Filiação
Cláudia Mantovani, ex-candidata a deputada estadual na última eleição, esteve no encontro do ato de filiação do PL, em Porto Alegre
Na sexta-feira, dia 23 de junho, ocorreu o encontro do ato de filiação do PL em Porto Alegre, atual partido do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, que na ocasião abonou a ficha de filiação de Cláudia Mantovani, ex-candidata a deputada estadual na última eleição, que esteve no encontro juntamente com uma comitiva de Flores da Cunha. Segundo Cláudia, em breve será divulgado para a imprensa os próximos passos da executiva local do PL.
Novos Tempos
Que a cena política local mudou, isso já sabemos. Antigamente, a polarização se dava entre dois partidos: PDT e MDB. Porém, com o retorno do Progressistas ao Executivo, após 44 anos afastado do comando da administração, o cenário se modificou, inclusive na Câmara de Vereadores, onde o embate político fica entre MDB e Progressistas. Já a situação do PDT, que antigamente tinha uma grande força política local com o comando do Executivo, também mudou, e atualmente a sigla conta com um vereador. São vários os leitores que me questionam: O PDT é situação ou oposição ao atual governo? Difícil definir, mas pelo que alguns membros do partido me dizem, nos bastidores, existe uma ‘vontade’ por parte de alguns de que ocorra uma possível coligação com o MDB na próxima eleição, onde a sigla encabeçaria a vaga de vice-prefeito na chapa para a majoritária. Se alguns anos atrás falássemos que apenas uma conversa para tratar do assunto da união do PDT e MDB fosse acontecer, seríamos desacreditados. Mas os tempos mudam. Questionei, inclusive, alguns de meus informantes sobre a possibilidade de uma coligação do PDT com o Progressistas na próxima eleição, mas não senti muito entusiasmo na ideia. Aliás, fica a pergunta, qual partido o MDB gostaria que fosse vice?
Posto de Saúde
Um dos assuntos comentados da semana foi o requerimento solicitado pelo vereador Vitório Dalcero (MDB), sobre a paralização das obras de ampliação do Posto de Saúde Irmã Benedita Zorzi. Em resposta ao requerimento do edil a prefeitura municipal destacou que as obras se encontram em fase de implementação da segurança do trabalho através das medidas de proteção coletiva. Em um de seus discursos, o vereador frisou que para evitar situações como a que está acontecendo no Posto de Saúde, em futuras obras, a prefeitura deve autorizar o início das mesmas quando estiver com todas as normas técnicas e exigências do trabalho em dia, para assegurar a plena segurança para todos os trabalhadores e as pessoas que circulam no entorno.
Candidatura
Em uma conversa nos bastidores recebi a notícia de que a suplente de vereadora e ex-filiada do Republicanos, Angela Cardoso, teria recebido convites de mais de um partido para ser candidata, inclusive da majoritária. Em contato com a suplente, tive a resposta de que a informação se confirmava. Questionada sobre o cenário das próximas eleições, Angela disse que desejaria muito a união entre PDT e MDB, onde sua representação será um grito do povo. “Tenho certeza que muitos não querem alguém do povo na prefeitura”, destacou, afirmando que sua candidatura seria a força do povo e de seus apoiadores. No período em que esteve como vereadora, Angela foi ‘pedra no sapato’ segundo alguns, por ter reivindicado a ampliação do horário de atendimento da farmácia do Centro de Saúde Municipal.
Oposição
Quando vou escrever sobre os assuntos da oposição fico até pensando que o leitor deve imaginar que um ‘papagaio’ está por trás da escrita da coluna, pois os assuntos já estão sendo frequentemente repetidos e uma parte da coluna se mantém intacta, só trocando a data e o edil. Sobre a questão da rodoviária, o assunto novamente foi levantado pelo vereador Vitório Dalcero (MDB) e, inclusive, no grande expediente da última semana, o tema também foi abordado pelo vereador Luizzão (Republicanos). Confesso que são inúmeros munícipes que me pedem sobre o assunto e perguntam onde será a rodoviária? Haverá uma?
A cada dia sou informado de todos os acontecimentos nas redondezas do local de embarque, onde hoje se encontra o ponto de venda de passagens. Estou mais informado que os próprios condôminos.