Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Fenavindima

“Há mais procura de empresas de cervejas artesanais do que as próprias cantinas locais”

Um assunto um tanto curioso foi levantado pelo vereador Everton Scarmin (MDB) durante o uso da tribuna na primeira sessão da Câmara de Vereadores de 2020. O Edil destacou sobre a baixa procura  e interesse das vinícolas municipais em ter um espaço para expor seus produtos na festa. Até o fechamento desta edição, Scarmin informou que apenas quatro vinícolas haviam confirmado presença no evento. Também apontou que “há mais procura de empresas de cervejas artesanais do que as próprias cantinas locais, levando em consideração a característica cultural e econômica da cidade”. Fica a pergunta: o porquê da baixa procura das vinícolas em divulgar seus produtos no maior evento do município?

Bastidores

Nos bastidores do legislativo florense alguns vereadores suplentes informaram a este colunista sobre a dificuldade de assumir uma cadeira na Câmara. Os mesmos argumentam que, em alguns partidos, os suplentes já assumiram em mais de uma oportunidade, e, em outras siglas, os titulares ainda não deram oportunidade aos suplentes, que foram aliados na última eleição nas coligações proporcionais. Ainda sobre o legislativo, toda a mesa diretora da Câmara de Vereadores está no comando do MDB. O vereador Clodo Rigo (Progressistas) destacou a diversidade na mesa diretora da Assembleia Legislativa, composta por diversas siglas partidárias e não por apenas um partido. Durante uso da tribuna, ele citou, inclusive, parte do discurso do deputado Ernani Polo (Progressistas), que assumiu como presidente da Assembleia Legislativa. 
Como de costume na primeira sessão do ano, sempre se faz presente o prefeito municipal, porém ele estava divulgando a Fenavindima, então foi representado pelo secretário de Administração e Governo, Luiz Antônio Zenatto. 

Governador

Ao palestrar para um público de 430 pessoas durante a reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), realizada na quarta-feira, dia 5, o governador Eduardo Leite explicou por que foi necessário fazer a reforma dos servidores civis, cujo impacto será de R$ 18 bilhões em 10 anos, e expôs o atual cenário fiscal do Rio Grande do Sul. “Estou obstinado e dedicado a resolver a crise, e não mais apenas a conviver com ela. Estamos agindo e enfrentando com ações que o peso e o tamanho desta crise nos exigem”, disse.

Obras

Durante a sessão de segunda-feira, dia 3, o vereador Clodo Rigo (Progressistas) questionou a demora na execução de algumas obras primordiais. Rigo comentou sobre a galeria que vem sendo reformada na Rua General João Manuel, local onde há três meses foi aberta uma cratera. Segundo o vereador, a obra poderia ter sido feita com  maquinário próprio. Rigo cobrou sobre algumas obras que ainda não foram realizadas, entre elas a pavimentação da Estrada Velha para Caxias do Sul (leia mais na página 3). O vereador questionou os vereadores da situação por que uma empresa, em pouco tempo, já conseguiu a liberação para a construção da rótula, sendo que a empresa Fante aguarda há mais de 10 anos para liberação da construção de uma rotatória.

Mobilizações

No dia 1º de fevereiro ocorreu em Flores um evento com membros do Partido dos Trabalhadores (PT). Lideranças petistas do município, de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves, visitaram algumas agroindústrias. Segundo os membros, o objetivo era mostrar algumas famílias que atuam nas mesmas e que foram exemplo de luta e preconceito. Esteve presente no evento a vice-presidente estadual do PT, Anna Afonso, que atualmente é vereadora em São Leopoldo. Na quarta-feira, dia 5, o PDT também realizou um encontro onde fez novas filiações para o partido.

Em Nova Pádua

Em um levantamento realizado pela coluna Ensaio Político, juntamente com os vereadores da Câmara de Vereadores de Nova Pádua, foi questionado aos mesmos sobre quais seriam novamente candidatos na eleição deste ano. Sobre os vereadores que informaram estar indefinidos quanto à candidatura: Evanite Vedana (MDB), Leo Sonda (MDB), Silvino Maróstica (PSDB), Danrlei Pilatti (Progressistas), Cesar Menegat (MDB), Maico Morandi (Progressistas), Ildo Stanguerlin (Progressistas). O vereador Dirceu Gizéria (PSDB) não havia retornado. A única vereadora que declarou não ser mais candidata foi Jéssica Boniatti (Progressistas).

Informatização

Na primeira sessão do legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, João Paulo Tonin Carpeggiani (MDB), informou a este colunista sobre as principais mudanças e metas para o ano legislativo de 2020. As mesmas propostas foram apresentadas aos vereadores e servidores da casa. São elas:
- Repaginar o site da Câmara de Vereadores, onde os munícipes poderão acessar a legislação e acompanhar as preposições com mais clareza e eficiência, permitindo mais participação da comunidade e estando de acordo com os novos regramentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Também serão disponibilizados os áudios das sessões. 
- O novo site permitirá a adoção do sistema de votação eletrônico pelos vereadores, onde a população poderá acompanhar a votação e o posicionamento dos vereadores em tempo real. “A tramitação dos projetos será de forma mais clara e objetiva, com dados alimentados de forma automática”, citou.
- Serão adotados protocolos eletrônicos alinhados com  o sistema eletrônico da prefeitura. Os pareceres e votações eletrônicas serão identificados via assinatura eletrônica.
Segundo Carpeggiani, com as mudanças estima-se uma economia de cerca de R$ 50 mil para os próximos quatro anos – redução de custos em função da eliminação do papel e suprimentos de impressão.