Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Fogo no parquinho

A CPI da Covid gerou polêmicas nas redes sociais entre simpatizantes do governo Bolsonaro e oposicionistas

A CPI da Covid gerou polêmicas nas redes sociais entre simpatizantes do governo Bolsonaro e oposicionistas, e deverá gerar bastante assunto inclusive para os próximos dias. Com a presença de ex-integrantes do governo, principalmente ex-ministros da saúde e senadores, as principais críticas e depoimentos à gestão de enfrentamento do governo ao Covid foram sobre a prescrição da Cloroquina e de demais medicamentos, que segundo o ex-ministro da Saúde e principal depoente, Luíz Henrique Mandetta, não possuem comprovação científica. “Não se pode fazer propaganda de algo que não se tenha a guarda, é preciso ter estudo”. Os senadores também criticaram o papel do governo sobre a tentativa de alteração da bula de medicamentos, na qual seria algo antiético por parte dos médicos e instituições da área da saúde.

Governo
Na última sessão da Câmara de Vereadores, o vereador Guga Forlin, do MDB, usou grande parte do seu tempo para falar sobre o informativo ‘A Prefeitura Faz’, material publicitário especial dos períodos entre 2013 e 2020, da gestão do ex-prefeito Lídio Scortegagna (MDB). Forlin destacou obras e realizações das gestões anteriores para os vereadores. 

Iluminação
No grande expediente, o vereador Guga Forlin, do MDB, destacou os projetos de iluminação pública que tiveram andamento ainda na gestão do ex-prefeito Lídio Scortegagna (MDB). Na gestão passada, o município foi cadastrado em projetos da Eletrobras, onde os municípios são comtemplados com a substituição da iluminação de vapor sódio tubular para LED. Segundo dados apresentados pelo vereador, na primeira etapa da substituição o município economizará de 15% a 20% no gasto com energia pública. Nesta etapa a substituição ocorrerá nas ruas Borges de Medeiros, Frei Eugênio e na Avenida 25 de Julho e em sequência nas ruas transversais. 

Repasses
O senador Jorginho Mello, do PL de Santa Catarina, questionou o ex-ministro da Saúde sobre o valor do governo federal repassado aos Estados, e o porquê não foi realizado tratamento precoce e distribuído kits de tratamentos Covid aos municípios que tiveram eficácia no tratamento, como no exemplo citado de Chapecó - SC. Mandetta rebateu as afirmações dizendo que desconhece os registros dos tratamentos. O senador também questionou se os repasses para os municípios foram suficientes para o combate ao Covid, tendo em vista que alguns estados estão sob investigação do Ministério Público federal, exemplo do estado do senador. 

Assembleia
Na sexta-feira, dia 30 de abril, conforme publicação no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do RS, o ex-prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (MDB), foi nomeado assessor em cargo de gabinete do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB). Nos bastidores entre lideranças de outros partidos locais ficam as perguntas.O ex-prefeito será candidato a deputado estadual na próxima eleição? Lídio usará a assessoria junto aos municípios da região para preparar terreno para 2022 em uma possível candidatura? Questionado pela coluna, Scortegagna disse: “Sou um soldado do partido, estou a disposição da comunidade representando o deputado Búrigo”.

Mau exemplo
Como é de conhecimento, os deputados federais, através da cota parlamentar, têm o direito de gastar parte do valor com aluguel de carros. Porém, alguns deputados abusam deste direito. Um deles foi o deputado gaúcho Bibo Nunes, do PSL, que locou uma BMW. O parlamentar argumentou para um veículo de imprensa que a marca está no seu padrão de vida. Porém, mesmo em épocas fora de pandemia, deveria prevalecer o bom senso e a racionalidade, onde o parlamentar deveria fazer uso consciente de um dinheiro que é publico e deve servir à população e não para satisfazer seu gosto pessoal. Um carro popular em boas condições de trafegabilidade já estaria de bom tamanho. 

Melhorias
No grande expediente, o vereador do PSB, Horácio Rech, usou parte do seu tempo para agradecer a administração municipal e ao Departamento de Trânsito pelas melhorias realizadas no Travessão Gavioli. O edil agradeceu inclusive o diretor de obras do interior, Valdomiro Viasimiski. 

Homenagem
De autoria do vereador Diego Tonet (Progressistas), os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Congratulações à Cooperativa Nova Aliança. A homenagem foi entregue ao presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, como forma de reconhecimento pelos 90 anos de atividades. O vereador Diego Tonet também usou a tribuna para enaltecer da importância da doação de sangue.