Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Horas-extras

Vereador solicita o motivo que alguns servidores, no caso CCs (Cargos de Confiança), receberam valores de horas-extras nos meses de janeiro a março

O vereador César Ulian (Progressistas) protocolou o requerimento 026/2020, enviando ao prefeito municipal, para que informe a Câmara de Vereadores o motivo que alguns servidores, no caso CCs (Cargos de Confiança), receberam valores de horas-extras nos meses de janeiro a março. Ele também solicita que seja informado o local e em quais serviços foram realizados para o recebimento das horas. O documento tem por finalidade questionar os servidores empregados nos seguintes departamentos: Recreação, Lazer e Atividades Desportivas; Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços; departamento de Turismo; diretoria de Imprensa; departamento de Apoio a Industria, Comércio e Serviços;  diretoria e Assistência Social; departamento de Cultura; assessoria da Secretaria de Obras; departamento de Administração do Parque de Rodeios Antônio Dante Oliboni; departamento de Habitação e Trabalho; departamento de Agricultura; departamento de Pecuária e departamento de Infraestrutura.

Tribuna

Na sessão do dia 27 de abril, o vereador João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB) destacou que irá protocolar um projeto sobre a regulamentação das atividades de escritório virtual e de Coworking no município. O objetivo é de contemplar novas práticas comerciais, onde diversas pessoas possam usar do mesmo espaço para realizar suas atividades econômicas. “Isso facilita a emissão de novas licenças e atividades para um único endereço”, disse. Carpeggiani também falou sobre a crise política vivida no Palácio do Planalto em plena pandemia do coronavírus. “Tempos escuros e incertos se aproximam. O egocentrismo e a vaidade dos protagonistas irão acabar com a jovem democracia”, afirmou o presidente da Casa Legislativa.
Na mesma sessão, o vereador Clodo Rigo (Progressistas) destacou sobre a prestação de contas de todas as obras, ações e eventos municipais: RGE, Corsan, Consepro e Fenavindima.

Internet

Na segunda-feira, dia 4, o vereador Pedro Sperluck (PSB) usou a tribuna para abordar alguns assuntos. O vereador abordou sobre sua indicação ao prefeito municipal para que mantenha os 20% dos pagamentos mensais aos contratos de transportes escolares do município junto às empresas prestadoras do serviço. Outro assunto citado pelo edil, e que gerou polêmica durante a semana, foi sobre o documento protocolado na Câmara de Vereadores pelo policial Edvaldo Mendes Flores. Segundo o policial, o vereador o teria ofendido nas redes sociais após a postagem de um vídeo em que Sperluck tratava sobre a segurança e a higiene na Praça Nova Trento. Ainda na tribuna, o vereador destacou seu posicionamento sobre o documento do policial. “A parte anterior que ele me desacatou ele não pôs aqui. Em momento algum eu falei o nome de algum policial militar, eu falei em segurança e no prefeito Lídio. A pessoa mais certa para fazer essa reclamação seria o próprio prefeito. As pessoas, às vezes, pensam que tem cultura, mas não tem. Eu sou um legislador”, pontuou.

Emendas

O presidente do Republicanos municipal, Fernando Rosa, divulgou para esta coluna a destinação de verbas para o Hospital Fátima, para o enfrentamento do coronavírus, através da deputada estadual Fran Somensi (Republicanos), no valor de R$ 70 mil e por meio do Fundo Estadual de Saúde ao Fundo Municipal da Saúde. O vereador Everton Scarmin (MDB) também divulgou uma emenda do deputado federal Márcio Biolchi (MDB), no valor de R$ 50 mil, para o município, através do Fundo Nacional de Saúde.

Hospital Fátima

Na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, dia 4, o vereador Moacir Ascari (MDB) destacou sobre o auxílio que o município de Nova Pádua deveria estar fornecendo junto ao Hospital Fátima. Ele enfatizou que as siglas partidárias de Flores da Cunha têm conseguido diversas emendas, através de deputados, para a área da saúde e, inclusive, para o Hospital. “ O município vizinho também poderia estar destinando emendas e valores para a entidade, levando em consideração que a população de Nova Pádua também utiliza o Hospital”, disse. 
De acordo com o prefeito de Nova Pádua, Ronaldo Boniatti (PSDB), o município firmou parceria com o Hospital Fátima para o enfrentamento da Covid-19, conforme Projeto de Lei nº 13, de 30 de abril, aprovado pela Câmara de Vereadores de Nova Pádua. “O município vem seguindo normalmente com o convênio pré-existente”, diz.

Pavimentação

O vereador Clodo Rigo (Progressistas), durante sessão, abordou sobre a falta do planejamento antes da execução das novas obras, tanto pela parte da Corsan como da prefeitura. Rigo se referiu a pavimentação da Rua Francisco Ascari, que, segundo o vereador, não foi verificada a estrutura por baixo do calçamento, “e 15 dias depois, a Corsan precisou ir até o local e consertar um cano estourado”, disse. O vereador Moacir Ascari (MDB) também se manifestou sobre a obra, dizendo que o vereador Rigo estaria com ciúmes da obra realizada. “Quando não se quer fazer alguma obra se põe a culpa no planejamento, sendo que todas as obras feitas no município, asfalto sobre paralelepípedo, não tem um lugar que não tenha remendo da Corsan”, afirmou.

Água

O vereador Samuel de Barros Dias (PTB) usou a tribuna para falar sobre a falta de água. Na ocasião, o edil apresentou dados estaduais e destacou que dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 346 já decretaram Estado de Emergência, em função da estiagem. Ele alertou também ter recebido dados da Corsan em que a população do município tem utilizado a água potável de forma errada. Barros irá elaborar uma iniciativa sobre o racionamento e o uso correto de água.