Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Imprensa

“Não existe Democracia sem a Liberdade da Imprensa”

No grande expediente, o presidente da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, Clodo Rigo (Progressistas), usou a palavra para falar da imprensa e parabenizar os jornalistas pelo seu dia. Clodo destacou o notável trabalho realizado pela imprensa local enfatizando a imparcialidade, o profissionalismo e a importância dos veículos de comunicação para a divulgação dos atos do Legislativo, onde fez também algumas críticas à imprensa nacional. Quando tratamos dos temas Política e Imprensa nada melhor relembrar o que dizia um dos presidentes dos EUA, Thomas Jefferson: “Não existe Democracia sem a Liberdade da Imprensa”. 

Educação

No uso da tribuna no grande expediente, o vereador Vitório Dalcero (MDB) fez uma análise de como anda o trabalho do Governo Federal em tempos de pandemia. “Lamento que na área da educação, o Governo Federal não esteja sequer se manifestando sobre a situação. Não emitiu nenhuma orientação às redes de ensino. Enquanto especialistas apontam uma década de atraso nestes dois anos de pandemia, o único movimento do atual governo é este: aprovar o ensino domiciliar, ou seja, desobrigar o Estado da sua principal obrigação, a educação”.

Moção

Na última segunda-feira, dia 12, os vereadores aprovaram a Moção de Congratulações para a Vinícola Monte Reale em homenagem pelo título de melhor cerveja do Brasil do rótulo Além Bier - Merlot Grape Ale, na categoria Wild Beer. A homenagem foi extensiva ao mestre cervejeiro e sommelier Carlos Mioranza, ao diretor-presidente da empresa, Enio Mioranza, e ao enólogo Giovani Giotto. 

Estrada

O vereador Guga Forlin, do MDB, destacou que recebeu do deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB) o parecer do projeto aprovado no qual municipaliza a ERS-9050, que liga Flores da Cunha ao distrito de Otávio Rocha. O deputado é relator da Comissão de Assuntos Municipais que tratava do projeto, na qual obteve 51 votos favoráveis e nenhum voto contrário na Assembleia Legislativa do RS. Após a aprovação no Legislativo gaúcho, o projeto precisa ser sancionado pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Filiação

Neste sábado, dia 17, às 10h, será realizado de forma virtual o FILIA 10, evento de expansão partidária que acontece anualmente em abril. O ato é uma mobilização em busca de filiações e será transmitido pelas páginas do Republicanos de cada cidade da região. Estarão presentes na transmissão o vereador Luiz André de Oliveira e o vice-prefeito Márcio Rech, representando o município. O evento também contará com a presença dos deputados estaduais Sérgio Peres e Fran Somensi e do deputado federal Carlos Gomes.

Problemas

A semana foi de tentativas e busca por soluções de problemas entre as lideranças de Flores da Cunha e Nova Pádua. No Pequeno Paraíso Italiano, foi realizada uma reunião para tratar dos constastes problemas na área das comunicações, seja na telefonia fixa ou internet, onde alguns munícipes também reportaram aos vereadores o não cumprimento na entrega dos serviços pelas empresas contratadas. Segundo o presidente do Legislativo de Nova Pádua, Maico Morandi (Progressistas), será feito um levantamento dos prejuízos causados aos moradores e, provavelmente, será cobrado o ressarcimento por vias judiciais junto às prestadoras caso necessário. Morandi frisou que o intuito maior é a resolução dos problemas. A reunião contou com a presença de alguns vereadores e também de um advogado especialista no assunto. 
Já em Flores da Cunha, mais um episódio da Corsan. A falta de fornecimento de água em alguns bairros da cidade, e em determinados horários e dias, tem gerado polêmica e indignação de diversos munícipes, principalmente nas redes sociais. Após reunião com representantes da Corsan, o prefeito César Ulian (Progressistas) destacou: “Convocamos a Corsan para nos assegurar o abastecimento. Serão tomadas atitudes emergenciais para o curto prazo e no final do mês de abril será apresentado o plano de ação (água e esgoto) para Flores da Cunha”.