Rouglan Uliana

Rouglan Uliana

Ensaio Político

"É estudante de Bacharel em Ciência Política pela Uninter e membro do Students For Liberty Brasil. Trabalha como produtor de eventos e comerciante. É engajado na causa política".

Contatos

Evento

3º Troca-Troca de Livros acontece no dia 2 de abril, das 9h às 12h, na Praça da Bandeira

Em contato com a coluna, a vice-presidente do Progressistas Jovem, Daniele Gavazzoni, divulgou o 3º Troca-Troca de Livros, que acontece no dia 2 de abril, das 9h às 12h, na Praça da Bandeira. Segundo a progressista, o intuito é que a comunidade traga um livro que já leu e retire outro do seu interesse. Também serão aceitas doações de livros. Já era de costume este tipo de evento ser realizado pelo PP Jovem, porém, em função da pandemia, o troca-troca de livros, bem como outros eventos, deixou de ocorrer.

Executivo

No grande expediente da sessão do dia 21, a vereadora e líder de governo Silvana De Carli (Progressistas) destacou que a expectativa da população é muito grande pelo trabalho da administração: “A administração tem sido muito sincera em dizer o que pode e o que não pode ser feito. Às vezes é melhor dizer um não, do que ficar enrolando a população”. Ainda no uso da palavra, a vereadora citou algumas realizações do atual governo, principalmente da obra que liga Otávio Rocha até Mato Perso, que foi realizada, inclusive, com emendas impositivas dos vereadores da gestão anterior. Além da pavimentação, Silvana citou o início da construção do Núcleo da Extensão Escolar, entre outras obras que serão realizadas pelo atual governo. Também foram mencionadas pela vereadora: a ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi e a construção do Centro de Convivência para os Idosos, para o qual Silvana já conseguiu apoio do deputado Pedro Westphalen, do Progressistas.

Tribuna

No uso da tribuna, o vereador Clodo Rigo (Progressistas) destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Escola Cívico-Miliar, no Bairro União, onde a mesma foi uma das primeiras a ser implantada na Serra Gaúcha. Entre os destaques do vereador está a metodologia utilizada por este tipo de escola, onde prezam pelo respeito, organização e liderança. Clodo destacou que a maior contribuição dessa rotina é na formação atitudinal dos alunos em aprender, conversar, respeitar horários e ter responsabilidade. Segundo o relato da diretora da escola, os pais estão apostando muito neste modelo de ensino, o que cria mais expectativa nas famílias e na comunidade. Outro assunto também levantado por Clodo foram as emendas impositivas, nas quais os vereadores têm direito a 1,2% do orçamento da receita corrente líquida municipal do ano anterior. Ele frisou que os vereadores também possuem demandas e representam as comunidades, inclusive se os valores fossem maiores eles conseguiriam ajudar as suas comunidades mais próximas e os seus redutos eleitorais, e destacou, ainda: “O prefeito tem voto em toda a cidade, já o vereador não”. Clodo ainda acredita que, futuramente, a legislação possa mudar dando mais condições aos vereadores.

Água

No grande expediente do dia 21, o vereador Vitório Dalcero, do MDB, destacou o tema da água. Na explanação, citou uma comissão de sua autoria, criada em maio de 2021, a qual é denominada de Comissão Temporária da Água, que tem como objetivo cuidar e encontrar soluções para tratar de assuntos relacionados a água, principalmente para discutir a iminente falta do recurso em nossa cidade. Segundo o vereador, existe uma quantidade muito grande de poços artesianos que estão sendo perfurados na zona rural, inclusive sem licenciamento. Após diversas conversas com representantes da Corsan, o vereador destacou a importância das novas casas e edificações terem os sistemas de captação de água.

Mandato

A Assembleia Legislativa, às vezes, parece a Disney, pois é cheia de histórias. Vou contar mais uma. Era uma vez um deputado estadual chamado Ruy Irigaray, na época eleito pelo PSL, na qual foi apresentado indícios de que o parlamentar teria utilizado mão de obra dos servidores do gabinete para reformar o imóvel da sogra. Ele também é acusado de se apropriar de parte do salário dos funcionários. O parlamentar foi cassado por 43 votos favoráveis a três contrários na última terça-feira, dia 22. Em suas redes sociais o deputado publicou uma nota e adivinhem em quem ele colocou a culpa pelo ocorrido? Na imprensa.

Filiações

No dia 22 de março ocorreu. em Porto Alegre. um ato de filiação dos novos integrantes do Partido Liberal do Rio Grande do Sul. Entre os novos filiados, diversos nomes que ganharam destaque, principalmente em 2018. Entre os deputados federais que assinaram ficha de filiação estavam: Bibo Nunes, Marcelo Moraes, Marlos Santos, Sanderson e Onyx Lorenzoni, que é pré-candidato a governador do RS. Já os deputados estaduais que migraram para a sigla foram: Eric Lins, Capitão Macedo, Tenente Coronel Zucco e Kelly Moraes.  

Piratini

Em nota publicada na quarta-feira, dia 23, o deputado federal Alceu Moreira, do MDB, comunicou a retirada de seu nome a corrida ao Palácio Piratini. Pelo que rola nos bastidores em, Porto Alegre, tudo indica que o nome mais provável do MDB seja o deputado estadual Gabriel Souza, que foi presidente da Assembleia Legislativa em 2021.