Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Funcionalismo

Está marcada para a  próxima terça-feira, dia 29, a eleição da nova direção do Sindicado dos Servidores Municipais de Flores da Cunha

Está marcada para a  próxima terça-feira, dia 29, a eleição da nova direção do Sindicado dos Servidores Municipais de Flores da Cunha. Apenas duas chapas foram inscritas para disputar o pleito, para o qual 380 servidores associados estão aptos a votar. Confira o nome das principais lideranças que estão inscritas em cada chapa: 

Chapa 1 
Presidente: Marcio Correa dos Santos 
1º Vice-Presidente: Daiane Dala Zen 
2° Vice-Presidente: Marisa Sonda Pelissari 

Chapa 2 
Presidente: Orjana D'Avila de Souza 
1º Vice-Presidente: Evandro José Pellin 
2° Vice-Presidente: Lauro Bertolini 

Encontro

Na noite de quarta-feira, dia 23, ocorreu o encontro do PT no município. O evento, que contou com cerca de 40 pessoas, reuniu lideranças locais e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, incluindo a presença do deputado estadual Pepe Vargas e da deputada federal eleita, Denise Pessôa, que agradeceu os votos recebidos, bem como renovou o compromisso de apoio e auxílio às demandas de Flores da Cunha.

Feira do Livro 

Sou um grande e assíduo frequentador de Feira do Livro. Na quarta-feira, dia 23, estive visitando a Feira do Livro do município e confesso que fiquei triste, pois quase não havia bancas de livros presentes. Nos últimos dias, estive na Feira do Livro de Porto Alegre, onde havia um número expressivo de bancas e editoras, proporcionando diversidade literária para todos os gostos. Claro que a comparação é injusta e desproporcional, visto o número populacional. Com a divulgação da nossa Feira local, estava no aguardo da mesma, pois, Feira do Livro é aquele evento que considero imperdível e de suma importância comunitária, principalmente quando se trata da educação para nossas crianças e jovens. Fiquei curioso sobre qual o motivo da pouca participação das bancas de livros, afinal, Feira do Livro tem que ter livro, não é mesmo? Em contato com a coluna, o vice-prefeito Márcio Rech (Republicanos) destacou que foram feitos inúmeros convites para expositores, editoras e bancas para que estivessem presentes no evento e, segundo ele, detalhes como horários e pessoal dificultaram a vinda dos mesmos. 

Turismo

Voltando ao assunto da Feira do Livro, percebemos a estrutura montada para a realização do evento na Praça Nova Trento que, aliás, é uma boa estrutura, com palco grande e uma boa qualidade de som e luz, aspecto importante para a realização das apresentações. Porém, toda locação de grandes estruturas tem custo. Falamos muito em turismo e são diversas as cidades que já possuem uma rua coberta. Talvez alguns possam achar desnecessário pensar na construção da tal, mas uma rua coberta seria usada inúmeras vezes ao ano, inclusive, não somente para eventos ou apresentações, mas servindo, até mesmo, para recreação. Analisando quanto se gasta anualmente com aluguel de estruturas, com o tempo o investimento se paga, antes mesmo do que imaginamos. O valor gasto em aluguéis poderia ser investido em demais áreas do município. Em conversa com o vice-prefeito Marcio Rech (Republicanos), o mesmo me destacou que a ideia, inclusive, já foi pensada e discutida pelo Executivo. 

Orçamento 

Em comunicado à coluna, o vereador Horácio Rech (PSB) abordou o tema das emendas impositivas, as quais os vereadores do município têm direito. O valor de cada parlamentar corresponde a cerca de 1,2% da receita corrente líquida municipal do ano anterior. Metade do valor destas emendas, obrigatoriamente, deve ser destinado em ações e serviços voltados para a saúde e, normalmente, a outra metade da porcentagem é destinada para o reduto ou comunidade em que o legislador possui vínculos ou para alguma área que deseja destinar o recurso. O vereador Horácio Rech comunicou que todo o seu percentual de destinação foi direcionado para a área da saúde, mais precisamente destinando o valor para a realização das cirurgias eletivas, que tem como propósito diminuir a fila de espera, levando em consideração o número de pessoas que aguardam para ser atendidas. Segundo o edil, a saúde foi prioritária na escolha da decisão das emendas, onde reiterou que quem aguarda por um atendimento não pode esperar e merece ser atendido prioritariamente.