Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Homenagem

Fábio Fortunatti foi homenageado na Câmara de Vereadores

Na sessão de segunda-feira, dia 9, teve homenagem na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. De autoria do vereador do PDT, Angelo Boscari Jr, o homenageado foi Fábio Fortunatti, que recebeu Moção de Congratulações pelos 10 anos de serviços prestados ao Consulado do Grêmio de Flores da Cunha. A moção foi em decorrência da liderança do consulado entre os períodos de 2012 até 2021 como Cônsul, desempenhando diversas atividades, campanhas de solidariedade e eventos em prol do esporte no município de Flores da Cunha. 
Durante o grande expediente, o vereador explicou a sua Moção, lembrando as diversas atividades e ações prestadas pelo Consulado do Grêmio em Flores da Cunha.
Outro assunto levantado por Boscari foi a vacinação, que segundo o Governo Estadual a projeção é de que toda a população adulta do RS seja vacinada até o dia 31 de agosto. Com o avanço, já é possível perceber os baixos índices de contágio da Covid-19, o que levou o Departamento de Desporto pautar a volta gradativa das competições esportivas no município.

Recursos

As emendas parlamentares, muitas vezes, dividem opiniões em relação a sua forma de distribuição. Para muitos, elas são vistas como uma ‘compra’ para, após, prefeitos e vereadores apoiarem os deputados nas eleições. Para outros, as emendas são importantes para que os municípios utilizem a verba de acordo com suas demandas locais. 
Há anos, o tema do municipalismo e do federalismo é tratado por deputados e senadores, que reivindicam mais autonomia para estados e municípios na gestão de recursos. 
Esse assunto foi levantado pelo vereador Clodo Rigo, do Progressistas. O edil destacou que muitas obras municipais foram realizadas apenas com emendas, sejam elas nas áreas da infraestrutura e saúde, onde citou como exemplo as verbas para o Hospital Fátima. “E se não tivesse vindo esse dinheiro, como estariam hoje as contas do Hospital? É por isso que eu digo da importância desses recursos... Como que uma prefeitura conseguiria fazer obras, investimentos, se não houvesse a contrapartida dos nossos deputados estaduais, federais, senadores que muito nos apoiam?”, questiona.

Rodovias

Na sessão do dia 9 de agosto, durante o uso da tribuna, o vereador Ademir Barp (MDB) abordou um tema que vem gerando bastante debate entre o governo estadual e a sociedade gaúcha: o Plano de Concessões de Rodovias e Obras. Barp frisou que foram poucos os investimentos anunciados pelo Governo do Estado, tendo em vista que o planejamento para a remodelação das concessões é para 30 anos. O vereador anseia para que o secretário Estadual Luiz Carlos Busato (PTB), responsável pela pasta de Articulação e Apoio aos Municípios, venha visitar Flores da Cunha nos próximos dias. Segundo algumas fontes do Palácio Piratini, está pré-agendada a visita do secretário para o dia 24 de agosto no município. O edil também destacou a importância da mobilização das Câmaras de Vereadores da região junto ao governo do Estado. Ainda na continuidade do discurso do grande expediente, Barp destacou os avanços nas reuniões pelas reinvindicações e busca por soluções dos problemas da água no município. 

Educação

Com parte do tempo do grande expediente cedido pelo vereador Ademir Barp (MDB), o vereador Vitório Dalcero (MDB) demonstrou preocupação com o sistema de educação das escolas estaduais gaúchas, principalmente as de Flores da Cunha, que sofrerão com a falta de professores em virtude da mudança da matriz curricular apresentada pelo Governo do Estado. Segundo dados da Secretaria de Educação do Estado, e apresentados pelo vereador, com as mudanças o estado carece de cerca de 4 mil professores para suprir a demandas anunciadas. “Em duas semanas o estado irá suprir a enorme demanda de professores que a mudança irá gerar?”, questionou. Vitório citou que das seis escolas estaduais existentes no município, três delas serão as mais afetadas: Frei Caneca, Professor Targa e São Rafael.