo também era a imprensa que nas ruas era chamada pelo bordão ‘golpista’. Nos dias atuais, a peça continua a mesma, porém com outros personagens. Hoje o governo de direita é quem ataca a imprensa. Somos sabedores que alguns políticos não gostam da crítica, mas devem lembrar que servem à população e que sempre estarão sujeitos a opiniões adversas. Fica a reflexão: não adianta botar culpa no mensageiro por causa da mensagem. As vezes o fanatismo faz com que alguns não enxerguem a verdade, e isso seja de qual ideologia ou sigla for. 

Tribuna

No uso do grande expediente, o vereador Angelo Boscari Junior (PDT) defendeu o projeto de sua autoria chamado ‘Um canteiro para chamar de seu’, que tem por objetivo incentivar parcerias público privadas, onde empresas do município poderiam adotar e manter canteiros no município. Boscari também falou sobre o projeto apresentado pelo governo do Estado, a Lei Orçamentário Anual, que apresenta a queda nas alíquotas de ICMS. O edil lembrou uma frase dita pelo governador à imprensa acerca do crescimento do Estado. “Apesar da crise e da pandemia no RS, neste governo o Estado cresce bem mais do que o Brasil, três vezes mais”. A frase do governador seria uma indireta em comparação com a gestão do presidente Jair Bolsonaro? Outro anúncio do governador que não deve ter agradado o presidente, é a redução do ICMS sobre combustíveis, energia e das telecomunicações. O impasse do preço do ICMS é um dos principais motivos de embate entre Leite e Bolsonaro.

Oposição

Guga Forlin (MDB) tem se sido a voz da oposição na Câmara de Vereadores, e isso que o clima ainda está morno, como disse um membro da executiva do MDB local. “O primeiro ano é mais tranquilo, o pessoal ainda está de lua de mal com o novo governo, depois as coisas mudam”. Guga respondeu as falas da vereadora Silvana De Carli (Progressistas), líder de governo, que havia argumentado se a oposição queria que a administração fizesse algum tipo de milagre com apenas oito meses de governo “Milagre com 12 milhões em caixa é meio difícil de acontecer”. Guga destacou que todas as manifestações e posicionamentos são para contribuir com a atual administração e quem sofre é o munícipe de Flores da Cunha. Ainda no pequeno expediente, o edil falou em nome da bancada do MDB para que se incluía no plano de mobilidade urbana a questão do desvio do pedágio, onde em alguns perímetros o número de acidentes é constante.Ainda sobre o assunto abordado pelo vereador nas últimas semanas, ele destacou que recebeu notícia do deputado estadual Vilmar Zanchin, do MDB, sobre o envio do documento da Casa Civil a Assembleia para municipalização da Estrada que liga Flores da Cunha a Nova Pádua.