Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Filiação

O ex-candidato a vereador de Flores da Cunha, Valdecir Paulus, se desfiliou do PSB para se filiar ao Republicanos. Ele anunciou também sua pré-candidatura a deputado federal

No último dia 12, ocorreu o evento de aniversário da deputada estadual Fran Somensi, do Republicanos. O ato reuniu diversas lideranças e contou com a filiação do ex-candidato a vereador de Flores da Cunha, Valdecir Paulus, que se desfiliou do PSB para se filiar ao Republicanos. Valdecir foi o 6º vereador mais votado na última eleição. Defensor da causa animal, foi anunciada também a sua pré-candidatura a deputado federal. Segundo Nando Rosa, presidente municipal do Republicanos, com a filiação do vice-presidente da República, General Mourão, à sigla, o partido pretende conquistar três cadeiras na Câmara dos Deputados. 
 

Legenda

Na última quarta-feira, dia 16, ocorreu em Porto Alegre o ato de filiação da ex-senadora Ana Amélia Lemos ao PSD. Com salão cheio, o evento contou com a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, prefeitos das mais diversas siglas e apoiadores de várias cidades do estado. E, claro, que o número de Progressistas no evento era grande. A senadora chegou a escrever uma carta direcionada ao presidente estadual do Progressistas, Celso Bernardi, após algumas declarações na imprensa e, inclusive, no ato do PSD chegou a agradecer aos Progressistas pela acolhida partidária. 

Homenagem

Uma das primeiras homenagens do ano na Câmara de Vereadores foi para a professora, psicóloga e empresária do ramo da educação, Eroni Mazzocchi Koppe, que recebeu o certificado de Mulher Cidadã. A homenagem é um reconhecimento pela atuação e colaboração no município e foi uma indicação da Associação dos Professores de Flores da Cunha.

Participação

Na audiência pública realizada no dia 9 de março, a qual tratava da reforma administrativa, além dos presentes citados na última coluna também estavam presentes representantes de diversas entidades, entre elas: Adiflores, Conselho Municipal do Idoso, Consepro, Sindicato dos Servidores Municipais, Brigada Militar, Conselho Municipal de Cultura, Conselho Municipal do Meio Ambiente, APAE, Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Mobiliário (STI), Rotary Club, Lions Club, Comitê de Turismo do Centro Empresarial, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua e a APAC.

Campanha

O ex-vice-prefeito Almir Zanin (PSB), foi questionado por este colunista sobre a possibilidade de concorrer a uma vaga para a Assembleia Legislativa. Zanin revelou que seu nome segue à disposição e, inclusive, está na lista do diretório estadual do PSB. Zanin ainda destacou as articulações que o partido vem realizando a nível estadual em função da eleição deste ano. Nos últimos dias, o diretório estadual do PSB comunicou a saída do partido do governo Eduardo Leite, após reunião estadual realizada no Teatro Dante Barone, e o motivo é que a legenda já tem Beto Albuquerque como pré-candidato ao Piratini.

Legislativo

Foi aprovada na última segunda-feira, dia 14, a nova redação do projeto de resolução que cria a Galeria das Ex-Vereadoras. De autoria da vereadora Silvana de Carli (Progressistas), a ação tem como objetivo incentivar a participação feminina na política. “Servirá como ferramenta de inspiração para outras mulheres ocuparem posições, seus espaços, e participarem cada vez mais da política”, declarou.

Economia

No grande expediente da segunda-feira, dia 14, o vereador Diego Tonet (Progressistas) abordou o tema dos impactos econômicos iniciados durante o período da pandemia, onde salientou que o setor de eventos foi um dos mais afetados. Tonet também frisou que mesmo estando longe do palco do conflito entre Rússia e Ucrânia, “sofremos e sentimos economicamente, principalmente na questão do petróleo, aumento dos combustíveis e commodities”. Outro assunto destacado pelo vereador foi a Sala do Empreendedor, uma parceria entre o Sebrae e o município de Flores da Cunha. Em fevereiro foram realizados 331 atendimentos, o maior registro da Serra Gaúcha. A sala do empreendedor iniciou as atividades em agosto de 2021, em formato digital, e em dezembro obteve o espaço físico, realizando, nos cinco meses de 2021, cerca de 634 atendimentos. Já nos dois primeiros meses de 2022 somou 552 atendimentos.