Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Homenagem

Uma comitiva do MDB de Flores da Cunha esteve em Caxias do Sul prestigiando a entrega do título de Cidadão Caxiense ao ex-governador do Estado, José Ivo Sartori

Na última terça-feira, dia 26, uma comitiva do MDB de Flores da Cunha esteve em Caxias do Sul prestigiando o ex-governador do Estado e ex-vice-prefeito de Caxias do Sul, José Ivo Sartori (MDB), que recebeu o título de Cidadão Caxiense. A comitiva contou com a presença do ex-prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegana, e lideranças como o ex-vereador Moacir Ascari (Fera), que concorreu ao cago da majoritária na última eleição. A homenagem foi de autoria do vereador emedebista Felipe Gremelmaier. 

 

Mobilização

As últimas inundações ocorridas nos municípios gaúchos nos deram uma grande lição. Que mesmo não tendo recursos, não tendo a máquina, a infraestrutura, a caneta na mão e principalmente sem uma organização propriamente dita a população mostrou resultados eficientes e de grande agilidade em inúmeras vezes de forma mais eficaz que os governos. A população contou com um grande e digamos único recurso que foi a ‘mobilização’, orquestrada principalmente pela internet. Mobilização para arrecadar recursos através de ‘vaquinhas online’, para organização de logística na coleta e distribuição de alimentos, para organizar cidadãos que solidariamente se deslocaram para as cidades atingidas para, de forma voluntária, trabalhar na reconstrução das cidades. Independente da circunstância sempre há o lado do aprendizado e do planejamento. É claro que ninguém quer que episódios como estes aconteçam, mas as tragédias são imprevisíveis e é impossível estar preparado ou protegido de forma totalitária no enfrentamento a acidentes, mas quanto maior a prevenção, menores os danos. É claro que tanto o governo do Estado como as prefeituras não mediram esforços e foram incansáveis no enfrentamento a reconstrução das cidades, mas a população gaúcha está de parabéns tanto no quesito mobilização como solidariedade. Vejamos a queda da ponte entre Nova Roma do Sul e Farroupilha, que já tem até uma associação montada para realizar a reconstrução da mesma, com o objetivo de a réplica da ponte ser reerguida em 140 dias. 

 

Progressistas Gaúchos

Quem tomou posse no PP Gaúcho, no último dia 18, em Porto Alegre, foi o deputado federal Covatti Filho, que sucedeu Celso Bernardi. Covatti irá comandar o maior partido em número de prefeituras no Rio Grande do Sul. Hoje o Progressistas possui cerca de 143 prefeitos, dividindo o comando do grande número de executivos do lado do MDB. Em seu discurso de posse, Covatti salientou a união da sigla a nível estadual, a partir da qual haverá uma valorização das bases que destacou como um patrimônio do partido, onde o foco serão as eleições municipais. Ele também lembrou que um dos objetivos é fortalecer o patrimônio da sigla, que chega a quase 200 mil filiados, e que nos próximos dias irá dialogar com líderes da chamada ‘nova direita’.

 

Filiação

Após um período sem estar filiado a nenhuma sigla, foi a vez de Valdecir Paulus – que na última eleição municipal foi candidato a vereador, e na última eleição geral candidato a deputado federal – assinar sua ficha de filiação ao MDB, pelo qual deverá concorrer a uma vaga no Legislativo.

 

Republicanos

No decorrer da semana conversei com Pedro Quintanilha, presidente municipal do partido Republicanos de Nova Pádua, que também ocupa o cargo de secretário da Administração e Fazenda no município, e claro que o assunto foram as eleições 2024. Em destaque para a coluna Quintanilha reiterou que o foco principal, no momento, está voltado para as proporcionais, na qual cada partido terá cerca de 10 candidatos. O presidente destacou que a sigla já possui cerca de oito pré-candidatos para a eleição do ano que vem. Questionei sobre qual seria a posição do partido em relação a possíveis coligações na majoritária para o próximo pleito, onde foi frisado que no momento ocorrem no município apenas as primeiras movimentações referentes ao assunto eleições. E por falar em Republicanos, segundo o site do TSE, entre os 10 maiores partidos do Rio Grande do Sul, a sigla foi uma das poucas a ter novos filiados desde a última eleição. Entre outubro do ano passado e junho deste ano, o partido obteve cerca de 324 novas filiações, contando com quase 30 mil filiados no Estado. Segundo o deputado federal Carlos Gomes, presidente estadual da sigla, a atribuição do crescimento do Republicanos no RS se dá em virtude da aproximação com as lideranças municipais. 

 

Nova Pádua 

Enquanto conversava com Pedro Quintanilha, ao telefone contatava o ex-prefeito e presidente municipal do MDB Itamar Bernardi, o Kiko. Questionado sobre como andavam as movimentações do MDB no município, Kiko destacou que o momento atual é de observação da administração atual e que a sigla vem reunindo novos filiados.